O
QUE É E COMO FAZER UMA PERMISSÃO DE TRABALHO? SAIBA!
Diversas são as medidas preventivas aplicadas em prol
da segurança do trabalho e proteção da saúde dos colaboradores de uma empresa.
Entre elas, está a elaboração da Permissão de Trabalho, que é um documento
presente nas mais variadas Normas Regulamentadoras, e que tem como finalidade
garantir a realização das tarefas de alto risco de maneira segura.
Mas, você sabe qual a importância da permissão de
trabalho, como elaborá-la e quem são os responsáveis por emiti-la? Então, leia
este artigo para descobrir!
O
que é Permissão de Trabalho?
A Permissão de Trabalho (PT) é um documento que
possibilita o trabalho em ambientes de risco por um tempo determinado. Dessa
forma, a empresa garante que apenas os funcionários necessários para a execução
do serviço possam ter acesso à área de risco. Essa medida evita o acesso de terceiros
não autorizados, o que reduz o risco de acidentes ou doenças pela exposição aos
agentes causadores de risco no ambiente laboral controlado.
Como
fazer uma Permissão de Trabalho?
A Permissão de Trabalho serve para direcionar a
realização de atividades de alto risco e apresenta informações conforme as
etapas do serviço a ser feito pelo colaborador. A seguir, veja o passo a passo
de como elaborá-la.
Antes
de começar a atividades
· Visite
o local de trabalho e averigue os aspectos que representam perigo para a
execução do serviço e para a saúde do trabalhador;
· faça
a análise de risco ainda no ambiente laboral com o auxílio da equipe envolvida
na atividade para entender todos os pontos relevantes. Todas as fases do
serviço serão apontadas de maneira objetiva com a aferição dos perigos e
medidas preventivas que devem ser tomadas;
· colha
a assinatura dos integrantes do time e líderes no verso do formulário;
· elabore
a Permissão de Trabalho em conformidade com o serviço que será desenvolvido.
No
decorrer da atividade
· O
funcionário precisa assegurar que a área onde o trabalho será executado esteja
isolada e sinalizada;
· é
preciso respeitar todas as regras definidas na Permissão de Trabalho e qualquer
alteração precisa ser imediatamente informada para o responsável pela
elaboração do documento;
· a
Permissão de Trabalho precisa ficar em local visível para o líder;
· os
procedimentos devem ser lidos em voz alta e a assinatura dos participantes
precisam ser colhidas;
· caso
algo dê errado, é necessário que toda a equipe seja informada sobre o problema
e medidas preventivas precisam ser tomadas para impedir que a falha ocorra
novamente.
Após
a atividade
· É
preciso realizar uma inspeção-geral, retirando tudo que possa ter restado do
serviço, como materiais inflamáveis, lixo, ferramentas, entre outros;
· o
responsável pela atividade precisa devolver o formulário para envio ao setor
que cuida da segurança do trabalho.
Quem
pode emitir a Permissão de Trabalho
Os responsáveis pela emissão da Permissão de Trabalho
são os Técnicos ou Engenheiros de Segurança do SESMT, bem como bombeiros da
empresa. O requisitante é o responsável por monitorar e supervisionar de
maneira contínua o serviço durante a sua realização e, caso mudanças aconteçam,
a atividade precisa ser suspensa e o responsável por emitir o documento deve
ser imediatamente informado.
Como pode perceber, a Permissão de Trabalho é
importante não somente para permitir que um trabalhador realize um serviço
específico por tempo determinado, mas, também, é uma medida preventiva que vai
contribuir para a manutenção da segurança e saúde dos colaboradores da empresa.
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