SEIS
CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE DE TRABALHO LIVRE DE ACIDENTES
Quando se pensa em ambiente de trabalho livre de
acidentes, muitos acabam tendo uma ideia limitada a lugar. Consideram que
ambiente é apenas o espaço físico onde a atividade laboral é desenvolvida.
Neste artigo, vamos mudar a sua ideia sobre isso e
ampliar os seus horizontes sobre esse termo e sobre o que é necessário para ter
um ambiente seguro e, consequentemente, livre de acidentes.
É essa informação que você precisa para aplicar na sua
empresa? Continue a leitura e saiba, nas dicas abaixo, como é possível
aplicá-las na sua empresa.
As
dicas desenvolvidas neste texto são:
· Funcionários
treinados e atualizados
· Mantenha
o ambiente limpo e organizado
· Sinalize
o ambiente
· Os
funcionários devem fazer o uso de EPI
· Não
faça improvisação
· Máquinas
e equipamentos devem estar com a revisão em dia
1.
Funcionários treinados e atualizados
Antes de pensar em um ambiente de trabalho livre de
acidentes é preciso preparar aqueles que estarão nesse espaço: os funcionários.
Eles precisam conhecer a sua atividade, conhecer as normas de segurança
adotadas pela empresa, é preciso que sejam mostrados os possíveis riscos que a
atividade, o material e/ou os equipamentos e máquinas podem oferecer.
Além dos assuntos mais formais e mais ligados ao
trabalho, alerte-os que nesse espaço é preciso muita atenção e algumas posturas
devem ser evitas, como: conversas, brincadeiras, uso de celular etc.
Manter o foco no desenvolvimento da atividade,
sobretudo, aquelas que já são consideradas de risco, certamente é um
dos principais fatores para evitar acidentes.
Esse é o ponto de partida quando queremos ter e
oferecer um ambiente seguro: funcionários que estejam preparados para lidar com
os riscos.
2.
Mantenha o ambiente limpo e organizado
Itens largados no chão, piso molhado ou escorregadio,
tapetes que possam causar tropeço, ferramentas espalhadas ou colocadas em
locais indevidos etc. Essas são algumas das coisas que devem ser evitadas em um
local de trabalho.
Um ambiente limpo e organizado é fundamental para
aqueles que atuam nele. Esses aspectos permitem que os funcionários, embora
estejam atentos aos riscos, confiem no espaço que eles circulam e saibam em
qual local podem encontrar ferramentas, documentos, e quaisquer itens
necessários para o momento.
Os acidentes de trabalho nem sempre estão relacionados
à execução da atividade em si, ele pode acontecer de forma simples e
inesperada. Por isso não é de menor importância considerar limpeza e
organização como medidas para um ambiente sem acidentes.
3.
Sinalize o ambiente
Na primeira dica mencionamos a importância de treinar
e de atualizar os funcionários sore o espaço, a atividade, as máquinas e
ferramentas, dicas de segurança etc. Para ajudar a compor um ambiente seguro, é
importante que algumas informações estejam à disposição de quem circula nele e
isso inclui os funcionários, mas não é apenas para eles.
Para os clientes, caso seja um ambiente que recebe
visitas; para a comunidade externa, caso receba visitas etc. O fato é que um
ambiente sinalizado reforça a importância de estar atento aos riscos e perigos.
As placas de sinalização podem ser desde a informação
de que o piso está molhado a um risco de radiação. Informação nunca é demais e,
em alguns cenários, ela é até obrigatória.
4.
Os funcionários devem fazer o uso de EPI
Como já mencionamos anteriormente, pensar em ambiente
de trabalho é considerar também que atua nele. Sim! O uso de EPI
(Equipamento de Proteção Individual) é uma das características de um
ambiente seguro. Esse equipamento, em alguns casos, pode até não evitar um
acidente, mas certamente diminuirá as consequências que ele causaria.
Imagina o cenário de chegar em uma obra e ver os
funcionários sem capacetes, protetor auditivo, luvas, botas adequados e/ou
afins. Qual a primeira impressão que os funcionários e, consequentemente, o
ambiente passam? De insegurança.
Por isso, o EPI é, com certeza, muito importante para
compor um ambiente seguro.
5.
Não faça improvisação
Adaptação de ferramenta, adaptação de EPI,
substituição de funcionário de uma área por um de área diferente ou qualquer
outra ação que seja uma improvisação deve ser evitada.
Quando falamos de segurança e queremos tê-la no
ambiente de trabalho, a palavra improvisação não deve ser uma opção em momento
nenhum. Faltou a ferramenta adequada? Não tem o EPI pertinente para a função ou
para o colaborador?
É necessário dar uma pausa, identificar o motivo que
isso está acontecendo (visto que trabalho é planejamento e falhas desse tipo
não podem acontecer) e solucionar o problema.
Não se deixe levar pelo argumento de que a
improvisação é apenas provisória. Nesse momento, um acidente pode deixar marcas
permanentes na vida do (s) funcionário (s) e até mesmo na empresa.
6.
Máquinas e equipamentos devem estar com a revisão em dia
Não só o espalho e o funcionário devem estar em
conformidade com as normas. As máquinas e os equipamentos também precisam.
Então, é de extrema importância que as máquinas e os
equipamentos tenham passado por revisão. Somente a partir disso, falhas podem
ser identificadas, danos podem ser reparados e os ajustes adequados poderão ser
feitos.
Mantenha os instrumentos de trabalho com a
manutenção/revisão em dia e evite uma das principais causas de acidentes no
ambiente de trabalho.
Diante do que foi tratado neste texto, deixamos
evidente que o ambiente não se resume a um espaço físico. Tudo que está nele
ajuda a compor esse termo.
Afinal, não adianta ter um espaço físico considerado
seguro sem que tenham pessoas que estejam aptas para mantê-lo seguro. Não se
pode apenas qualificar o funcionário para evitar acidentes sem fornecer a eles
equipamentos de segurança adequados.
Ambiente seguro e funcionários qualificados não
evitarão que máquinas falhem ou não precisem de manutenção. Com isso,
concluímos que existe um tripé quando falamos de ambiente de trabalho seguro:
espaço físico, pessoas e máquinas.
Considere os três e evite acidentes de trabalho!
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