CULTURA
DE SEGURANÇA:
COMO
PROMOVER UMA MUDANÇA ORGANIZACIONAL?
A cultura de segurança é um conceito muito importante
a ser tratado para promover uma importante mudança organizacional.
Já abordarmos algumas vezes sobre a necessidade de se
priorizar a criação de uma cultura de segurança nas empresas para a prevenção
de acidentes e mitigação de riscos. Contudo, a cultura de uma organização não é
tão difundida e esclarecida como deveria ser, pois poucos entendem realmente o
que é ou como gerenciá-la.
O
que é cultura organizacional?
Entende-se por cultura organizacional como um conjunto
de padrões de comportamento, crenças e conhecimentos que, juntos, servem para
caracterizar a maneira de atuar da maioria das pessoas de uma empresa. Assim,
muitas pessoas acabam vendo a cultura organizacional como algo somente
emocional, que pode ser resolvido na base da conversa. Certas empresas chegam
até a discutir em reuniões como promover uma cultura de segurança, por exemplo,
somente através de comunicados em murais ou ações do tipo.
Até certo ponto, tratar a cultura organizacional de
forma “emocional” não está errado; porém, é muito mais do que isso – apesar de
a mentalidade fazer muita diferença na questão. O importante, na verdade, é
estar ciente de que a cultura organizacional não deve ser trabalhada de maneira
isolada, pois é parte integral de um sistema de gestão!
Uma cultura de qualidade, por exemplo, é somente um
efeito de seu próprio Sistema de Gestão – resultado de como as coisas são
realizadas em sua empresa. Um ótimo exemplo disso é caso sua empresa seja de
prestação de serviços: a qualidade dos serviços depende diretamente da
qualidade dos processos envolvidos na prestação dos serviços. O mesmo vale para
a criação de produtos.
Como
mudar a cultura de segurança de uma empresa?
A cultura de segurança de uma empresa deve ser
transformada através da mudança do pensamento das pessoas.
A cultura de segurança de uma empresa deve ser
transformada através da mudança do pensamento das pessoas. Mudanças que devem
ser realizadas através da aprendizagem e vir da alta diretoria, da gestão,
principalmente através do exemplo e do alinhamento das ações dessas pessoas com
o discurso da empresa, traduzido nos seus valores, missão e visão. Ou seja,
essa aprendizagem tem origem no comportamento individual daqueles que são
reconhecidos como líderes ou formadores de opinião, que em última análise
deveriam ser os gestores. .
A corrente de contaminação do comportamento desce da
alta direção e contamina aqueles que estão na linha de frente e portanto,
expostos aos agentes perigosos inerentes às suas atividades.
Você, individualmente, independente da “patente” que
tenha na sua organização, pode ser o agente alavancador da formação da cultura
de segurança por que você sempre terá alguém próximo que o elegerá como líder.
Certamente que o processo de adesão e de contaminação das pessoas por
comportamentos seguros formando uma corrente que se transforma em cultura será
mais intenso quanto mais você for reconhecido como um líder.
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