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OFFICE E SEGURANÇA DO TRABALHO: SAIBA COMO SE ADAPTAR!
Com o incremento do número de colaboradores
trabalhando de casa, home office e segurança do trabalho precisam andar juntos.
Mesmo à distância, é possível promover uma adaptação suficiente para que os
riscos sejam eliminados ou reduzidos.
O fato de o colaborador estar em sua casa não
significa que não existam riscos à sua saúde ou a sua segurança. Cabe muita
orientação e acompanhamento para que tudo corra bem e as dificuldades sejam
resolvidas.
Quer saber mais? Continue a leitura e saiba como se
adaptar quando o assunto é home office e segurança do trabalho.
O
que é segurança do trabalho e para que serve?
Segurança do trabalho, na verdade, é um conceito
amplo, formalmente conhecido por Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Constitui
um elenco de diversas normas regulamentadoras legais aplicáveis, assim como de
medidas tomadas pelas empresas para proteção de seus colaboradores.
Essas iniciativas envolvem principalmente capacitação,
regramento nos procedimentos adotados, uso das técnicas de ergonomia e de
equipamentos de proteção individual (EPIs). Tudo para diminuir riscos à saúde e
proteger a integridade física dos colaboradores.
A segurança do trabalho é essencialmente preventiva e,
desse modo, inicialmente procura identificar os riscos existentes nas
atividades desenvolvidas para, em seguida, promover as ações e os cuidados que
eliminem ou minimizem as possibilidades de acidentes ou distúrbios com a saúde.
Qual
é a importância da segurança do trabalho em home office?
Quando o modelo de trabalho é home office, o ambiente
de realização das tarefas é controlado pelo próprio colaborador, uma vez que se
trata de sua residência. Dessa forma, aspectos como iluminação, ergonomia e
tempo de trabalho contínuo, entre outros, precisam ser adequadamente
considerados.
As
medidas preventivas da segurança do trabalho em home office precisam ser implementadas
com vistas, entre outras, a evitar:
· o
desenvolvimento de lesões por esforço repetitivo;
· distúrbios
musculares e de articulações em razão de fatores ergonômicos;
· o
desenvolvimento de estresse por efeito de sobrecarga e outros agentes;
· acidentes
do trabalho durante o trabalho em home office.
Além dos aspectos referentes aos riscos existentes, os
cuidados com saúde e segurança também promovem no colaborador uma sensação de
pertencimento, importante nos trabalhos isolados ou afastados da empresa. Por
sua vez, também atendem às exigências da legislação que permanecem como na
atividade presencial.
De todo modo, é importante considerar que o
colaborador vai trabalhar em um ambiente que não é da empresa e, por essa
razão, normalmente não passa por avaliações e medições da equipe de segurança
do trabalho. Assim, o setor de SST em relação ao home office ganha importância
nas orientações que deve fornecer.
Como
realizar a segurança do trabalho em home office?
Como você já deve ter percebido, um dos aspectos mais
importantes é promover a conscientização do colaborador para o cuidado com sua
saúde no trabalho realizado de casa.
Assim,
considere os seguintes aspectos da segurança do trabalho em home office:
· oriente
e capacite muito bem os colaboradores quanto aos cuidados e às iniciativas que
devem ser tomadas;
· oriente
também sobre a disciplina entre períodos de trabalho e períodos de descanso;
· implemente
e desenvolva uma cultura da segurança;
· forneça
mobiliário ergonômico;
· constitua
uma estação de trabalho eficiente;
· disponibilize
conexão adequada à internet;
· mantenha
a comunicação ativa, incluindo os aspectos de saúde e segurança;
· forneça
os EPI’s necessários;
· mantenha
um canal aberto sobre SST com todos os colaboradores em home office.
Como você pôde ver, home office e segurança do
trabalho podem estar de mãos dadas, mesmo à distância. Leve em conta o trabalho
isolado e as iniciativas que devem ser tomadas pela empresa para manter um
vínculo de engajamento e, ao mesmo tempo, estar sempre presente, especialmente
para os aspectos de saúde e segurança do colaborador.
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