ENTENDA
A CONSEQUÊNCIA DE NÃO REALIZAR A GESTÃO DE SSO NA SUA EMPRESA
Você sabia que não ter uma boa gestão de SSO na sua empresa pode resultar em
inúmeros prejuízos?
Segundo o Observatório
Digital de Saúde e Segurança do IBGE, apesar de muitas empresas conhecerem
as normas de saúde e segurança ocupacional, o número de acidentes de trabalho
que acontecem diariamente ainda é muito alto.
Isso o corre, devido ao fato das organizações que
precisam de implantar SSO em suas atividades, não possuírem o hábito de
gerenciar a saúde e segurança do trabalhador.
Esse descuido pode trazer prejuízos futuros para o
empreendimento e até mesmo custar a vida e o bem-estar físico e mental de um
funcionário.
A fim de conscientizar sobre a necessidade de realizar
a gestão de SSO na sua empresa,
trouxemos este artigo que aborda as consequências de não estar em conformidade
legal quando se trata de Saúde e
Segurança Ocupacional.
O
que são as normas de saúde e segurança ocupacional?
SSO é a sigla utilizada para Saúde e Segurança
Ocupacional, um conjunto de práticas que visa instruir ações que asseguram a
saúde e segurança dos trabalhadores em todo o espaço da organização e nas
dependências de suas atividades.
Desse modo, ainda que os colaboradores não estejam na
sede da empresa, é importante observar se as normas de SSO estão sendo
devidamente aplicadas quando os mesmos executam suas atividades laborais em
outras locações.
Qual
a relação da SSO com as Normas Regulamentadoras?
A Saúde e
Segurança Ocupacional - SSO, também conhecida como Saúde e Segurança do Trabalho – SST, é amparada pela ISO 45001 e também é tema de variadas Normas Regulamentadoras - NR’s.
As NR’s indicam
quais práticas as empresas precisam estabelecer e quais diretrizes devem ser
cumpridas para garantir a saúde e segurança do trabalhador.
Cada NR é
responsável por orientar os deveres e obrigações dos trabalhadores e das
organizações em determinados tipos de atividades.
No Brasil, há 38
Normas Regulamentadoras trabalhistas vigentes, sendo elas sobre trabalho em
ambientes fechados, trabalho em altura, prevenção contra incêndio, utilização
de produtos tóxicos, entre outros. Um dos temas mais relevantes refere-se às
atividades na construção civil e é amparado pela Norma Regulamentadora nº 18.
A NR 18
dispõe sobre condições de segurança dos trabalhadores na construção civil e
todas as atividades que se desenvolvem nos canteiros de obras. A NR18 permite saber a partir de quantos
metros de altura e números de funcionários deverá ser elaborado um PGR por profissional qualificado, por
exemplo.
Essa pequena demonstração de aplicação da NR 18, mostra o quão relevante é para
uma organização realizar a gestão de requisitos de seu negócio. No próximo tópico
trouxemos algumas desvantagens sobre este assunto.
Quais
as desvantagens de não ter uma gestão de requisitos para gerenciar SSO da sua
organização?
A legislação de SSO
no Brasil é extremamente completa! Quando devidamente executada, observando
todas as suas diretrizes, as empresas conseguem um resultado satisfatório na
prevenção de riscos e acidentes de seus colaboradores. O oposto acontece quando
a gestão de saúde e segurança não é colocado em prática!
Negligenciar
as instruções relativas a saúde e segurança dos trabalhadores pode resultar em:
· piora
da condição de saúde da equipe;
· desconhecimento
dos riscos do ambiente de trabalho;
· incapacidade
de elaborar a prevenção de acidentes, gerar redução das ocorrências e diminuir
custos;
· ambiente
de trabalho inseguro e sem o clima organizacional adequado;
· baixa
de produtividade e ausência de planejamento inteligente;
· reconhecimento
negativo no mercado.
Os prejuízos financeiros que podem decorrem da falta
de gestão de saúde e segurança ocupacional é enorme. Mas a maior consequência é
colocar a vida de um funcionário em risco. É importante lembrar que a ISO 45001 existe com a finalidade de
instruir que a organização se mantenham segura e os trabalhadores com boa saúde
física e mental.
Tornar a SSO
um princípio de toda empresa e uma cultura para os funcionários e ambiente
corporativo, além de grande necessidade é uma obrigação. Cuidar da saúde e
da segurança dos colaboradores da sua empresa faz parte da responsabilidade de
todo empregador.
Dessa forma, a SSO
bem gerenciada garante a segurança de trabalhadores e pode ser sinônimo de
menos prejuízo e mais lucros para sua organização. O reconhecimento por parte
da equipe é sempre positivo e a avaliação da empresa no mercado é vista com
bons olhos.
Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e
não deixe de compartilhar nas redes sociais.
Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este
artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre
o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário