DEPRESSÃO: QUAIS SÃO OS
SINTOMAS DE ALERTA E COMO TRATÁ-LA?
A depressão
é uma doença psíquica grave que provoca baixa autoestima, tristeza profunda,
alterações no humor e perda de interesse no sentido patológico.
No ambiente de trabalho, ela é
caracterizada como uma das principais condições que colocam em risco a saúde do
trabalhador.
Por isso, é
importante que os líderes e
o RH estejam atentos aos sinais de alerta e as formas corretas de prevenção e
tratamento.
Então, vamos
juntos entender como a depressão funciona e de quais maneiras pode preveni-la
no ambiente de trabalho?!
Afinal, o que é a depressão?20
A depressão
é uma condição psiquiátrica crônica que afeta a vida pessoal, social e
profissional do indivíduo.
Com isso, a
pessoa com depressão apresenta oscilações no humor, tristeza profunda, perda de
interesse pela vida, indisposição, falta de prazer em coisas que antes fazia
normalmente e até pensamentos e/ou atos suicidas.
No geral, os
fatores de risco para a depressão envolvem o estresse crônico, desequilíbrios
hormonais, predisposição genética e fatores externos como divórcio, perda de
emprego, falência, solidão, morte de um ente querido, entre outros.
O que causa depressão no ambiente de
trabalho?
A depressão
no ambiente de trabalho pode surgir por diversas razões.
Entre elas, as mais comuns são:
1. cargas de trabalho excessivas;
2. assédio psicológico ou sexual;
3. má gestão;
4. insegurança financeira;
5. frustrações;
6. exigências controversas;
7. problemas com o clima organizacional;
8. experiências angustiantes; e
9. falta de reconhecimento.
Sinais de alerta de depressão
Os sinais de depressão podem variar
de pessoa para pessoa, mas, no ambiente de trabalho, geralmente eles costumam
se manifestar em:
1. irritabilidade;
2. baixa autoestima;
3. falta de energia;
4. dificuldade com a memória e atenção;
5. incapacidade na tomada de decisões;
6. desânimo e desinteresse pelo
trabalho.
7. agressividade;
8. crises de choro;
9. problemas na relação com os colegas
de trabalho;
10.
queda
na produtividade;
11.
desmotivação.
Além disso,
é comum perceber que o deprimido tenha dificuldade de expor as suas opiniões,
se mantendo sempre em silêncio.
Como funciona o tratamento?
Na maioria
dos casos, o tratamento da depressão envolve a junção do psiquiatra com o psicólogo,
onde costuma-se combinar o uso de medicamentos antidepressivos com terapias.
Neste caso,
o SUS (Sistema Único de Saúde) tem um papel fundamental, pois oferece
atendimentos e tratamentos através da assistência multiprofissional.
Como prevenir a depressão no ambiente
de trabalho?
Como vimos
até aqui, a depressão é uma doença séria e precisa ser devidamente considerada.
Vamos deixar a seguir algumas dicas de como prevenir a depressão no trabalho:
1 – Empatia em primeiro lugar
A empatia é
sempre algo totalmente inegociável. É importante fazer com que todos se sintam
bem-vindos, e, se precisar dar um feedback
negativo, faça isso de uma maneira gentil e privada.
2 – Ofereça momentos de harmonia
Quando os
trabalhadores estão unidos, o ambiente de trabalho se torna mais agradável. Por
isso, é fundamental oferecer momentos de confraternização, que fortaleçam os
laços entre a equipe e contribuam para um clima positivo e colaborativo.
3 – Proporcione um clima
organizacional gentil
Um trabalho
onde as pessoas são desrespeitadas e o ambiente é tóxico facilita o
desenvolvimento de depressão em colaboradores.
Para evitar
isso, a empresa deve criar um ambiente harmonioso e gentil.
Algumas ideias para melhorar o clima
organizacional são:
ü Espaço relaxante: ofereça um lugar
tranquilo para os trabalhadores relaxarem durante as pausas;
ü Portas abertas: encoraje os
funcionários a compartilharem suas preocupações e ideias sem medo;
ü Decoração alegre: use decorações que
deixem o ambiente mais feliz e menos engessado;
ü No dress code day: permita que os
colaboradores usem roupas mais confortáveis em alguns dias.
4 – Estimule o equilíbrio entre o
profissional e o pessoal
Em alguns
casos, a depressão surge quando a pessoa tem dificuldade em equilibrar sua vida
pessoal e o trabalho.
Para ajudar nisso, a empresa pode:
ü conceder dias de folga extras para
quem atingir uma meta específica;
ü estabelecer um dia na semana ou no
mês para trabalhar home office (se possível);
ü permitir que o funcionário saia mais
cedo quando terminar todas as tarefas do dia;
ü determinar épocas do ano para
oferecer algum brinde, como uma aula de bike ou uma sessão de massoterapia
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