terça-feira, 23 de julho de 2024

 





 

AVALIAÇÃO DE CÁLCIO NO LABORATÓRIO DE HIGIENE OCUPACIONAL

 

 


 

O cálcio e seus compostos são amplamente utilizados na indústria. Compostos de cálcio são encontrados em aplicações agrícolas, farmacêuticas, na alvenaria, mineração e várias outras atividades. Além da versatilidade, compostos de cálcio também podem promover riscos ocupacionais para aqueles expostos a esses agentes, é o que prevê a ACGIH em seus estudos. No entanto, você está preparado para fazer essas avaliações? Hoje, vou te mostrar como são feitas essas avaliações dentro do laboratório de Higiene Ocupacional.  

 

Como o laboratório analisa um metal?  

Existem diversos métodos para avaliação de metais, porém, o mais utilizado nos laboratórios devido a eficiência, praticidade e ótimos resultados é o ICP-AES (Espectrometria de Emissão Atômica por Plasma Acoplado Indutivamente) ou ICP-OES (Espectrometria de Emissão Óptica por Plasma Acoplado Indutivamente). Esse método de análise quantifica o íon metálico presente, ou seja, em uma amostra é avaliado o íon ferro e não o óxido de ferro, por exemplo. 

 

Diferença de hidróxido de cálcio, óxido de cálcio e cálcio  

Cálcio, óxido de cálcio e hidróxido de cálcio são compostos químicos diferentes que contêm o elemento cálcio, mas possuem propriedades distintas e são usados para finalidades diferentes. O cálcio é um elemento químico com o símbolo Ca e peso molecular de 40g, o hidróxido de cálcio é um composto de fórmula química é Ca (OH)2 e peso molecular de 74,1g, e o óxido de cálcio é um composto de fórmula molecular CaO e peso molecular de 56,08g. 

 

Resultado do laboratório  

Assim, ao solicitar uma análise de uma amostra de hidróxido de cálcio ou óxido de cálcio, o laboratório irá analisar todo o cálcio presente em sua amostra. Logo, todos os outros compostos de cálcio serão contabilizados no resultado final.

 

Para que o laboratório reporte o hidróxido de cálcio referente a essa amostra será feito o cálculo estequiométrico do cálcio avaliado com o hidróxido de cálcio: 

·      1mol de hidróxido de cálcio —– 1 mol de cálcio

·      74,1g hidróxido de cálcio —– 40g de cálcio 

 

Assim, com o resultado do laboratório para o cálcio, é realizado o cálculo da concentração de hidróxido de cálcio, pela fórmula: 

·      Chidróxido de cálcio = Ccálcio x 1,85 

 

Essa conversão também pode ser feita para outros compostos de cálcio, por exemplo, para converter o resultado para óxido de cálcio a conversão é realizada multiplicando o resultado por 1,4. 

Então, saiba que na prática não importa se você vai solicitar hidróxido de cálcio, ou óxido de cálcio, a avaliação no laboratório será a mesma, e se houver uma mistura dos dois compostos não haverá seletividade na medição do laboratório, o que destaca a grande importância de um reconhecimento de riscos bem-feito. 

 



 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.


Nenhum comentário:

    REGISTRO DE NÃO CONFORMIDADE - O QUE É E COMO FAZER NO SEU NEGÓCIO?   O registro de não conformidade é uma oportunidade única de m...