CONHEÇA
OS 8 PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
A legislação trabalhista
brasileira é bastante complexa e abrange diversas regulamentações sobre saúde e
segurança do trabalho todas com a finalidade de garantir o bem-estar dos
colaboradores.
No dia a dia, muitos
profissionais estão expostos a uma série de agentes externos, que variam de
acordo com o ramo de atuação da empresa. Para que essa exposição não cause
problemas, é fundamental localizar os perigos reais.
Nesse sentido, as
avaliações quantitativas e qualitativas são indispensáveis. Com os equipamentos
de medição de segurança do trabalho, é possível identificar as ameaças
presentes em cada ambiente. O mapa de riscos resultante deve embasar a
definição de ações corretivas e preventivas em todas as etapas do processo
produtivo.
Vale lembrar que
acidentes e doenças ocupacionais podem gerar responsabilidade penal, civil,
administrativa e trabalhista. Assim, o empregador é obrigado a arcar com
indenizações, despesas médicas e fica sujeito a outras penalidades.
Além da repercussão
negativa, essas ocorrências também provocam impactos em vários indicadores de
produtividade e de desempenho, nos custos gerais e na imagem perante o mercado.
Porém, para utilizar
corretamente os equipamentos de medição de segurança do trabalho, é preciso,
primeiramente, compreender quais são os principais riscos que envolvem os
colaboradores. Acompanhe!
Situações
de risco
Existem,
basicamente, cinco grupos de risco que devem ser observados:
✔riscos
físicos: ruídos, vibrações, radiações, frio, calor, pressões
anormais e umidade;
✔riscos
químicos: exposição a gases, poeira, vapores ou produtos
químicos;
✔riscos
biológicos: exposição a vírus, bactérias,
protozoários, fungos, parasitas, bacilos ou outros microrganismos;
✔riscos
de acidentes: ambientes e comportamentos inseguros,
como layouts inadequados, armazenamento incorreto de materiais, uso de
matéria-prima fora de especificação, maquinário sem proteção, iluminação
excessiva ou insuficiente, instalações elétricas defeituosas, contato com
animais peçonhentos ou chance de incêndio;
✔riscos
ergonômicos: dependem da forma como a tarefa é
executada, do esforço físico, de posturas incorretas, de jornadas de trabalho
prolongadas, da repetitividade e de circunstâncias causadoras de estresse.
Equipamentos
de medição de segurança do trabalho
Depois de conhecer todos
os riscos, é preciso identificar quais equipamentos de medição de segurança do
trabalho podem ser utilizados na empresa.
É importante salientar
que esses equipamentos são ferramentas de apoio e devem suportar o
desenvolvimento de programas internos, tais como o PPRA (Programa de Prevenção
de Riscos Ambientais), o PCMSO, (Programa de Controle Médico de Saúde
Ocupacional), o PCA (Programa de Conservação Auditiva) e o PPR (Programa de
Proteção Respiratória).
Saiba para que servem e
como funcionam 8 desses aparelhos:
1.
Anemômetro
O anemômetro mede a
velocidade do ar e a direção do vento, e é bastante usado no caso de trabalhos
em áreas abertas. Podem ser classificados em diversas categorias, tais como:
anemômetros de concha, de hélice, de rotação, de veleta, de tubo de pressão e
de ultrassom.
2.
Decibelímetro
Os decibelímetros mais
simples oferecem apenas a leitura imediata dos níveis de ruído do ambiente. Já
os mais modernos, possuem memória para armazenamento de dados, o que permite a
criação de um histórico de medições.
Por ressonância, um
oscilador interno vibra na frequência do som que chega pelo microfone, gerando
uma leitura precisa. Em geral, os decibelímetros comercializados no Brasil
operam entre 30 a 140 decibéis.
3.
Dosímetro
O dosímetro é utilizado
para verificar o nível de ruído ao qual o profissional está submetido, durante
determinado período. Esse equipamento de medição de segurança do trabalho é
fixado no corpo do colaborador e por isso, permite uma avaliação ainda mais
exata.
Na verdade, o dosímetro
toma como base parâmetros preestabelecidos e inseridos em sua programação,
indicando apenas uma comparação entre os valores encontrados e o padrão.
4.
Luxímetro
O luxímetro mede a
Iluminância, ou seja, a luz distribuída em uma superfície ou área. De acordo
com as normas técnicas, cada ambiente tem um nível de iluminação adequado que
deve ser garantido.
O aparelho funciona
transformando a luz captada, natural ou artificial, em corrente elétrica e
assim, a quantidade de luz é mostrada no visor.
5. Higrômetro
O higrômetro é usado para
medir a umidade relativa do ar. Esse aparelho é especialmente importante para
estudos do clima e para verificar as condições de ambientes fechados, onde
altos níveis de umidade poderiam causar danos como museus ou bibliotecas.
6.
Monitor de IBUTG (Índice de Bulbo Úmido e Termômetro de Globo)
O monitor de IBUTG também
é conhecido como medidor de stress térmico e permite a avaliação do calor. Esse
equipamento é mais utilizado em siderúrgicas, espaços confinados com temperaturas
elevadas ou ainda para acompanhamento de trabalhos realizados sob o sol.
O uso do IBUTG é
fundamental para que a empresa atenda às exigências da NR15 e NHO 06 (Norma de
Higiene Ocupacional), que determinam os limites de exposição máxima permitidos
no país.
7.
Explosímetro
O explosímetro é um
equipamento de medição de segurança do trabalho usado para avaliar a presença
de misturas inflamáveis ou explosivas na atmosfera. Para realizar o teste,
o aparelho coleta os gases do ambiente e os mantém em contato com um filamento
aquecido. A partir da queima desses gases, é possível determinar a presença ou
não de agentes perigosos.
Entretanto, o
explosímetro gera apenas resultados quantitativos, e não qualitativos. Ou seja,
o equipamento pode detectar a presença e a concentração de um gás ou vapor
inflamável na amostra, mas não consegue diferenciar um elemento específico na
composição.
8.
Medidores de vibração
Os medidores de vibração
são utilizados para avaliar a intensidade das vibrações nos braços, mãos e
corpo do colaborador, durante a realização das atividades de rotina. Os
compactadores, britadeiras, marteletes e lixadeiras estão entre os principais
causadores desse tipo de efeito. Esse aparelho mede tanto as vibrações
localizadas, como as que são reproduzidas em máquinas de grade porte, como
tratores e guindastes.
Desse modo, é fácil
compreender a necessidade por equipamentos de medição de segurança do
trabalho em todas as empresas. Com essas análises, é possível definir
medidas protetivas e ações preventivas, visando a saúde e o bem-estar dos
colaboradores.
Investimentos em
infraestrutura e treinamento das equipes, adoção de novos EPIs e a implantação
de pausas programadas e rodízios de tarefas, são atitudes que contribuem para
uma gestão mais inteligente do capital humano.
Paralelamente, ao reduzir
a incidência de acidentes e doenças ocupacionais, a empresa também consegue
aumentar a produtividade e evitar despesas adicionais.
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