sábado, 12 de novembro de 2022

 




 

DEZEMBRO VERMELHO: CONFIRA 4 AÇÕES PARA ABORDAR O TEMA E CONSCIENTIZAR OS COLABORADORES

 



O último mês do ano chegou e trouxe consigo Dezembro Vermelho, uma campanha nacional que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Apesar de o número de casos da doença ter tido uma queda de mais de 18% no país entre 2015 e 2019, a Aids continua sendo motivo de grande preocupação entre os profissionais de saúde e de medicina do trabalho.

 

Diferentemente das campanhas Setembro AmareloOutubro Rosa e Novembro Azul, promover a campanha Dezembro Vermelho nas empresas é uma tarefa muito desafiadora. Isso porque mesmo em pleno século XXI, portadores de HIV continuam sofrendo com estigmas, preconceito entre outros obstáculos que prejudicam o diagnóstico e a erradicação da doença.

Nesse sentido, fica fácil perceber que as empresas têm um papel importante na divulgação da campanha e na conscientização da sociedade sobre o tema. Confira no artigo a seguir como abordar o assunto de maneira acolhedora e instrutiva entre os seus colaboradores.

 

Invista em materiais informativos impressos

 

Folders, cartazes e adesivos impressos são ótimos veículos de comunicação, principalmente quando posicionados em locais estratégicos como vestuários, refeitórios, pátios e corredores, por exemplo. No entanto, para que produzam efeitos positivos entre os colaboradores, fornecedores, representantes e visitantes do local, é preciso que contenham informações objetivas sobre a doença, suas formas de contágio e prevenção.

 

Aposte em materiais informativos digitais

 

Assim como os materiais impressos, e-mails, newsletter e blog posts também são excelentes formas de aderir à campanha Dezembro Vermelho nas empresas, só que com um custo mais acessível. Para tal, crie o informativo e distribua-o internamente entre os colaboradores. Para aumentar a abrangência da divulgação da campanha, você também pode incluir clientes, fornecedores e parceiros comerciais na lista de distribuição.

Além disso, aproveite as redes sociais da empresa para divulgar a campanha e engajar os colaboradores nela. Fotografe (com permissão) suas equipes de trabalho uniformizadas, participando de ações específicas da campanha ou de outras atividades pertinentes ao tema. Crie legendas instrutivas e publique as fotos no Facebook, Instagram e LinkedIn da empresa.

 

Promova palestras Dezembro Vermelho nas empresas

 

As palestras didáticas também são muito úteis quando o assunto é conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce da Aids.

 

Por se tratar de um tema muito sensível e que ainda é tabu para muitos, o ideal é que as palestras abordem questões como:

 

Ø Diferença entre Aids e HIV;

Ø Formas de contágio;

Ø Sintomas da doença;

Ø Exames necessários para o diagnóstico;

Ø Como é feito o tratamento para HIV;

Ø Direitos dos trabalhadores portadores de HIV.

 

Não se esqueça do laço vermelho

 

Símbolo da campanha Dezembro Vermelho, o laço vermelho é uma forma silenciosa de conscientização e que não custa quase nada às empresas. Todavia, pode fazer a diferença na vida dos seus colaboradores. E o mais legal do laço, é que ele pode ser utilizado tanto dentro da empresa quanto fora dela, o que aumenta mais ainda o alcance de pessoas impactadas pela campanha.

 

Vantagens de promover a campanha Dezembro Vermelho nas empresas

 

Se por um lado aderir à campanha ajuda a conscientizar a população, por outro lado também promove benefícios às empresas. Veja adiante bons motivos para desenvolver ações de conscientização sobre a Aids no mês de dezembro:

 

Mostra preocupação com os colaboradores

 

Empresas que se preocupam com o bem-estar dos seus colaboradores contam com profissionais mais produtivos. Isso acontece porque o colaborador se sente mais valorizado e satisfeito com o ambiente de trabalho. Isso, por sua vez, o deixa mais motivado para realizar as suas atividades diárias.

 

Campanha Dezembro Vermelho nas empresas reduz custos com assistência médica

 

A redução de custos com consultas médicas e exames periódicos também é uma vantagem significativa para as empresas.

Embora o tratamento seja oferecido gratuitamente pelo SUS, operadoras de planos de saúde também são obrigadas a custear o tratamento para o HIV. No entanto, isso pode aumentar significativamente o valor da cobertura e consequentemente os gastos da empresa com o benefício.

 

Melhora o clima organizacional

 

A campanha Dezembro Vermelho nas empresas também aborda os mitos e verdades da infecção pelo HIV. Ao esclarecer que a Aids não pega com um aperto de mão, abraço ou compartilhamento de utensílios, a convivência entre colaboradores sadios e soropositivos se torna mais empática, pacífica e acolhedora. A sua empresa só tem a ganhar!

 

Oferece mais credibilidade à sua marca

 

Tenha em mente que hoje em dia as pessoas estão cada vez mais conscientes e preocupadas com produtos e empresas que abracem causas sociais. Nesse sentido, a adesão à campanha Dezembro Vermelho nas empresas pode contribuir para melhorar a percepção que os consumidores têm da sua marca no mercado, já que eles passarão a associá-la a atitudes responsáveis.

Pensando em promover ações da campanha Dezembro Vermelho em sua empresa?

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.


Nenhum comentário:

    REGISTRO DE NÃO CONFORMIDADE - O QUE É E COMO FAZER NO SEU NEGÓCIO?   O registro de não conformidade é uma oportunidade única de m...