O QUE É PERMISSÃO DE TRABALHO PARA
ATIVIDADES EM ALTURA?
A Permissão
de Trabalho em Altura (PTA) é uma importante medida preventiva que
garante mais segurança para a execução de trabalhos arriscados. Ela faz parte
da gestão de riscos de empresas, estabelecendo diretrizes para ações em
situações de perigo, bem como formas de prevenção.
Entender a Permissão de Trabalho é
essencial em diversos segmentos econômicos. Além de ser uma exigência das
normas regulamentadoras, ela proporciona a realização de um trabalho seguro,
que preserva o bem-estar do trabalhador, em atividades arriscadas.
Neste artigo, entenda melhor o
conceito de PTA, sua importância e o que contém esse tipo de documento. Saiba
também a quem ele se destina e de quem é a responsabilidade de elaborá-lo. Boa
leitura!
O que é a permissão de trabalho em altura?
A Permissão de Trabalho em Altura (PTA)
consiste em um documento de autorização para a execução de serviços que
envolvem riscos de trabalhos
executados acima de 2 metros de altura.
Embora exista uma permissão de
trabalho específica para serviços realizados em altura, as PTA’s são
utilizadas para atividades que expõem os trabalhadores a outros riscos,
igualmente, considerados perigosos.
Exemplos disso são os serviços
executados em temperaturas muito altas ou muito baixas, os que tratam
diretamente com eletricidade ou os que são realizados em espaços confinados.
NR-35
A NR-35 é a norma que
estabelece como devem ser conduzidos os trabalhos em altura. Ela estipula a
necessidade de medidas de proteção contra quedas, assim como auxilia no
planejamento desse tipo de atividade. Além
disso, determina as obrigações da empresa, tais como:
· garantir a realização da análise de riscos;
· fazer a emissão de autorizações para trabalhos
em altura;
· assegurar as condições necessárias para
operação;
· fiscalizar a implantação das medidas
especificadas na NR-35.
O disposto na NR-35 se
refere às obrigações que o empregador deve cumprir para a execução de trabalhos
em altura com segurança. Nesse sentido, é importante garantir que as
autorizações para atividades nessas condições sejam emitidas de maneira eficiente
e sob supervisão.
Já o trabalhador tem as seguintes obrigações:
· colaborar com o empregador na implementação de
medidas de segurança;
· cumprir as disposições legais e os
procedimentos estabelecidos pela empresa em atividades que
envolvam trabalhos em altura;
· zelar pela própria saúde e pela dos seus
colegas durante a execução do trabalho.
Qual é a importância da PTA nas empresas?
A importância desse documento vai
muito além do controle de acesso dos colaboradores de uma empresa quando
trabalham em áreas de risco. Veja, a seguir, quais aspectos ela envolve.
Evita acidentes por desinformação ou
esquecimento
Ao discriminar os serviços a serem
realizados e as medidas preventivas que precisam ser aplicadas, a PTA evita a
ocorrência de acidentes por falta de informação ou esquecimentos.
Além disso, ao limitar o acesso de
profissionais às áreas de risco, a permissão protege os demais trabalhadores de
acidentes que ocorram no entorno do ambiente de trabalho. Dessa forma, garante
que apenas profissionais autorizados sejam liberados para o acesso ao local.
Orienta sobre como realizar os serviços
A PTA deixa bem claro o fluxo de
atividades que os trabalhadores devem seguir, indicando os cuidados necessários
para não haver erros de execução. É esse foco na descrição dos detalhes que
evita os acidentes.
Instrui ações em casos emergenciais
As instruções em relação ao que deve
ser feito em casos de acidentes e demais emergências são partes integrantes da
PTA. Elas garantem que os trabalhadores saibam exatamente como proceder nesses
casos.
O que contém na permissão de trabalho em
altura?
O documento que identifica a Permissão
de Trabalho em Altura contém os principais aspectos que devem observados nos
trabalhos que precisam ser executados em condições que apresentam riscos,
conforme comentamos a seguir.
Ações preliminares a serem feitas
Esse item descreve o que deve ser
feito antes de iniciar o trabalho, regras gerais para conferir a capacitação do
trabalhador, se houve a Análise Preliminar de Risco (APR), se os equipamentos
de resgate e materiais de primeiros socorros estão acessíveis, entre outros
pontos.
Além disso, o documento solicita
conferências relacionadas ao trabalho em altura, no sentido de verificar se o
trabalhador está atendendo aos seguintes
requisitos de segurança:
· ancoramento na linha de vida;
· uso de EPI’s adequados, como mosquetão com
dupla trava, cinto de segurança tipo paraquedista com travaquedas, talabarte em
Y, capacete com jugular, mosquetão com dupla trava, entre outros;
· existência de guarda-corpos;
· escadas fixas e andaimes estáveis.
Informações complementares
São informações que ampliam os
conhecimentos sobre a realização do trabalho, podendo variar conforme o tipo de
serviço a ser executado. Desse modo, servem para complementar as ações
preliminares e detalhar ações seguras.
Recomendações aos profissionais
Nesse tópico, são descritas
recomendações gerais sobre o serviço,
como:
· a atividade precisa ser interrompida em casos
de ventos fortes ou chuvas;
· caso haja alterações comportamentais dos
trabalhadores, a atividade deve ser interrompida;
· medidas específicas de segurança precisam ser
tomadas na proximidade de redes energizadas.
Para quem a PTA é destinada?
A PTA é destinada a todos os
trabalhadores envolvidos em atividades que precisam ser executadas acima de 2
metros, medida que configura o trabalho em altura.
Portanto, qualquer trabalhador que
realize trabalhos arriscados precisa obter esse tipo de permissão. Isso inclui
desde a instalação de uma rede de energia no topo de um poste até a troca de
uma lâmpada de shopping ou a instalação de ar-condicionado.
No entanto, é importante observar que
o trabalhador tem o direito de recusar o trabalho em altura caso não se sinta
confortável para atuar nessas condições. Nesse sentido, é essencial respeitar o
limite do profissional a fim de garantir seu bem-estar e sua segurança no
ambiente de trabalho.
Quem deve fazer a emissão?
Esse documento é geralmente
emitido pelo coordenador ou supervisor da obra e deve ser aprovado pelo
engenheiro de segurança da empresa. Mas vale ressaltar que ele é válido apenas
por determinado período, sendo cancelado após a conclusão do trabalho ou no
final do período estipulado.
Como vimos, a Permissão de Trabalho em
Altura é um importante documento que visa prevenir acidentes e assegurar o bem-estar
do trabalhador. A gestão precisa entender as questões burocráticas que envolvem
sua emissão, de forma a garantir a saúde e a segurança dos colaboradores.
Gostou do conteúdo? Conte para gente
nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais.
Siga o Blog e Deixe seu comentário e
compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem
sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário