A
IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Existem diversas normas regulamentadoras sobre
segurança do trabalho e à medida que as empresas crescem, também aumentam os
riscos ligados à saúde do trabalhador, por isso, a gestão de SST - Saúde e
Segurança do Trabalho é muito importante.
A gestão de SST deve trabalhar com a prevenção para
que os ambientes de trabalhos sejam seguros. Ou seja, quando ocorre um acidente
é porque a gestão não foi eficiente ou porque o colaborador foi imprudente.
Raphael Garcia, CEO da OCUPPE – Prevenção e Proteção ao Trabalho, explica essa
importância, acompanhe!
Como
funciona?
A área de saúde e segurança do trabalho tem muitos
pontos importantes que vão desde a parte básica dos exames clínicos, que
compõem o ASO - Atestado de Saúde Ocupacional, até a realização de projetos de
Equipamentos de Proteções Coletivas - EPC’s, descrição de operação de
equipamentos e ainda treinamentos de segurança.
A
importância da gestão de SST é justamente para controlar essas obrigatoriedades
conforme cada segmento e riscos existentes e renovações, como:
Ø Fazer
treinamentos periódicos e reciclagem antes do vencimento;
Ø Realizar
exames de saúde ocupacional dos colaboradores antes de seu vencimento;
Ø Realizar
avaliações qualitativas e quantitativas;
Ø Atualizar
os programas de SST;
Todos esses documentos têm data de validade ou
necessidade de atualização constante conforme estabelecido nas NR’s
especificas. Por isso, a gestão vem antecipar o evento para que você não perca
esses prazos. Isso porque, pela legislação, após perder um prazo você já está
passível de multa.
Quais
são os principais aspectos da gestão de SST?
Ø Aumento de produtividade e evita
prejuízos – Implementar normas de saúde e segurança
do trabalho aumenta a produtividade da empresa, pois o colaborador se sente
valorizado, o número de afastamentos e custos decorrentes de acidentes e
doenças ocupacionais diminuem.
Ø Profissionais qualificados –
o conhecimento específico da área é fundamental para que se desenvolva
programas que ajudam a prevenir quaisquer danos à empresa e funcionário. Um
programa ou treinamento de SST desenvolvido de qualquer jeito, gera a ilusão de
que a empresa está atendendo a legislação, podendo ser surpreendida em uma
perícia ou até mesmo fiscalização.
Ø Equipe multidisciplinar –
Existem diversas normas obrigatórias a respeito de Saúde e Segurança do
Trabalho que toda empresa deve seguir. Para realizar uma gestão de SST, deve-se
ter um conhecimento profundo sobre elas, evitando multas e prejuízos. Por isso
é muito importante realizar a gestão de SST com uma equipe multidisciplinar ou
invés de apenas uma pessoa.
Ø Antecipa acidentes –
a gestão de SST é importante para a prevenção de acidentes. Dessa forma, com as
verificações no ambiente de trabalho e constantes atualizações dos programas de
prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, somando com o treinamento
correto, os colaboradores entendem sua importância e utilizam os equipamentos
corretamente.
Ø Treinamentos –
Os treinamentos são muito importantes. Por isso, é função da gestão de SST
verificar o quanto ele foi eficaz, se foi feito corretamente e os momentos
ideais de realizar as reciclagens, quando aplicável. Dessa forma, muitos acidentes
são evitados.
Gestão
terceirizada
Apesar de existirem normas obrigatórias, muitos
empresários não as conhecem e, por isso, é importante a contratação de uma
empresa especializada, já que uma gestão terceirizada irá executar todo o
trabalho voltado para o cumprimento das normas vigentes, não permitindo que a
organização sofra penalidades e com custos muito mais atrativos do que compor
um departamento interno voltado para essa tarefa. Também irá ajudar na
implementação de um Sistema de Gestão em Saúde e Segurança adequado à realidade
daquela empresa.
A terceirização da gestão de SST trabalha oferecendo
auxílio para as empresas que ainda não possuem um setor de segurança ou que
precisam de algum complemento como o apoio de profissionais especializados para
o departamento já existente.
Uma das vantagens de terceirizar a gestão de SST é que
a empresa contratada tem o conhecimento específico de Saúde e Segurança do
Trabalho que são necessários através de uma equipe multidisciplinar. A
Segurança do Trabalho se aplica a empresas de todos os segmentos, no entanto,
cada um tem suas características e riscos específicos, e uma consultoria irá
identificar cada um.
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