SAIBA
O QUE NÃO PODE FALTAR NO KIT PRIMEIROS SOCORROS PARA EMPRESA
A Norma Regulamentadora nº 07, que trata sobre o Programa
de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, estabelece a obrigatoriedade
de que todo estabelecimento esteja equipado com um kit de primeiros socorros
para empresas, contendo os materiais necessários à prestação dos primeiros
socorros, considerando as características das atividades desempenhadas.
Essa medida garante que a saúde dos funcionários seja
protegida e preservada em relação aos riscos ocupacionais, após a avaliação dos
riscos existentes nas atividades laborais desempenhadas na empresa, com o
Programa de Gerenciamento de Risco - PGR.
Neste artigo, você aprenderá qual a funcionalidade de
um kit de primeiros socorros para empresas, além de descobrir o que não pode
faltar e a maneira correta de montá-lo.
Para
que serve um kit de primeiros socorros em uma empresa?
Todo trabalhador, não importa a natureza da função
desempenhada, está exposto a diferentes tipos de riscos ocupacionais. Em um
escritório, por exemplo, é possível que o colaborador sofra pequenos cortes e
escoriações em suas atividades. Já no setor industrial, podem ocorrer acidentes
mais graves, como queimaduras, exposição a produtos químicos e cortes mais
profundos, entre outros acidentes.
Como é dever do empregador zelar pela integridade
física de seus funcionários, é obrigatório que ele disponibilize no
estabelecimento, pelo menos, um kit de primeiros socorros. Esse kit nada mais é
que uma caixa transportável com itens indispensáveis à prestação do socorro
imediato, em caso de acidentes, e cuja finalidade é facilitar os cuidados
básicos até que o atendimento médico compareça ao local.
O
que não pode faltar em um kit de primeiros socorros para empresas?
Certamente, você já deve ter se deparado com uma
icônica maleta com uma cruz nas cores branca e vermelha, que representa tão bem
o kit de primeiros socorros, não é? Essa pequena caixa transportável traz a
segurança de que, se houver qualquer acidente no local de trabalho, existem
recursos disponíveis para fazer um primeiro atendimento, o que ajuda a evitar
complicações.
Os riscos laborais são inevitáveis, mas com essas
medidas estabelecidas pela NR 7, os funcionários ficam resguardados e recebem
os primeiros cuidados, caso ocorram acidentes como pequenos cortes,
queimaduras, quedas, entre outros.
Itens indispensáveis em um kit de primeiros socorros
para empresas.
Instrumentos
básicos
ü tesoura
para recortes de materiais;
ü pinças
para retirar objetos encravados na pele;
ü tala
para imobilização;
ü termômetro;
ü medidor
de pressão;
ü colar
para imobilização cervical.
ü Material
para curativos
ü bolsas
térmicas para compressas quentes ou frias, ajudando a minimizar a dor após
fortes impactos;
ü gazes
para limpar ferimentos e fazer compressas e curativos;
ü algodão
para limpeza de ferimentos;
ü esparadrapos
para fixação de curativos;
ü curativos
adesivos para cortes, arranhões ou pequenos ferimentos;
ü ataduras
para enfaixar ou imobilizar áreas lesionadas;
Produtos
antissépticos e esterilizantes
ü soro
fisiológico, solução iodada, álcool, água oxigenada e sabão líquido
bactericida, para limpeza de equipamentos e cuidado dos ferimentos;
ü antissépticos
para combater a proliferação de microrganismos na pele;
Equipamentos
de proteção
ü Luvas cirúrgicas descartáveis,
para evitar o contato do socorrista com sangue e outras secreções corpóreas do
acidentado;
ü Óculos de proteção,
para barrar fluídos corpóreos lançados pelo ar;
ü Máscaras faciais,
para proteção do socorrista;
É importante lembrar de que o kit de primeiros
socorros não deve conter nenhum tipo de medicamento, nem mesmo analgésicos para
aliviar a dor. Essa determinação, em conformidade com o Decreto nº 20.931 e com
a legislação médica brasileira, estabelece que a prescrição médica é um ato
exclusivo de médicos ou de enfermeiros do trabalho.
Além disso, o kit de primeiros socorros deve estar
armazenado em um local estratégico e de fácil acesso, seguro e longe do calor e
da umidade. Entretanto, por questões de segurança, o manuseio desses utensílios
deve ser restrito apenas a poucos funcionários, que devem passar por um treinamento
de primeiros socorros e capacitação para prestar atendimento e fazer os
procedimentos iniciais.
Como
montar um kit de primeiros socorros para empresas?
Conforme estabelecido na NR 7, o kit de primeiros
socorros para empresas deve ser montado seguindo os direcionamentos do PCMSO e
considerando os riscos ocupacionais classificados pelo Programa de
Gerenciamento de Risco - PGR.
O PGR tem a função de identificar os riscos existentes
em determinadas atividades laborais. A partir desse programa, é possível
identificar as fontes de risco e garantir os materiais de primeiros socorros
necessários para cobrir possíveis acidentes decorrentes de determinadas
atividades, para que todos os colaboradores tenham uma cobertura de segurança.
Preferencialmente, o kit de primeiros socorros pode
ser montado por um profissional especializado em segurança do trabalho, embora
não seja uma regra. Ainda, segundo a legislação, o kit deve ser guardado e
mantido em um local adequado e acessível, sob a guarda de um profissional da
empresa que tenha sido treinado e capacitado para prestar atendimento de
primeiros socorros no ambiente de trabalho.
Como prevenir acidentes no ambiente de trabalho?
Melhor ainda que estabelecer ações corretivas é
investir em medidas para a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
Algumas formas de estimular a segurança nas empresas são investir em campanhas
de orientação a respeito do uso dos equipamentos de proteção individual e
incentivar o compliance da segurança e saúde do trabalho.
Assim, é possível reforçar a segurança e garantir que
os funcionários farão o uso correto dos equipamentos de proteção individual,
como protetores auriculares, óculos de proteção, capacetes, vestimentas
adequadas e máscaras. Em caso de um acidente que não foi possível evitar, o kit
de primeiros socorros da empresa servirá para tratar os ferimentos e aguardar
até que o colaborador seja encaminhado para o atendimento médico.
Como você viu, é obrigatório por lei que todo
estabelecimento tenha um kit de primeiros socorros para empresas. Esse kit deve
conter instrumentos básicos, materiais para fazer curativos, produtos
antissépticos e esterilizantes, além dos EPI’s necessários para que o
socorrista preste atendimento sem correr o risco de entrar em contato com
agentes contaminantes. Assim, a segurança no ambiente de trabalho é garantida.
Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e
não deixe de compartilhar nas redes sociais.
Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este
artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre
o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário