SAÚDE
E SEGURANÇA NO TRABALHO
Os locais de trabalho, pela própria natureza da
atividade desenvolvida e pelas características de organização, relações interpessoais,
manipulação ou exposição a agentes físicos, químicos, biológicos, situações de
deficiência ergonômica ou riscos de acidentes, podem comprometer a saúde e a
segurança do trabalhador em curto, médio e longo prazo, provocando lesões
imediatas, doenças ou a morte.
Os riscos podem ser classificados como: ambientais,
ergonômicos e de acidentes.
Riscos
ambientais:
Físicos: são
representados por fatores ou agentes existentes no ambiente de trabalho que
podem afetar a saúde dos trabalhadores, como: ruídos, vibrações, radiações,
frio, calor, pressões anormais e umidade;
Químicos: são
identificados pelo grande número de substâncias que podem contaminar o ambiente
de trabalho e provocar danos à integridade física e mental dos trabalhadores, a
exemplo de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, substâncias,
compostos ou outros produtos químicos;
Biológicos: estão
associados ao contato do homem com vírus, bactérias, protozoários, fungos,
parasitas, bacilos e outras espécies de microrganismos.
Riscos
Ergonômicos: estão ligados à execução de tarefas,
à organização e às relações de trabalho, ao esforço físico intenso,
levantamento e transporte manual de peso, mobiliário inadequado, posturas
incorretas, controle rígido de tempo para produtividade, imposição de ritmos
excessivos, trabalho em turno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas,
monotonia, repetitividade e situações causadoras de estresse.
Riscos
de Acidentes: são muito diversificados e estão
presentes no arranjo físico inadequado, pisos pouco resistentes ou irregulares,
material ou matéria-prima fora de especificação, utilização de máquinas e
equipamentos sem proteção, ferramentas impróprias ou defeituosas, iluminação
excessiva ou insuficiente, instalações elétricas defeituosas, probabilidade de
incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos e outras
situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes.
Proteção
Coletiva e Individual
Para prevenir os acidentes e as doenças decorrentes do
trabalho, a ciência e as tecnologias colocam à nossa disposição uma série de
medidas e equipamentos de proteção coletiva e individual, visando, além de
proteger muitos trabalhadores ao mesmo tempo, à otimização dos ambientes de
trabalho, destacando-se por serem mais rentáveis e duráveis para a empresa.
Equipamento
de proteção coletiva - EPC: é toda medida ou dispositivo,
sinal, imagem, som, instrumento ou equipamento destinado à proteção de uma ou
mais pessoas. Ex.: escadas de emergência, extintor de incêndio.
Equipamento
de Proteção Individual - EPI: é todo dispositivo
de uso individual, destinado à proteção de uma pessoa. Ex.: botas, luvas,
capacetes.
Acidente
de trabalho: é o que ocorre pelo exercício do
trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação
funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da
capacidade do trabalho.
IMPORTANTE:
Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem
diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações
disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.
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