O
PAPEL DO RH NA SEGURANÇA DO TRABALHO
Profissionais de Recursos Humanos têm atuação direta
na relação com os demais empregados e garantem o bem-estar coletivo.
A visão das empresas sobre a área de Segurança e Saúde
do Trabalho - SST mudou bastante nas últimas décadas. Não é mais possível
enxergar as ações como uma série de cuidados individuais a serem tomados pelos
empregados. É essencial pensá-las de forma integrada à estratégia do negócio,
garantindo que haja um plano de proteção coletiva em funcionamento. Isso
envolve, entre outros fatores, capacitar e valorizar o capital humano, de forma
a garantir o bem-estar de todos.
Essas questões são diretamente ligadas aos
profissionais de Recursos Humanos, que têm uma visão mais ampla da empresa, com
acesso direto às lideranças e informações sobre o quadro de funcionários.
Graças à capacidade de promover diálogo entre os diversos departamentos e aos
dados disponíveis para análise, o RH pode assumir um papel de destaque nas
ações de SST. Isso envolve o controle do absenteísmo, a marcação de exames
periódicos, a organização de campanhas de vacinação, entre outras ações que
podem ser elaboradas.
Mas o ponto inicial de todo esse trabalho conjunto é o
processo seletivo. Nele é possível recrutar profissionais qualificados,
comprometidos com as questões de SST e alinhados aos valores da empresa. E,
desde o princípio, é preciso reforçar a importância das ações de segurança com
os novos funcionários, criando uma verdadeira cultura organizacional em torno
do assunto. Afinal, para que as ações sejam efetivas, é preciso que todos
estejam comprometidos de fato.
Além disso, o RH atua em parceria com as lideranças no
planejamento das ações – inclusive os programas de prevenção e conscientização.
Para isso, é possível contar com o apoio dos recursos tecnológicos, que
oferecem os insumos necessários para criar estratégias mais assertivas.
“A tecnologia automatiza os processos da área, os
tornando mais dinâmicos, reduzindo custos e deixando a empresa mais próxima dos
seus colaboradores. Ou seja, permite que o RH desempenhe este papel
estratégico, otimizando tempo, melhorando processos, aumentando o conhecimento
sobre os colaboradores e permitindo análises que apoiam a liderança da
empresa”, explicam as profissionais da área Ana Dávalos e Karine Canineo em
artigo publicado no Jornal Contábil.
Com isso, os profissionais da área contribuem com uma
visão sistêmica da empresa, de forma a gerenciar, orientar e fiscalizar as
ações realizadas junto aos funcionários. Assim é possível antecipar riscos e
dar senso de urgência para as questões mais importantes.
Como
o RH pode contribuir?
Para que a atuação do RH em parceria com a área de SST
seja mais efetiva, é preciso que haja um planejamento de atuação, com previsão
de investimentos e ações a serem realizadas. Quando os profissionais de
recursos humanos estão capacitados e conscientes do seu papel, podem contribuir
com a criação de um ambiente de trabalho mais saudável para todos.
Algumas
das ações que podem ser tomadas são:
· Abrir
canais de interlocução com os funcionários, em que eles se sintam livres para
expressar as opiniões e as sugestões com relação aos procedimentos de SST
adotados pela empresa. Assim, é possível gerar um senso de pertencimento e
estimular o engajamento das equipes;
· Promover
capacitações (palestras, cursos, workshops, simulações etc.) sobre temas
relativos à segurança e à saúde no ambiente laboral, com temas que dialoguem
diretamente com a realidade dos funcionários;
· Garantir
boas condições de trabalho e realizar um trabalho de prevenção com relação à
saúde mental dos funcionários, observando o ambiente e antecipando possíveis
cenários de risco;
· Conhecer
os programas de SST presentes na empresa para aplicá-los na área de RH, seja
pela análise dos resultados para propor melhorias, seja pela implementação de
ações para contribuir com a conscientização dos colaboradores;
· Em
muitas empresas, o RH é responsável por cuidar da comunicação interna e da
institucional. Nesses casos, é preciso criar campanhas para manter os
funcionários bem-informados sobre as questões de SST e contribuir para aumentar
o engajamento com as ações realizadas;
· Definir
os papéis dos funcionários dentro do esquema geral da empresa, com atribuições
bem definidas para o cargo e que contemplem as questões envolvendo a segurança
e saúde coletiva;
· Criar
programas voltados para melhoria do bem-estar físico e mental dos funcionários,
como a realização de ginástica laboral, cuidados com a ergonomia e
acompanhamento psicológico efetivo;
· Em
alguns casos, fornecer os equipamentos de proteção individuais (EPI’s) e
coletiva (EPC’s), verificando questões ligadas ao estoque, validade e troca
desses materiais.
Cuidados
em SST
Como mostrado, as ações de Segurança e Saúde do
Trabalho têm uma ligação direta com o setor de Recursos Humanos. Para adequar
esses processos à legislação, é preciso contar com o apoio de quem entende do
assunto. Com 30 anos no mercado de SST, a Ocupacional possui profissionais
capacitados para avaliar sua empresa e propor a melhor solução para seu caso.
Venha ver como podemos lhe ajudar.
Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e
não deixe de compartilhar nas redes sociais.
Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este
artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre
o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário