PREVENÇÃO DE ACIDENTES:
COMO GARANTIR A SEGURANÇA DOS TRABALHADORES
Ainda que a
legislação faça muitas exigências quanto à prevenção de acidentes,
infelizmente, muitas empresas ainda ousam em descumprir as regras.
No entanto,
não podemos esquecer que os acidentes de trabalho podem ocasionar a
perda da capacidade para o trabalho, temporária ou permanente, ou até mesmo
levar o colaborador ao óbito.
Sem contar
que, quando a organização investe na segurança dos trabalhadores, há menos
perdas de materiais e a diminuição dos custos. Por isso, é importante que as
medidas preventivas sejam, devidamente, implementadas no ambiente de trabalho.
Pensando
nisso, no artigo de hoje, trouxe algumas dicas de como realizar a prevenção de
acidentes e garantir a segurança dos trabalhadores de forma prática e eficaz.
Confira a seguir!
O que é segurança do trabalho?
Segurança do
trabalho são várias normas, atividades, medidas e ações com o objetivo de
promover a prevenção de acidentes e garantir a segurança dos trabalhadores,
ambientes e setores de trabalho.
Além do
mais, essa segurança precisa existir na empresa tanto para proteger a
integridade física do trabalhador como também na prevenção de doenças
ocupacionais e acidentes nas organizações.
Diante
disso, é indispensável que todas as empresas conheçam a regulamentação para a prevenção
de acidentes. Assim, os funcionários poderão trabalhar em seus respectivos
cargos com mais segurança. O que também é importante para incentivar a cultura
de saúde e segurança da instituição.
Como fazer a prevenção de acidentes
da sua empresa
Logo abaixo,
listamos as principais ações de prevenção de acidentes que você pode aderir em
sua empresa. Veja a seguir!
Seguir as regulamentações de
prevenção de acidentes de trabalho
De acordo
com o Artigo 163, da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, as empresas
que têm mais de 20 funcionários precisam implementar a Comissão Interna de
Prevenção de Acidentes (CIPA).
Além disso,
a legislação federal dispõe das demais regulamentações referentes à prevenção
de acidentes. Como as Normas Regulamentadoras: NR-05 e NR-07.
Elaborar um manual de política de
segurança dos trabalhadores
Para
organizar de forma eficaz o trabalho de todos os funcionários, é recomendado
elaborar um manual de política de segurança. Este precisa conter regras com o
objetivo de implementar as medidas preventivas no ambiente de trabalho e para
as atividades profissionais da empresa.
Vale lembrar
da importância de se utilizar uma forma de linguagem simples e clara, para que
todas consigam assimilar da melhor maneira todas as informações do manual.
Criar uma Comissão Interna de
Prevenção de Acidentes (CIPA)
A CIPA possui
como objetivo assegurar e promover aos trabalhadores uma segurança de vida e de
trabalho. Essa comissão almeja identificar os riscos ocupacionais para que as
medidas de prevenção sejam construídas conforme a necessidade da empresa.
Além de
abrir o diálogo entre funcionários e seus supervisores para estimular
a motivação, engajamento e produtividade dos colaboradores em suas
atividades profissionais.
Devemos
destacar que, ao formar a equipe da CIPA, a empresa deve fornecer o treinamento
a todos os membros para que seja gerado um ambiente formidável e eficaz em pró
da segurança dos trabalhadores.
Verificar se as regras estão sendo
colocadas em prática
Lembre-se de
verificar se todas as regras de segurança do trabalho estão sendo, devidamente,
colocadas em prática. Para isso, é importante investir em treinamentos e
campanhas de conscientização para os colaboradores em relação ao uso correto
dos EPIs.
Condicionar e atualizar seus
funcionários
Nos dias
atuais, existem constantes atualizações referente às normas e equipamentos
tecnológicos utilizados para fornecer a saúde e segurança dos trabalhadores.
Portanto, a
empresa deve montar um planejamento para manter os funcionários atualizados e
condicionados quanto às novas medidas preventivas estabelecidas. Afinal de
contas, novos riscos podem surgir, o que pode demandar de procedimentos de
prevenção mais atualizados.
Utilizar equipamentos de proteção
individual - EPI
Por fim,
para cada cargo e função exercida, existem vários tipos específicos de EPIs.
Com isso, é importante identificar quais são os mais adequados para cada
colaborador.
Sendo assim,
é fundamental manter a empresa atualizada com os equipamentos mais modernos e seguros
encontrados no ramo da segurança do trabalho.
Conclusão
Como visto,
a segurança do trabalho é um assunto que precisa ser discutido constantemente,
para que todos os funcionários assimilem a necessidade de ser colocada em
prática.
Além disso,
a empresa deve estar sempre atenta às exigências das regulamentações e as
novidades do mercado.
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