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DICAS PARA UM DDS EXCELENTE
O Diálogo Diário de Segurança, chamado carinhosamente
de DDS, é uma das principais ferramentas da Segurança do Trabalho na busca por
evitar acidentes.
Utilizado com frequência (ou pelo menos deveria, pois
chama-se “diário”) requer algumas habilidades específicas para que possa
cumprir seu papel, afinal, não é tão fácil prender a atenção do pessoal durante
10 ou 15 minutos todo santo dia.
Eu sei que em algumas situações não há disponibilidade
para o diálogo ser diário, e acaba rolando o “DSS” (Diálogo Semanal de Segurança),
mas isso não diminui a importância desta ferramenta. Aliás, pelo contrário,
pois o diálogo passa a ser mais “raro” e precisamos otimizar aquele tempo.
Justamente por precisarmos ser mais assertivos é que
precisamos trabalhar com todas as armas a fim de reter a atenção do nosso
público, o que não é nada fácil. Mas calma que é exatamente por isso que
trouxemos este conteúdo, fica com a gente e acompanha as dicas que trouxemos.
Vamos lá?
1.
Utilize local adequado
DDS é um tipo de treinamento onde os colaboradores
devem prestar a máxima atenção possível no conteúdo ministrado. É ideal que
seja feito no “habitat natural” da equipe, em seu setor de trabalho. Caso não
seja possível, utilize uma sala ou recinto que comporte o pessoal. Por se
tratar de um treinamento importante e muito curto, evite locais com ar
condicionado ligado, slides e luz apagada, visto que os trabalhadores podem dar
mais importância ao sono que vai chegar do que ao conteúdo ministrado.
É claro que, em algumas situações, pode ser interessante
levar um conteúdo diferente com slides ou vídeos, pontualmente e sincronizado
com o tema abordado, mas se for recorrente, o tiro pode sair pela culatra.
2.
Fale para o seu público
Utilize linguagem condizente com o público que está
lhe assistindo. Se são engenheiros (só um exemplo) pode usar um vocabulário
mais robusto e rebuscado. Se são pedreiros em uma obra, a abordagem será outra.
O mais importante é que seu público entenda a mensagem que está sendo passada
naquele momento. É isso que vai fazer total diferença no trabalho a ser
executado. Eles precisam entender e compreender o que está sendo dito, senão, é
tempo perdido e trabalho jogado fora. Comunicação assertiva é responsabilidade
do emissor.
3.
Postura
Evite imprimir temas prontos para fazer leitura. É
normal imprimir temas de DDS, porém, utilize como base. Estude o que você
imprimiu e fale com propriedade sobre o assunto. Leia apenas em último caso.
Uma notícia, uma história ou algo que foge do seu entendimento, mas que seja
fundamental que o pessoal tome conhecimento. Evite falar olhando para cima, para
baixo ou pro nada. Olho no olho passa confiança e credibilidade, “encare”
os colaboradores cobrando atenção deles naquele momento apenas com o olhar,
desta forma você inibe seu público a fazer outra coisa que não seja te olhar
também, chamando atenção para si.
4.
Incentive a participação dos colaboradores
Alguns vão querer participar mais, outros menos, mas é
importante deixá-los falar para que sintam que possuem voz ativa. Deixe-os contar
casos e dar exemplos. Assim, você vai acabar aprendendo muito com eles também,
afinal, não somos o Google para saber de tudo. O nome da ferramenta é “diálogo”
e não “monólogo”. Traga o pessoal pra palestrar, faça-os falar e expor suas
fraquezas e necessidades. Uma boa sugestão é fazer com alguns também ministrem
DDS de vez em quando, sob sua supervisão. Lembre-se: quem ensina precisa
aprender antes, portanto, esta participação vai otimizar o aprendizado deles
também. Além disso, a tendência é que com o DDS sendo ministrado por um
trabalhador, os outros prestem atenção também, justamente por ser algo que foge
da rotina.
Finalizando…
Ouvimos falar sobre DDS desde a época do curso
técnico, não é verdade? Mas o que vejo, de um modo geral, é que as empresas
utilizam esta ferramenta apenas para cumprimento de protocolo. Passam uma lista
de presença e não dão tanta importância com o resultado, o que vale é “provar
que o DDS aconteceu”.
Então, já que precisamos utilizar a ferramenta, vamos
tentar otimizar seu aproveitamento, indo além do procedimento padrão de
recolher assinaturas. Vamos tentar fazer com que este momento sirva, de fato,
para contribuir com a saúde e segurança dos trabalhadores. Vale a pena e o
resultado pode ser gratificante!
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