PORQUE
IMPLEMENTAR 5S NA MINHA EMPRESA
A princípio, o bom ambiente
de trabalho é um dos principais fatores para a realização eficaz das
atividades diárias de uma empresa. Assim, é fundamental que o local de trabalho
seja limpo, organizado e eficiente. Esses resultados podem ser alcançados com a
metodologia 5S.
Contudo, a metodologia 5S é
uma ferramenta utilizada no pensamento Lean, que visa eliminar etapas que não
agregam valor ao produto final e tornar o processo enxuto. Vale ressaltar, que
o 5S pode ser aplicado em pequenas e grandes empresas, desde escritórios até
fábricas.
Além disso, essa metodologia
possui inúmeros benefícios e com um auxílio profissional, pode ser facilmente
implantada em uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte. Nesse sentido,
vamos entender um pouco melhor sobre esse método a seguir.
O que é 5S?
Primeiramente, o 5S surgiu no
Japão pós segundos guerra, com o objetivo de auxiliar o país a se reerguer,
tendo em vista que nesse período seria fundamental um desenvolvimento rápido e
com mínimo desperdício de recursos.
Dessa forma, essa metodologia
promove um ambiente de trabalho sustentável e eficiente por meio de cinco
termos em japonês que se traduzem em:
- Seiri – Senso de Utilização;
- Seiton – Senso de Organização;
- Seiso – Senso de Limpeza;
- Seiketsu – Senso de Padronização e Saúde;
- Shitsuke – Senso de Disciplina.
Nesse sentido, implementar
esse mecanismo em sua empresa pode trazer inúmeros benefícios, que vão desde a
maior facilidade em manter o local de trabalho arrumado até o aumento do lucro
por conta de menores perdas decorrentes da desorganização.
Vamos nos aprofundar mais em
cada etapa do 5S:
5S – Seiri – senso de
Utilização
Nesse sentido, o termo se
refere ao senso de utilização, que nada mais é do que analisar e decidir quais
materiais e/ou etapas de produção são fundamentais para chegar ao produto
final.
Além disso, são descartados os
materiais que não possuem um papel relevante na produção, já que manter esses
produtos desnecessários aumentam o custo de controle de estoques e
são potenciais objetos de distração.
Portanto, é necessário achar
um balanceamento entre os dois tipos de materiais, visto que é muito difícil
uma eliminação total dos elementos irrelevantes.
Como
o seiri é feito?
Para implementar tal etapa é
necessário se perguntar:
- Quantas ferramentas são necessárias nessa área?
- As máquinas/peças estão devidamente classificadas?
- O ambiente está livre de potenciais produtos nocivos?
- Há materiais sendo desperdiçados?
- A periodicidade da manutenção dos equipamentos é adequada?
5S – Seiton – Senso de
Organização
Consiste em organizar as
ferramentas e os materiais de modo que qualquer funcionário consiga
localizar-se e entender o processo facilmente.
Nesse sentido, o objetivo
desse processo é organizar e alocar os recursos de forma inteligente. Assim, a
produção será mais ágil por conta do fácil acesso aos recursos.
Além disso, essa etapa
facilita a limpeza do local, diminui o estresse dos trabalhadores e reduz
custos por conta do maior controle sobre os recursos.
Como
o seiton é feito
Do mesmo modo, para implantar
o Seiton, deve-se deixar as ferramentas mais utilizadas em locais visíveis e em
compartimentos que permitam a fácil retirada destas.
Nesse sentido, as ferramentas
mais utilizadas devem estar alocadas próximas às máquinas nas quais são
empregadas.
Por outro lado, as pouco
utilizadas devem ficar em armários devidamente etiquetados, para que não
atrapalhem na busca pelas ferramentas mais manuseadas e ainda sim sejam
facilmente localizadas.
5S – Seisou – Senso de Limpeza
Mantenha o local e as
ferramentas de trabalho limpas com a metodologia 5S
Essa etapa foca na limpeza do
local de trabalho e dos equipamentos usados.
Para sua implementação,
deve-se estabelecer um padrão de limpeza na empresa a fim de manter as
ferramentas sempre limpas e evitar uma degradação mais acelerada delas, além de
evitar desperdício de tempo com limpeza pesada.
Assim, os benefícios mais
relevantes desse processo são a redução dos acidentes de trabalho, diminuição
da manutenção por conta da má conservação e aumento da produtividade, derivada
do maior bem estar dos funcionários.
Como o seisou é feito?
Nesse processo, são montadas
pequenas equipes para limpar cada área da fábrica ou escritório. Em seguida,
são realizadas inspeções de máquinas e compartimentos afim de detectar quais
pontos pecaram na higienização.
Feito isso, são definidos
métodos de limpeza de acordo com cada material e geralmente desmonta-se a
máquina (se houver), para checar se esta opera dentro das especificações.
Seja como for, em alguns
casos, uma empresa terceirizada tenha que ser contratada. Nesse sentido,
deve-se balancear os custos e o tempo que seria aplicado naquela atividade,
para ver o que compensa mais.
5S – Seiketsu – Senso de
Padronização e Saúde
Saúde é um fator fundamental
em qualquer ambiente de trabalho
Antes de tudo, esse processo é
voltado para o lado humano da empresa. Logo, nele são levados em conta a saúde
física e mental dos trabalhadores e tem como objetivo proporcionar a melhor
vivência entre o local de trabalho e o funcionário e assegurar que as etapas
anteriores sejam cumpridas.
Além disso, ele visa enraizar
normas e valores que permitam a manutenção do local e do bem-estar do
trabalhador.
A higiene pessoal e a do
ambiente de trabalho são fundamentais para que o Seiketsu seja concretizado.
Esses fatores são importantes pois permitem a realização segura das atividades
diárias.
Para que tais exigências sejam
cumpridas, deve-se atentar também às condições ergonômicas do local, tais como
a presença de ruídos, goteiras, fios expostos, locais mal sinalizados e etc.
Como o seiketsu é feito?
Algumas perguntas podem ser
feitas para iniciar e estruturar esse processo:
- Qual a fonte de sujeira desse setor?
- Qual o nível de ruído nesse setor?
- Existe algum perigo aparente para os funcionários?
- A temperatura do ambiente é adequada?
- É necessário algum equipamento de segurança nessa tarefa?
5S – Shitsuke – Senso de
Disciplina
Organize e planeje suas
atividades com o 5S
Por fim, a quinta e última
etapa consiste na autodisciplina, a qual será essencial para assegurar que os
passos anteriores sejam mantidos após a realização do 5S.
Nesse processo se estabelece o
que é preciso para que os funcionários mudem sua mentalidade acerca da limpeza,
organização, bens essenciais e etc.
Como o shitsuke é feito?
A implementação dessa etapa é
feita por meio de novas normas e rotinas. O cumprimento destas deve ser cobrado
de todos os funcionários da empresa, desde estagiários até os cargos mais
altos.
Nesse sentido, deve-se colocar
fotos em murais de como o local deve ser mantido, como forma de modelo a ser
seguido. Além disso, é interessante também criar listas de afazeres para cada
departamento, e as colocar em local visível, para que assim as tarefas sejam
sempre lembradas.
No geral, essa etapa é mais
ampla e depende muito de como cada empresa funciona internamente, isto é,
deve-se implementar um método de acordo com o perfil dos funcionários.
Dessa forma, caso estes forem
mais organizados, pode-se mandar e-mails semanais com as tarefas de cada
semana. No entanto, se estes forem menos responsáveis, pode-se colocar um mural
com um bom padrão visual para relembrá-los de suas tarefas.
Resultados esperados do 5S
Após a implementação do 5S,
espera-se primeiramente uma mudança comportamental dos trabalhadores, que por
sua vez vão aparentar maior satisfação ao chegar no local de trabalho limpo e
organizado.
Além disso, é esperado um
menor desgaste de máquinas e portanto menores custos com manutenção. Somado a
isso, há também uma redução expressiva do tempo de produção, já que o tempo
perdido procurando materiais e ferramentas é suprimido.
O 5S promove também a maior
segurança e saúde dos trabalhadores por conta da maior limpeza e das regras
ergonômicas implantadas.
Em síntese, o 5S promove uma
melhoria na qualidade de vida dos funcionários no local de trabalho, reduz o
tempo de produção e aumenta os lucros da empresa.
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