AÇÕES
DE PREVENÇÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO:
Um dos pilares da boa gestão é manter em dia as ações
de prevenção de segurança do trabalho dentro da empresa.
Mesmo sendo obrigatórias ações e medidas para evitar
risco de acidente no ambiente de trabalho, o Observatório de Segurança e Saúde
no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela
Organização Internacional do Trabalho (OIT), aponta que, apenas em 2021, foram
notificados mais de 570 mil acidentes de trabalho, resultando em
cerca de 2,5 mil mortes, um aumento de, aproximadamente, 30% em relação ao
ano anterior.
O fato é que nem todas as empresas valorizam os
profissionais da segurança do trabalho.
É fundamental entender a importância de ações
frequentes para conscientizar e manter os funcionários atualizados com as
normas de segurança.
Por isto, neste artigo, você vai poder compreender
melhor o que é a segurança do trabalho, as razões para priorizar ações de
prevenção de acidentes na sua gestão e anotar cinco ideias para implementar e
investir em segurança.
Entenda
a importância de ações de prevenção de segurança do trabalho
Em resumo, segurança do trabalho é o conjunto de
protocolos e normas a serem seguidos para que o trabalhador tenha qualidade e
segurança no trabalho.
Alguns
exemplos de ações de prevenção de segurança do trabalho são:
ü Oferecimento
dos EPI’s necessários e o treinamento do uso adequado pelos funcionários;
ü Realizar
manutenção periódica de máquinas e veículos;
ü Manter
o ambiente laboral limpo e organizado;
ü Oferecer
treinamentos para a equipe;
ü Fiscalizar
o uso de máquinas e veículos.
São vários os motivos para que estas ações de
prevenção de acidentes sejam importantes, como preservar a saúde, o bem-estar e
a integridade física dos colaboradores.
Além do mais, é por meio destas medidas preventivas
que você conseguirá otimizar a produção no dia a dia, estimulando o aumento da
produtividade dos seus funcionários.
Também é investindo em segurança que você consegue
prevenir acidentes e doenças ocupacionais que podem gerar possíveis causas
judiciais para sua empresa.
Conheça
a regulamentação de prevenção de acidentes no trabalho
Está previsto em lei (Artigo 163 da CLT) que a empresa
com mais de 20 funcionários deve aderir às medidas de segurança a partir da
CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
É por intermédio dela que, conforme as instruções
expedidas pelo Ministério do Trabalho, é possível adotar medidas e ações para
garantir a qualidade de vida e saúde do trabalhador.
Empresas com risco 3 e 4 devem estruturar a CIPA se
contarem com 20 colaboradores ou mais em seu quadro. Já para empresas com risco
2, esse limite é de 51 empregados e, para as de risco 1, o número é de
81 funcionários.
Como foi dito anteriormente, nem sempre o profissional
da segurança do trabalho e as medidas a serem adotadas são levados a sério.
Infelizmente, o não cumprimento de ações de prevenção
de segurança do trabalho pode ocasionar acidentes de trabalho, que podem ser
classificados em três categorias: imprudência, negligência ou imperícia.
Imprudência,
negligência ou imperícia: qual a diferença?
A imprudência é configurada quando o trabalhador sabe
o grau de risco na atividade e ainda assim não cumpre as precauções necessárias
para realizá-la sem prejuízos.
Então, entram as medidas de fiscalização para analisar
se os funcionários estão utilizando os EPI’s de forma correta, se estão
evitando riscos, dentre outras.
Já a negligência se dá quando o funcionário não tem
total conhecimento dos riscos e, com isto, falta com os cuidados básicos na
ação de alguma atividade, o que pode ser evitado por meio de treinamentos de
capacitação e segurança.
Por fim, temos os acidentes causados por imperícia –
quando falta conhecimento técnico do colaborador para a realização do trabalho,
o que também pode ser solucionado com um treinamento adequado.
Alguns
exemplos de imprudências mais comuns que causam acidentes de trabalho
Um grande exemplo de situação adversa para a segurança
do trabalho é a falta ou o uso inadequado de EPIs, que pode ser considerado
imprudência ou negligência a depender da situação.
É responsabilidade das empresas oferecerem os
Equipamentos de Proteção Individual necessários para que os funcionários
exerçam suas atividades com segurança, assim como o treinamento devido para o
seu uso de forma correta.
Outro problema que coloca em risco a segurança do
trabalho é a insalubridade. Ambientes de trabalho insalubres são aqueles que
podem oferecer riscos à saúde dos colaboradores, expondo-os a doenças,
infecções ou alergias, por exemplo.
Empresas que não fornecem e não ensinam o uso correto
dos equipamentos de segurança ou que promovem ou permitem a exposição dos
funcionários a ambientes insalubres podem vir a enfrentar processos judiciais.
Situações assim podem ocasionar multas, indenizações ou pagamento de pensões.
O fato é que ambos os casos apresentados acima podem
ser evitados se forem aplicadas medidas preventivas à segurança do trabalho.
Cinco
ideias de ações para seguir e evitar acidentes no ambiente laboral
1.Realizar
manutenção periódica de máquinas e veículos
Encabeçando a lista de ações de prevenção de segurança
do trabalho temos a manutenção periódica de máquinas e veículos.
Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no
Trabalho, entre 2012 e 2018 foram mais de 528 mil acidentes causados por
máquinas e equipamentos.
Já pensou que alguns desses acidentes aconteceram por
conta de imperícia ou negligência no uso das máquinas, assim como falta de
manutenção?
Não obstante, além de acidentes, a falta de manutenção
também pode causar doenças ocupacionais por conta do mau uso do equipamento.
Além disto, a falta de manutenção pode ainda
comprometer diretamente a produtividade da sua empresa, uma vez que, com o
veículo ou máquina parada, não é possível trabalhar.
2.Garantir
o uso de EPI’s
Quando se fala em ações de prevenção de segurança do
trabalho, a primeira coisa que vem à mente são capacetes, máscaras e luvas, mas
o uso de EPIs vai além disto.
Os Equipamentos de Proteção Individual vão de calçados
adequados a óculos de proteção e devem ser usados em situações que medidas de
segurança coletiva (obstáculos, barreiras e sinalização) não são suficientes
para garantir a integridade física do trabalhador.
O uso de EPI’s é essencial para garantir a segurança
do trabalho, mas não basta a empresa apenas oferecer os equipamentos
necessários. Também é obrigatório que ela forneça o treinamento adequado para
uso dos EPI’s e faça a fiscalização periódica para verificar se estão sendo
utilizados corretamente pelos colaboradores.
O fato é que, quando acontece um acidente dentro da
sua empresa, você deve sempre se perguntar: será que esse acidente poderia ter
sido evitado?
Confira, abaixo, um exemplo de acidente que poderia
ser evitado com treinamento ou maquinário adequado para realizar a tarefa em
segurança.
Exemplo de acidente que poderia ser evitado com
treinamento ou maquinário adequado
3.Ter
um ambiente laboral limpo e organizado
Pode não parecer, mas manter um ambiente de trabalho
limpo e organizado é também uma das medidas preventivas de segurança do
trabalho.
Afinal, estar em um local limpo e organizado previne
doenças, além de aumentar a produtividade, o bem-estar e conservar materiais e
equipamentos.
Por isto, uma ótima ação é orientar os funcionários a
cuidarem dos ambientes, veículos, máquinas ou quaisquer outros instrumentos de
trabalho utilizados em suas atividades diárias.
É essencial ressaltar que, por mais limpo e organizado
que o funcionário mantenha seu local de trabalho, também é função da empresa
fazer limpezas periódicas nos veículos disponibilizados, bem como manter limpos
o ambiente de trabalho e os EPI’s oferecidos, inserir sinalizações quando
houver algum risco no local e demais avisos de segurança durante a manutenção.
4.Promover
treinamentos
Treinar seus funcionários para operacionalizar uma
máquina ou entender as normas e funcionamento da empresa é uma das ações mais
relevantes de prevenção de segurança do trabalho.
Afinal, sem treinamento, acidentes de trabalho estão
mais propensos a acontecer.
Atualmente, existem várias formas de oferecer
treinamentos de qualidade para a sua equipe, desde os presenciais até os mais
modernos, como os treinamentos de segurança do trabalho EAD.
Diferente do que é observado em tantas empresas, é
importante que os treinamentos sejam oferecidos de forma constante, fazendo,
assim, a reciclagem do profissional.
Desta forma, os funcionários se mantêm atualizados às
normas e asseguram a cultura de segurança do trabalho dentro da
companhia.
5.Não
esquecer da fiscalização
Não basta treinar de forma constante se não houver uma
fiscalização intensa!
É preciso estar ciente de que as regras estão sendo
cumpridas e os protocolos absorvidos.
Quando a empresa opta por confiar que o treinamento é
suficiente e o empregado vai cumprir com os ensinamentos muitas vezes a
imprudência toma espaço, trazendo grandes riscos ao colaborador e à companhia.
Além de aumentar a prevenção de acidentes de trabalho
e doenças ocupacionais, ainda é possível reduzir os gastos com manutenção
corretiva, pois os funcionários não farão mau uso dos equipamentos e veículos
da empresa.
Por
fim, como colocar em prática as ações de prevenção de segurança do trabalho?
Ninguém melhor para cuidar disso do que os
profissionais da segurança do trabalho: médico do Trabalho, engenheiro da
Segurança do Trabalho e técnico em Segurança do Trabalho. Estes são alguns dos
profissionais capacitados para ajudar sua empresa a se adequar ao plano de
segurança do trabalho.
Com conhecimento técnico na área, eles não apenas
fazem com que obrigações trabalhistas sejam cumpridas, mas também focam na
cultura de segurança da empresa. Juntos, farão – com a CIPA, se houver – um
Plano de Segurança do Trabalho, que irá mapear as ações para a saúde e
segurança dos empregados, garantindo que as normas sejam cumpridas.
Portanto, o Plano de Segurança do Trabalho tem como
objetivo auxiliar a empresa nas ações de prevenção de acidentes.
Uma organização que possui uma cultura de segurança do
trabalho tem um ambiente laboral muito mais saudável e seguro, além de
produtivo e sem imprevistos econômicos.
Executar ações de prevenção de segurança do trabalho
é, acima de tudo, um investimento para a empresa e o desenvolvimento da equipe.
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medidas para diminuir os acidentes e criar uma cultura de segurança eficiente?
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