RISCOS PSICOSSOCIAIS
É mais comum ouvirmos falar sobre os
perigos do ambiente de trabalho que podem provocar acidentes e comprometer a
segurança do trabalhador. Porém, é preciso um olhar mais amplo para vislumbrar
outros fatores que trazem prejuízos para os profissionais, como no caso
dos riscos psicossociais.
Existem muitos aspectos relacionados à
atividade laboral que podem expor a pessoa à fragilidade mental, social, física
e ergonômica. Por consequência, geram diversos malefícios à saúde dela e
contribuem para o desenvolvimento de diferentes doenças.
Muitas vezes, esses riscos
psicossociais fazem parte do dia a dia, e o trabalhador convive com eles, mas
não significa que seja algo natural. Na verdade, são situações que
precisam ser modificadas para evitar suas várias consequências negativas.
Neste conteúdo, você vai aprender um
pouco mais sobre o assunto. Continue lendo e descubra o que são os riscos
psicossociais, alguns exemplos, os fatores associados a eles e o que fazer para
preveni-los e gerenciá-los.
O que são riscos psicossociais?
Os riscos psicossociais são
todos os fatores que podem desencadear problemas de ordem mental ou física para
os trabalhadores ou que contribuam para o desenvolvimento desses problemas.
Sendo assim, são situações que fazem
com que o profissional esteja exposto à fragilidade, física, mental, social ou
ergonômica, conforme explicamos na introdução. Portanto, têm origem em um
contexto social instável, que traz prejuízos para o trabalhador.
Os riscos psicossociais surgem de
eventuais deficiências encontradas nas etapas de concepção do trabalho, de
organização das atividades laborais e de sua gestão. Ou seja, eles se
evidenciam quando não há boas condições para o profissional exercer suas
atividades e quando o ambiente é tóxico.
Então, fatores organizacionais e
condições físicas do local de trabalho pesam no surgimento de riscos
psicossociais. Porém, eles também podem ter relação com questões
comportamentais. Justamente por isso, existem diversas situações e aspectos
ligados, o que exige atenção redobrada por parte de líderes e gestores.
Afinal, os riscos psicossociais afetam de
forma significativa a saúde mental do trabalhador, favorecendo a manifestação
de problemas como:
· estresse excessivo;
· transtorno de ansiedade;
· transtorno de estresse pós-traumático;
· síndrome do pânico;
· síndrome de Burnout;
· depressão.
Sem falar que essas e outras condições
desencadeiam problemas no trabalho, como acidentes, presenteísmo
absenteísmo e doenças psicofisiológicas.
Quais os principais exemplos de riscos
psicossociais?
Os fatores de risco psicossociais
costumam ser similares entre as empresas. Isso porque, como mencionamos, são as
situações com potencial de provocar algum tipo de prejuízo ou de malefício para
a saúde do trabalhador e até mesmo de desencadear vários distúrbios.
Alguns fatores de risco
psicossociais são:
· falta de pagamento adequado das horas extras
realizadas pelo trabalhador;
· jornada de trabalho excessiva ou sobrecarga de
atividades;
· acúmulo de funções, em especial quando não há
remuneração adequada;
· falta de segurança para a execução das
atividades laborais;
· exigências contraditórias por parte do líder,
da supervisão ou dos gestores;
· assédio moral, psicológico ou sexual no
ambiente de trabalho;
· casos de violência verbal ou física;
· oferta de vantagens que favorecem apenas
alguns trabalhadores;
· tratamento injusto.
Quais fatores estão associados aos riscos
psicossociais?
Podemos apontar três grandes grupos de
situações ou fatores que estão associados aos riscos psicossociais. Veja a
seguir um pouco mais sobre cada um.
Condições ambientais
Um ambiente de trabalho inadequado
coloca o trabalhador em risco. Isso acontece quando o local não proporciona
segurança para a realização das atividades, quando os aspectos ergonômicos são
precários ou quando as condições, de um modo geral, oferecem algum tipo de impacto
negativo.
Alguns exemplos de condições
ambientais inadequadas são: iluminação baixa ou alta demais, temperatura
muito alta e excesso de ruído.
Organização do trabalho
É fundamental que exista um bom
planejamento na hora de delegar funções e para conduzir a rotina e os
fluxos de trabalho, de modo que cada profissional se sinta bem ao realizar suas
atividades. Então, quando há problemas nesse ponto, os riscos psicossociais
tendem a se manifestar.
É o que ocorre, por exemplo, nos seguintes
cenários:
· carga de trabalho exagerada;
· cobranças excessivas pelas entregas ou pelo
alcance de metas;
· precariedade do trabalho em si;
· falta de autonomia para o profissional;
· insegurança para manter o emprego.
· Fatores psicodinâmicos
Podem variar de uma empresa para outra
ou até mesmo não existirem em determinadas companhias, pois são
aspectos atrelados ao comportamento e à postura (dos colegas ou dos
líderes).
Entre os fatores psicodinâmicos relacionados
aos riscos psicossociais, estão:
· conflitos entre colegas de trabalho ou com os
líderes;
· os já citados assédio moral e assédio sexual;
· falta de reconhecimento;
· discriminação.
Como prevenir e gerenciar os riscos
psicossociais?
A melhor forma de prevenir os riscos
psicossociais é oferecer um ambiente de trabalho saudável para todos, ou seja,
que contribua para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida. Para
isso, é preciso proporcionar boas condições para a realização das funções,
garantir segurança e equilíbrio no ambiente laboral.
Confira, a seguir, algumas medidas eficazes
para prevenir e gerenciar os riscos psicossociais:
· observe as normas regulamentadoras
relacionadas ao segmento da sua empresa e siga as determinações para manter o
ambiente de trabalho saudável;
· forneça todos os materiais e equipamentos,
inclusive de segurança individual e coletiva, para o trabalhador
exercer suas funções;
· invista em ações de saúde e bem-estar no
ambiente de trabalho;
· incentive os colaboradores a cuidarem da saúde
mental e implemente programas com esse foco;
· adote uma cultura de feedback para que os
trabalhadores se sintam mais seguros em relação às entregas que fazem;
· ofereça benefícios, bônus e gratificações para
reconhecer o esforço da equipe;
· invista em planos de saúde;
· implemente ações para incentivar a interação
entre os trabalhadores e promover a colaboração e a parceria;
· adote um estilo de liderança adequado ao
perfil da equipe.
Vale ressaltar que a prevenção
dos riscos psicossociais no trabalho precisa ser um esforço conjunto. Portanto,
é um assunto que deve ser debatido com os colaboradores e seguir para as
lideranças e a diretoria, a fim de promover uma mudança cultural no negócio e
tornar o ambiente mais seguro e saudável.
Considere que os riscos psicossociais
não comprometem apenas a saúde do colaborador, mas os resultados da empresa
como um todo. Sendo assim, é fundamental conhecê-los, saber como gerenciá-los e
adotar as medidas de prevenção para que eles e suas consequências negativas não
afetem as operações da organização.
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