COMO
MANTER AS PESSOAS A UMA DISTÂNCIA SEGURA DE VEÍCULOS DE MOVIMENTAÇÃO?
Acidentes
envolvendo pedestres e veículos de movimentação ainda são um dos
principais fatores riscos para operações logísticas nas empresas. O maior deles
é o atropelamento por empilhadeira. Por isso, é importante assegurar que
os pedestres mantenham uma distância segura de veículos em movimentação.
É
possível garantir que o risco de atropelamento seja ZERO?
Qual a distância mínima que devemos manter da
empilhadeira?
A distância mínima entre a empilhadeira e um pedestre
dever ser de no mínimo 1,00 m (um metro).
Assim, as áreas de circulação e os espaços em torno de
máquinas devem ser dimensionados de forma que o material, os colaboradores e os
transportadores mecanizados possam movimentar-se com segurança.
Além disso, deve haver áreas reservadas para
corredores e armazenamento de materiais, devidamente demarcadas com faixa nas
cores indicadas pela NR 26.
Mas sabemos que em certas operações
logísticas não há possibilidade de criar barreiras físicas, como
guarda-corpo e grades, para separar o trânsito de pedestres.
O
que fazer, então?
Como garantir um ambiente seguro para pedestres e
empilhadeiras?
Muitas regras e normas de segurança tentam manter
as pessoas a uma distância segura de veículos em movimento, mas o fator de
risco ainda existe.
Isso porque elas geralmente dependem de fatores
humanos. Seja o operador de empilhadeira ou pedestre, as regras de segurança
vão depender muito do comportamento de trabalho seguro.
Basta um momento de desatenção ou não conformidade com
as diretrizes de segurança para fazer com que alguém se aproxime de um veículo
em movimento e corra o risco de se ferir ou causar um acidente
fatal por atropelamento ou esmagamento.
Mesmo com algumas iniciativas de segurança como
barreiras ou instruções para manter distância segura dos veículos em
movimentação, ainda dependem de fatores humanos.
Além desses fatores humanos, as condições do ambiente
costumam acrescentar outros riscos. Muitos armazéns têm pontos
cegos onde os layouts obstruem a visão tanto do operador de empilhadeira
quanto do pedestre vulnerável.
Da mesma maneira com pilhas e corredores estreitos
formados por produtos estocados.
Estes problemas de fato dificultam a
manutenção dos colaboradores a uma distância segura de veículos em movimento.
O que pode ser feito para manter veículos e pedestres
separados, sem depender do comportamento humano e trabalhar em áreas de baixa
visibilidade ou alto risco?
Sistema de detecção de Pedestres e Veículos
A melhor maneira de garantir a segurança na distância
entre pedestres e veículos e movimentação é usar um sistema que detecta a
aproximação de pessoas ou outros veículos. Eles conseguem reduzir drasticamente
o número de acidentes com empilhadeiras.
Mas não pode ser qualquer sistema. Deve ser um que
consiga penetrar por meio de barreiras físicas como a estocagem de produtos,
pilastras, prateleiras e outros pontos cegos perigosos.
Ou seja, o sensor não pode usar tecnologia Sistema de Detecção de Pedestres e Veículos
Os Sistema de
Detecção de Pedestres e Veículos utilizam
tecnologia de rádio frequência que podem falhar em diversas situações devido as
suas limitações de sinal. Além disso, não foram criados para esse
fim.
A rádio frequência foi originalmente implantada nas
operações logísticas para identificar caixas e produtos na operação e
transporte logístico. Em outras palavras, fornecer informações para um sistema
que armazena e faz o gerenciamento dos dados, para inventário e fins de
controle de movimentação.
Qual
tecnologia é mais segura que os sistemas por rádio frequência?
Para manter a distância segura entre pedestres e
veículos em movimentação, o sistema de detecção e pedestres deve
utilizar ondas eletromagnéticas.
A exemplo disso os sensores sonoros. Ele é o mais
confiável, preciso e consegue penetrar por meio de barreiras físicas como a
estocagem de produtos, pilastras, prateleiras e outros pontos cegos perigosos.
Além de eliminar pontos cegos, o sistema indica
a presença de pedestres e empilhadeiras e emite sinais de alerta de
proximidade por meio de um sensor que forma um campo magnético poderoso. Assim,
o dispositivo consegue criar uma área segura entre pedestres e empilhadeiras.
Luzes de alerta também ajudam a manter pedestres a uma
distância segura de veículos em movimentação?
O feixe luz vermelha projetado no chão, também
conhecido como Red Zone ou Luz de
alerta lateral, pode, sim, ajudar nesse propósito. Vai indicar a distância
segura entre empilhadeiras e pedestres.
Porém, ainda são propensas à dependência de fatores
humanos.
Da mesma forma ocorre com farol anticolisão Blue Spotlight. Ele certamente vai ampliar a
segurança na movimentação de materiais.
Além de um alerta visual para pedestres, este farol
previne batidas entre veículos. É uma ferramenta indispensável para garantir a
segurança em armazéns.
Contudo, para que o risco de acidente seja ZERO e se
tenha a garantia de uma distância segura de veículos em movimentação, o melhor
é usar o sistema de detecção de pedestres.
O Sistema
de Detecção de Pedestres e Veículos ajuda
as empresas na difícil missão de manter pedestres e veículos distantes e em
segurança.
Ele é um sistema de simples utilização que funciona
com um Gerador de Campo Eletromagnético instalado na empilhadeira. O gerador
possui dois níveis de detecção em formato elíptico. O sistema varre os 360° ao
redor do veículo, garantindo o alerta quando ocorre uma aproximação entre
veículo e pedestre.
Com o pedestre fica o Dispositivo de Alerta Pessoal,
que capta as ondas eletromagnéticas emitidas pelo Gerador e emite um alerta
sonoro e luminoso, informando o pedestre da presença de veículos próximos da
área de detecção.
O Sistema de
Detecção de Pedestres e Veículos divide
a responsabilidade entre pedestres e operadores de veículos de movimentação de
materiais com alerta visual e sonoro para ambos quando ocorre a aproximação.
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