CONHEÇA
OS 8 PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
A legislação trabalhista brasileira é bastante
complexa e abrange diversas regulamentações sobre saúde e segurança do
trabalho - todas com a finalidade de garantir o bem-estar dos
colaboradores.
No dia a dia, muitos profissionais estão expostos a
uma série de agentes externos, que variam de acordo com o ramo de atuação da
empresa. Para que essa exposição não cause problemas, é fundamental localizar
os perigos reais.
Nesse sentido, as avaliações quantitativas e
qualitativas são indispensáveis. Com os equipamentos de medição de segurança do
trabalho, é possível identificar as ameaças presentes em cada ambiente.
O mapa de riscos resultante deve embasar a definição de ações corretivas e
preventivas em todas as etapas do processo produtivo.
Vale lembrar que acidentes e doenças ocupacionais
podem gerar responsabilidade penal, civil, administrativa e trabalhista. Assim,
o empregador é obrigado a arcar com indenizações, despesas médicas e fica
sujeito a outras penalidades.
Além da repercussão negativa, essas ocorrências também
provocam impactos em vários indicadores de produtividade e de desempenho, nos
custos gerais e na imagem perante o mercado.
Porém, para utilizar corretamente os equipamentos de
medição de segurança do trabalho, é preciso, primeiramente, compreender quais
são os principais riscos que envolvem os colaboradores. Acompanhe!
Situações
de risco
Existem,
basicamente, cinco grupos de risco que devem ser observados:
· Riscos físicos:
ruídos, vibrações, radiações, frio, calor, pressões anormais e umidade;
· Riscos químicos: exposição
a gases, poeira, vapores ou produtos químicos;
· Riscos biológicos:
exposição a vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas, bacilos ou outros
microrganismos;
· Riscos de acidentes:
ambientes e comportamentos inseguros, como layouts
inadequados, armazenamento incorreto de materiais, uso de
matéria-prima fora de especificação, maquinário sem proteção, iluminação
excessiva ou insuficiente, instalações elétricas defeituosas, contato com
animais peçonhentos ou chance de incêndio;
· Riscos ergonômicos:
dependem da forma como a tarefa é executada, do esforço físico, de posturas
incorretas, de jornadas de trabalho prolongadas, da repetitividade e de circunstâncias
causadoras de estresse.
Equipamentos
de medição de segurança do trabalho
Depois de conhecer todos os riscos, é preciso
identificar quais equipamentos de medição de segurança do trabalho podem ser
utilizados na empresa.
É importante salientar que esses equipamentos são
ferramentas de apoio e devem suportar o desenvolvimento de programas internos,
tais como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais),
o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), o PCA
(Programa de Conservação Auditiva) e o PPR (Programa de Proteção Respiratória).
Saiba
para que servem e como funcionam 8 desses aparelhos:
1.
Anemômetro
O anemômetro mede a velocidade do ar e a direção do
vento, e é bastante usado no caso de trabalhos em áreas abertas. Podem ser
classificados em diversas categorias, tais como: anemômetros de concha, de
hélice, de rotação, de veleta, de tubo de pressão e de ultrassom.
2.
Decibelímetro
Os decibelímetros mais simples oferecem apenas a
leitura imediata dos níveis de ruído do ambiente. Já os mais modernos, possuem
memória para armazenamento de dados, o que permite a criação de um histórico de
medições.
Por ressonância, um oscilador interno vibra na
frequência do som que chega pelo microfone, gerando uma leitura precisa. Em
geral, os decibelímetros comercializados no Brasil operam entre 30 a 140
decibéis.
3.
Dosímetro
O dosímetro é utilizado para verificar o nível de
ruído ao qual o profissional está submetido, durante determinado período. Esse
equipamento de medição de segurança do trabalho é fixado no corpo do
colaborador e por isso, permite uma avaliação ainda mais exata.
Na verdade, o dosímetro toma como base parâmetros
preestabelecidos e inseridos em sua programação, indicando apenas uma comparação
entre os valores encontrados e o padrão.
4.
Luxímetro
O luxímetro mede a Iluminância, ou seja, a luz
distribuída em uma superfície ou área. De acordo com as normas técnicas, cada
ambiente tem um nível de iluminação adequado que deve ser garantido.
O aparelho funciona transformando a luz captada,
natural ou artificial, em corrente elétrica e assim, a quantidade de luz é
mostrada no visor.
5.
Higrômetro
O higrômetro é usado para medir a umidade relativa do
ar. Esse aparelho é especialmente importante para estudos do clima e para
verificar as condições de ambientes fechados, onde altos níveis de umidade
poderiam causar danos ― como museus ou bibliotecas.
6.
Monitor de IBUTG (Índice de Bulbo Úmido e Termômetro de Globo)
O monitor de IBUTG também é conhecido como medidor de
stress térmico e permite a avaliação do calor. Esse equipamento é mais
utilizado em siderúrgicas, espaços confinados com temperaturas elevadas ou
ainda para acompanhamento de trabalhos realizados sob o sol.
O uso do IBUTG é fundamental para que a empresa atenda
às exigências da NR15 e NHO 06 (Norma de Higiene Ocupacional), que determinam
os limites de exposição máxima permitidos no país.
7.
Explosímetro
O explosímetro é um equipamento de medição de segurança
do trabalho usado para avaliar a presença de misturas inflamáveis ou
explosivas na atmosfera. Para realizar o teste, o aparelho coleta os gases
do ambiente e os mantém em contato com um filamento aquecido. A partir da
queima desses gases, é possível determinar a presença ou não de agentes
perigosos.
Entretanto, o explosímetro gera apenas resultados
quantitativos, e não qualitativos. Ou seja, o equipamento pode detectar a
presença e a concentração de um gás ou vapor inflamável na amostra, mas não
consegue diferenciar um elemento específico na composição.
8.
Medidores de vibração
Os medidores de vibração são utilizados para avaliar a
intensidade das vibrações nos braços, mãos e corpo do colaborador, durante a
realização das atividades de rotina. Os compactadores, britadeiras, marteletes
e lixadeiras estão entre os principais causadores desse tipo de efeito. Esse
aparelho mede tanto as vibrações localizadas, como as que são reproduzidas em
máquinas de grade porte, como tratores e guindastes.
Desse modo, é fácil compreender a necessidade
por equipamentos de medição de segurança do trabalho em todas as
empresas. Com essas análises, é possível definir medidas protetivas e ações
preventivas, visando a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
Investimentos em infraestrutura e treinamento das
equipes, adoção de novos EPIs e a implantação de pausas programadas e rodízios
de tarefas, são atitudes que contribuem para uma gestão mais inteligente do
capital humano.
Paralelamente, ao reduzir a incidência de acidentes e
doenças ocupacionais, a empresa também consegue aumentar a produtividade e
evitar despesas adicionais.
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