PENSANDO
EM EMPREENDER? SAIBA COMO ABRIR UMA LOJA DE EPI’s DE SUCESSO
Se você é um Profissional de Segurança do Trabalho e
está pensando em empreender nesse ramo, vamos apresentar aqui dicas que vão
ajudar na abertura de uma loja de EPI de sucesso. Continue lendo e confira.
Nos últimos anos, a fiscalização constante em empresas
de diversos segmentos, o aumento na quantidade de acidentes em trabalho e a
conscientização por parte de empregadores e trabalhadores, aumentou a procura
por EPI’s.
Além disso, a NR 6 do MTE (Ministério do
Trabalho e Emprego) prevê que empresas concedam obrigatoriamente Equipamentos
de Proteção Individual aos funcionários.
Com isso, lojas que comercializam EPI’s, acabaram
ganhando espaço. Portanto, investir em uma loja de EPI’s é uma excelente forma
de empreender nesse meio e obter sucesso.
No entanto, é preciso se atentar a algumas questões
para sobressair-se da concorrência. Confira algumas dicas que vão te ajudar a
abrir uma loja de EPI’s de sucesso.
Estude
o mercado
O primeiro passo antes de iniciar o seu negócio no
ramo é estudar o mercado de venda de EPI’s. Em seguida, é hora de realizar uma
pesquisa de mercado. Como o próprio nome diz, consiste em realizar uma pesquisa
a fim de obter informações sobre o mercado que você pretende atuar.
Por meio dessa pesquisa você diminuirá as incertezas
em relação ao negócio e terá mais facilidade para definir o seu público-alvo.
Você pode encontrar essas informações por intermédio
de dados secundários, que podem ser obtidos na internet, nos sindicatos,
revistas especializadas, em revendas, entre outros. Outra forma é através dos
dados primários, em que é preciso realizar pesquisas, que geralmente são realizadas
por empresas especializadas.
Mediante a pesquisa de mercado, você conseguirá
identificar qual o nicho mais indicado para atuar e se destacar da
concorrência.
Por fim, em posse de todas as informações, você saberá
se na região pretendida existe a necessidade de uma loja de EPI’s ou se é mais
indicado uma loja online para atender o público-alvo definido.
Conheça
os concorrentes
Outro ponto importante é conhecer bem os seus
concorrentes. A melhor maneira de fazer isso é fazendo um benchmarking, que é o
processo de avaliação da concorrência de forma a aprimorar o que tem trazido
resultados nas empresas do mesmo nicho.
Sabendo o que está dando certo em outras empresas,
você conseguirá avaliar onde poderá se diferenciar delas e aprimorar as suas
estratégias de vendas, comunicação etc.
Defina
o seu público-alvo
Conforme mencionamos, após a pesquisa de mercado
ficará mais fácil definir qual será o seu público-alvo.
Por exemplo, condomínios comerciais precisam seguir
algumas NR’s relacionadas à saúde e segurança do trabalho. Uma delas
é o PGR, que identifica os riscos químicos, biológicos, mecânicos e
ergonômicos que os funcionários estão expostos.
Com essa identificação os responsáveis pelo condomínio
devem fornecer obrigatoriamente aos colaboradores os EPI’s de acordo com o tipo
de atividade e o risco inerente a ela.
Lembrando que esse é apenas um exemplo, isso pode
mudar com o tempo e você pode expandir a sua empresa e atender outros públicos
também.
Defina
os produtos que serão comercializados
Agora é hora de escolher quais produtos você irá
comercializar na sua loja de EPIs. Lembre-se de levar em consideração o
público-alvo definido.
Por
exemplo, se o seu objetivo for atender condomínios comerciais, como
exemplificado acima, alguns dos produtos que você precisa investir inicialmente
são:
· Calçado
de Segurança;
· Luvas
de Proteção como, por exemplo, a luva de raspa cano curto;
· Óculos
de Segurança;
· Máscaras;
· EPI’s
para o Trabalho em Altura;
· Cinto
Ergonômico;
· Respirador;
· Coletes;
· Entre
outros.
Encontre
um local para instalar o estabelecimento
Se após você ter feito a pesquisa de mercado e ter
identificado que o melhor caminho para o seu negócio é uma loja física e não
uma loja online, veja a seguir algumas dicas para encontrar um local para
instalar o seu novo empreendimento.
Nesse caso, para facilitar o atendimento aos seus
clientes é fundamental escolher um espaço físico em um local onde exista uma
grande circulação de pessoas. De preferência, que seja próximo de lojas de
materiais de construção e lojas de tintas, por exemplo. Alguns diferenciais são
estacionamento ou próximo a pontos de transporte coletivo.
Após definida a localização, não se esqueça de dar uma
atenção especial a parte interna da sua loja de EPIs. O ideal é que os produtos
fiquem expostos em prateleiras no balcão de atendimento, logo na entrada da
loja.
Conte
com fábricas de EPI’s
Quando falamos em integridade física de trabalhadores
é fundamental escolher produtos de qualidade. Por isso, escolher fornecedores
de confiança, que ofereçam produtos certificados e que atendam às normas de
segurança é de suma importância.
Ao montar sua loja, faça uma pesquisa minuciosa sobre
os fabricantes e distribuidores disponíveis no mercado e opte pelos que
oferecem garantia de padrão de qualidade e atendam as normas de órgãos
reguladores, como a Zanel EPI’s de Raspa e Vaqueta, por exemplo.
Conte
com vendedores especializados
Um grande diferencial competitivo de uma loja de EPI é
possuir um time de vendedores especializados na área de segurança do trabalho.
Esses profissionais poderão dar o suporte necessário ao consumidor e realizar
um atendimento personalizado focado na solução da demanda apresentada.
Tendo na sua equipe, profissionais como por exemplo
Técnicos de Segurança do Trabalho, a possibilidade de conquistar e fidelizar
clientes será muito maior.
Por exemplo, um vendedor que saiba explicar as
propriedades e utilizações da luva de raspa cano curto ou
da luva de vaqueta disponíveis na loja, ajudará muito mais o cliente
do que apenas um vendedor que simplesmente mostra os modelos disponíveis em
estoque.
Invista
em comunicação
Mais um passo importante para ter uma loja de EPI de
sucesso é realizar uma boa comunicação a respeito do seu negócio. Afinal, é por
meio dela que as pessoas vão conhecer a sua loja e os diferenciais
competitivos!
Atualmente, a melhor maneira de divulgar um novo
empreendimento é utilizando os meios digitais. Como por exemplo, Instagram,
Facebook e LinkedIn.
Além disso, montar um e-commerce para expor os seus
produtos é interessante. No entanto, é preciso avaliar se o seu público-alvo
está na internet.
Caso seu público-alvo não use internet, ações físicas
como letreiros, panfletos e folders podem ajudar na divulgação da sua loja.
Outra possibilidade é unir as duas formas de
divulgação para alcançar ainda mais pessoas e aumentar as chances de sucesso da
sua loja de EPI.
Apesar de toda a modernidade, ainda hoje, a divulgação
boca a boca funciona muito bem. Por isso, contrate profissionais especializados
para que o cliente possa ter uma boa impressão da sua loja e indicá-la para
outras pessoas.
Não
se esqueça do pós-venda
Oferecer um suporte no pós-venda para esclarecer
dúvidas em relação ao uso do item ou solucionar problemas ajudará muito no
sucesso do seu negócio.
Portanto, tenha uma equipe de funcionários responsável
para dar todo o suporte necessário ao consumidor após a compra.
Legalize
a sua loja de EPI
Por fim, é preciso que o seu estabelecimento seja
legalizado e funcione dentro da legalidade. Para isso, o primeiro passo é obter
o seu CNPJ junto à Receita Federal, solicitar o alvará de funcionamento à
prefeitura municipal e demais documentações obrigatórias para operação.
Sugerimos que você contrate um contador para que ele
possa cuidar de todos os trâmites legais e questões tributárias relacionados a
abertura da sua loja de EPI.
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