INVENTÁRIO DE RISCOS:
TUDO QUE O TST PRECISA SABER
Apesar de não trazer um modelo pronto de PGR, a NR-01
traz a estrutura do inventário de riscos, como podemos observar em seu item
1.5.7.3.2. Então, vamos ver o que a NR exige que o inventário possua,
estruturalmente falando.
Caracterização dos processos e ambientes de trabalho
Aqui, deve-se caracterizar o que a empresa faz, como
um todo (como são os processos), e os ambientes existentes na empresa. O que
significa “caracterizar”? Meio óbvio, mas, significa dar as características,
evidenciar, informar os processos de trabalho e seus ambientes, de modo que
conste no inventário uma visão geral do que vem pela frente.
Caracterização
das atividades
Assim como fizemos com os processos e os ambientes de
trabalho, é necessário caracterizar as atividades que são realizadas dentro
desses ambientes, o que os funcionários fazem, como são suas atividades de
trabalho. Precisamos fazer esta caracterização justamente para identificarmos a
existência de perigos e riscos.
Perigos
e Riscos
Descrição de perigos e de possíveis lesões ou agravos
à saúde dos trabalhadores, com a identificação das fontes ou circunstâncias,
descrição de riscos gerados pelos perigos, com a indicação dos grupos de
trabalhadores sujeitos a esses riscos, e a descrição das medidas de prevenção
implementadas.
Análise
preliminar
Dados da análise preliminar ou do monitoramento das
exposições a agentes físicos, químicos e biológicos e os resultados da
avaliação de ergonomia nos termos da NR-17. Ou seja, os agentes que podem ser
quantificados devem ser informados nesta etapa, com sua devida análise
quantitativa.
Matriz
de Riscos
A NR-01 não usa o termo “matriz”, mas aqui é o momento
onde indicamos sua elaboração. A norma pede avaliação dos riscos, incluindo sua
classificação, e isso é possível mediante a matriz de riscos. Vamos obter a
classificação do risco cruzando seus níveis de probabilidade e severidade.
Como comentei antes, a NR-01 não entrega um modelo
pronto de PGR, até porque cada empresa vai ter suas particularidades e fica complicado
ter um modelo pronto que atenda a todas. Mas ela dá as diretrizes, a estrutura
que o documento deve ter, o que já é uma mão na roda na hora de fazer sua
elaboração, concorda?
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