SAIBA
COMO PROPORCIONAR QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Considerada um requisito básico para a melhoria do
desempenho dos colaboradores, a qualidade de vida no trabalho está diretamente
ligada ao desempenho e à produtividade na empresa.
Observa-se que, quanto mais a empresa investe na
qualidade de vida do trabalhador, melhores são os resultados que ele alcança
para a organização. Além disso, ele se sente mais satisfeito, e diversas
oportunidades são criadas para melhorar o clima organizacional e a
produtividade da equipe.
Mas, afinal, como a empresa pode melhorar a qualidade
de vida dos colaboradores? No post de hoje, abordaremos como proporcionar
melhorias no trabalho para alcançar qualidade de vida. Continue a leitura e
saiba mais sobre o assunto!
O
que é qualidade de vida no trabalho?
Trata-se de um conjunto de ações de uma organização
que envolve a implantação de melhorias e inovações no ambiente de trabalho, a
fim de aumentar a satisfação profissional e a produtividade dos funcionários de
uma empresa.
Essa satisfação é otimizada a partir da compreensão
das necessidades dos colaboradores, criando oportunidades para o
desenvolvimento de carreira e a distribuição de métodos adequados para
alcançá-la.
Vale ressaltar que a qualidade de vida no
trabalho é diretamente proporcional ao desempenho dos funcionários. Ou
seja, se a sua equipe estiver satisfeita e motivada com os processos de
trabalho adotados, certamente alcançará altos níveis de produtividade.
O
que fazer para que seus funcionários tenham qualidade de vida?
Algumas estratégias eficazes podem ajudar a manter sua
equipe mais motivada e produtiva, melhorando a qualidade de vida na
sua empresa. Confira!
Oferecer
feedbacks
O feedback contínuo serve como um guia para mostrar ao
funcionário se ele está ou não no caminho certo. Quando utilizado para
incentivar e orientar, e não apenas para criticar, faz com que o profissional
se sinta seguro e bem orientado, o que reflete diretamente na sua autoestima e
na qualidade de vida.
Reconhecer
os esforços
Valorizar, parabenizar e elogiar são atitudes que
demonstram que a empresa reconhece o trabalho desenvolvido pelos profissionais.
Reconhecer o esforço e o trabalho bem-feito é um aspecto essencial para
promover a qualidade de vida, pois mantém os profissionais constantemente
motivados.
Melhorar
as condições de trabalho
Proporcionar um ambiente físico adequado, confortável
e seguro garante a satisfação dos colaboradores. Quando não
cumpridos, esses fatores afetam o seu rendimento na empresa.
Oferecer
flexibilidade quanto aos horários
Se a equipe cumprir com o planejamento e tiver
organização na realização das tarefas, isso fará com que ela trabalhe melhor e
com mais agilidade e, consequentemente, vai garantir uma maior qualidade de
vida.
Implantar
programas de qualidade de vida
Essa é uma ótima opção. Práticas de ambientação,
ginástica e massagem diminuem o nível de estresse no ambiente de trabalho.
Outro fator importante diz respeito à saúde emocional dos colaboradores. Um
funcionário que se encontra debilitado, devido ao excesso de trabalho, pode
comprometer as atividades da empresa.
Por fim, o setor de recursos humanos exerce um papel
fundamental na manutenção da qualidade de vida profissional.
Diversos
benefícios podem ser observados com o aumento desse indicador. Entre eles,
podemos destacar:
ü redução
da rotatividade de pessoal;
ü aumento
da qualidade dos produtos e serviços;
ü redução
dos custos;
ü melhoria
da saúde dos colaboradores — isso inclui o absenteísmo, afastamentos e
conflitos interpessoais;
ü melhoria
do clima organizacional;
ü elevação
dos resultados.
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