segunda-feira, 16 de outubro de 2023

 





 

QUAL A DIFERENÇA DA BOTA BRANCA E PRETA?

 


Quando falamos em botas de segurança, EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual – temos de diversos modelos e para várias funcionalidades.

Para as botas de segurança de PVC e borracha, branca e preta, se engana quem pensa que a única diferença entre elas é a cor.

Saber a diferença entre uma e a outra é essencial para a sua segurança ou de seus funcionários, pois a cor da bota define qual tipo de proteção ela tem.

 

Será que você está usando a bota de segurança correta para o seu ofício?

A Bota Branca é mais indicada para ambientes higienizados e de área alimentícia, por ela ser branca está mais ligada à higiene. 

A Bota Branca, possui um alto teor de nitrila em sua composição. Com isso, ela acaba sendo uma bota mais resistente à produtos químicos, sangue, gordura animal, fungos, bactérias, ambientes refrigerados, ácidos, óleos, solventes e outros 

A Bota Preta é uma das mais procuradas, pois ela pode ser usada em ambientes externos, como fábricas, agricultura e serviços domésticos.

A Bota de Segurança Preta é resistente à água, protege os pés de objetos cortantes e é antiderrapante.

 

O que são botas de segurança?

Botas de segurança são calçados feitos especificamente para proteger o trabalhador de possíveis acidentes em seu ambiente de trabalho.

Quando falamos em botas de segurança temos diversos modelos como: bota de PVC branca, bota de PVC preta, botina de bico de aço, bota branca térmica, bota de couro, bota de borracha e muito mais.

 

As características das botas de segurança são:

·       Impermeabilidade;

·       Bota forrada com malha de poliéster;

·       Sem fechamento;

·       Cano médio ou longo;

·       Solado com aderência e estabilidade;

·       Biqueira de aço ou Composite.

 

Segundo a NR - 06, só pode ser considerada bota de segurança aquela que tem o certificado de aprovação - CA, esse certificado é emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Se em seu ambiente de trabalho for obrigatório o uso da bota de segurança, não deixe de usá-la, esse item é primordial para a sua segurança. Mas fique sempre atento à autenticidade da sua bota.

Isso porque a bota de segurança tem como objetivo proteger os seus pés de possíveis fatalidades no ambiente de trabalho, como escorregões, queda de água ou produtos molhados, choque e queda de materiais pesados ou cortantes.

Por isso, é sempre importante garantir a qualidade do seu produto. Dessa forma, você garante, também, a saúde de quem estará usando o material.

 

Quando utilizar a bota de segurança branca?

A bota de segurança branca é ideal nas indústrias de produtos alimentícios, como laticínios, abatedouro, frigorífico, entre outras. Além disso, também pode ser utilizada em lavanderias, restaurantes, hipermercados, açougues, hospitais, clínicas médicas, veterinárias e estéticas etc.

Ela é a indicada para esses locais pois aparenta ser mais higiênica e combina com uniformes brancos.

Temos também, botas de segurança branca com isolamento térmico. Ela controla a temperatura até -35º, pois possui um forro interno de lã sintética.

Esse tipo de calçado é indicado para quem trabalha em câmaras frias, açougues e restaurantes. 

 

Quando utilizar a bota de segurança preta?

A bota de segurança preta é indicada para profissionais que precisam de proteção contra: água, sujeira, objetos pontiagudos, gordura, entre outros líquidos.

Este tipo de bota é usado em indústrias químicas, petroquímicas, postos de gasolina, construção civil, usinas de cana, agricultura, zeladoria, saneamento básico etc.

Esse tipo de bota pode ter a cano baixo, médio ou alto. Pode conter biqueira de aço ou Composite, tornando sua bota mais resistente a materiais pesados e cortantes.

A bota de segurança de PVC ou mais conhecida como bota de borracha é muito resistente e é a melhor opção para quem trabalha em áreas com animais como escorpião e cobra.

 

Dica para utilizar melhor a sua bota

Para a bota de segurança não machucar, use sempre meias grossas, assim o pé não fica em contato direto com o material do calçado e evita ficar escorregando dentro da bota.

A segunda dica é: sempre que tirar a bota no final do dia deixe-a em um local arejado por algumas horas, assim a sua bota sempre estará em ótimo estado para uso.

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


Nenhum comentário:

    REGISTRO DE NÃO CONFORMIDADE - O QUE É E COMO FAZER NO SEU NEGÓCIO?   O registro de não conformidade é uma oportunidade única de m...