DEZEMBRO
VERMELHO: CONFIRA 4 AÇÕES PARA ABORDAR O TEMA E CONSCIENTIZAR OS COLABORADORES
O último mês do ano chegou e trouxe consigo Dezembro Vermelho, uma campanha
nacional que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção,
do diagnóstico precoce e do tratamento da Aids e de outras doenças sexualmente
transmissíveis. Apesar de o número de casos da doença ter tido uma queda
de mais de 18% no país entre 2015 e 2019, a Aids continua sendo motivo de
grande preocupação entre os profissionais de saúde e de medicina do trabalho.
Diferentemente das campanhas Setembro Amarelo, Outubro
Rosa e Novembro Azul,
promover a campanha Dezembro Vermelho
nas empresas é uma tarefa muito desafiadora. Isso porque mesmo em pleno
século XXI, portadores de HIV continuam sofrendo com estigmas, preconceito
entre outros obstáculos que prejudicam o diagnóstico e a erradicação da doença.
Nesse sentido, fica fácil perceber que as empresas têm
um papel importante na divulgação da campanha e na conscientização da sociedade
sobre o tema. Confira no artigo a seguir como abordar o assunto de maneira
acolhedora e instrutiva entre os seus colaboradores.
Invista
em materiais informativos impressos
Folders, cartazes e adesivos impressos são ótimos
veículos de comunicação, principalmente quando posicionados em locais
estratégicos como vestuários, refeitórios, pátios e corredores, por exemplo. No
entanto, para que produzam efeitos positivos entre os colaboradores,
fornecedores, representantes e visitantes do local, é preciso que contenham
informações objetivas sobre a doença, suas formas de contágio e prevenção.
Aposte
em materiais informativos digitais
Assim como os materiais impressos, e-mails, newsletter
e blog posts também são excelentes formas de aderir à campanha Dezembro
Vermelho nas empresas, só que com um custo mais acessível. Para tal, crie o
informativo e distribua-o internamente entre os colaboradores. Para aumentar a
abrangência da divulgação da campanha, você também pode incluir clientes,
fornecedores e parceiros comerciais na lista de distribuição.
Além disso, aproveite as redes sociais da empresa para
divulgar a campanha e engajar os colaboradores nela. Fotografe (com permissão)
suas equipes de trabalho uniformizadas, participando de ações específicas da
campanha ou de outras atividades pertinentes ao tema. Crie legendas instrutivas
e publique as fotos no Facebook, Instagram e LinkedIn da empresa.
Promova
palestras Dezembro Vermelho nas empresas
As palestras didáticas também são muito úteis quando o
assunto é conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce da Aids.
Por
se tratar de um tema muito sensível e que ainda é tabu para muitos, o ideal é
que as palestras abordem questões como:
Ø Diferença
entre Aids e HIV;
Ø Formas
de contágio;
Ø Sintomas
da doença;
Ø Exames
necessários para o diagnóstico;
Ø Como
é feito o tratamento para HIV;
Ø Direitos
dos trabalhadores portadores de HIV.
Não
se esqueça do laço vermelho
Símbolo da campanha Dezembro Vermelho, o laço vermelho
é uma forma silenciosa de conscientização e que não custa quase nada às
empresas. Todavia, pode fazer a diferença na vida dos seus colaboradores. E o
mais legal do laço, é que ele pode ser utilizado tanto dentro da empresa quanto
fora dela, o que aumenta mais ainda o alcance de pessoas impactadas pela campanha.
Vantagens
de promover a campanha Dezembro Vermelho nas empresas
Se por um lado aderir à campanha ajuda a conscientizar
a população, por outro lado também promove benefícios às empresas. Veja adiante
bons motivos para desenvolver ações de conscientização sobre a Aids no mês de
dezembro:
Mostra
preocupação com os colaboradores
Empresas que se preocupam com o bem-estar dos seus
colaboradores contam com profissionais mais produtivos. Isso acontece porque o
colaborador se sente mais valorizado e satisfeito com o ambiente de trabalho.
Isso, por sua vez, o deixa mais motivado para realizar as suas atividades
diárias.
Campanha
Dezembro Vermelho nas empresas reduz custos com assistência médica
A redução de custos com consultas médicas e exames periódicos
também é uma vantagem significativa para as empresas.
Embora o tratamento seja oferecido gratuitamente pelo
SUS, operadoras de planos de saúde também são obrigadas a custear o tratamento
para o HIV. No entanto, isso pode aumentar significativamente o valor da
cobertura e consequentemente os gastos da empresa com o benefício.
Melhora
o clima organizacional
A campanha Dezembro Vermelho nas empresas também
aborda os mitos e verdades da infecção pelo HIV. Ao esclarecer que a Aids não
pega com um aperto de mão, abraço ou compartilhamento de utensílios, a
convivência entre colaboradores sadios e soropositivos se torna mais empática,
pacífica e acolhedora. A sua empresa só tem a ganhar!
Oferece
mais credibilidade à sua marca
Tenha em mente que hoje em dia as pessoas estão cada
vez mais conscientes e preocupadas com produtos e empresas que abracem causas
sociais. Nesse sentido, a adesão à campanha Dezembro Vermelho nas empresas pode
contribuir para melhorar a percepção que os consumidores têm da sua marca no
mercado, já que eles passarão a associá-la a atitudes responsáveis.
Pensando em promover ações da campanha Dezembro
Vermelho em sua empresa?
Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e
não deixe de compartilhar nas redes sociais.
Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este
artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre
o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário