SAIBA
O QUE OBSERVAR AO CONTRATAR EMPRESA DE MEDICINA DO TRABALHO?
A segurança e a medicina do trabalho consistem na
junção de uma série de requisitos necessários para tornar o ambiente laboral
mais saudável e seguro. O objetivo é proporcionar benefícios como a
redução de custos e rotatividade de colaboradores, prevenir acidentes e
doenças ocupacionais, além de garantir a motivação e um alto índice de
produtividade no dia a dia.
Mas é preciso ter cuidado na hora de implementar tudo
isso. Neste artigo, mostraremos tudo o que você precisa considerar antes de
contratar uma empresa de medicina do trabalho. Confira!
Qual
é o papel da medicina do trabalho?
Não é nenhuma novidade que boa parte das organizações
sofre com longos afastamentos de seus colaboradores devido ao tratamento de
doenças ocupacionais ou recuperação de acidentes de trabalho, não é
verdade?
É função da empresa oferecer um plano de saúde aos
profissionais, mas isso não é o suficiente para garantir a segurança e a
saúde no ambiente. Afinal, a decisão de fazer os exames e seguir o tratamento
corretamente fica a critério de cada um.
Sendo assim, a implementação de um programa de
medicina do trabalho dentro da própria companhia é fundamental, pois garantirá
que todos os colaboradores sigam um cronograma de exames periódicos. Dessa
forma, qualquer problema poderá ser diagnosticado a tempo de ser tratado — ou
evitado.
Portanto, podemos afirmar que um dos principais papéis
da medicina do trabalho é garantir a integridade física e psicológica de todos
os colaboradores.
Quais
são os benefícios de implementar a medicina do trabalho na empresa?
O gestor deve ter em mente que os gastos com medicina
do trabalho são, na verdade, investimentos, já que, além de garantir que
seus colaboradores trabalhem em um ambiente seguro, o programa traz uma vasta
gama de benefícios.
Dentre
as suas inúmeras vantagens, podemos citar:
· Redução
de custos: diminui a rotatividade e afastamento dos colaboradores (um dos
maiores gastos para as organizações);
· Prevenção
estratégica: a empresa passa a se proteger de possíveis processos
trabalhistas nas situações em que o colaborador alega ter a saúde
comprometida por causa do trabalho;
· Prevenção
de acidentes e doenças ocupacionais: um programa de medicina do trabalho
instaura padrões e medidas de segurança nos procedimentos
operacionais, evitando acidentes ou doenças ocupacionais;
· Garantia
de produtividade e motivação: colaboradores que sabem que a empresa preza pela
sua segurança e saúde sentem-se mais motivados — e isso reflete diretamente na
produtividade;
· Acompanhamento
por especialistas da área: a organização ganha programas de orientação aos
trabalhadores em relação aos cuidados com a saúde durante a execução de suas
funções, além de poder contar com a avaliação de profissionais devidamente
capacitados.
O
que observar ao contratar uma empresa de medicina do trabalho?
Houve um crescimento exponencial no número de empresas
de medicina do trabalho nas últimas décadas, o que pode tornar a tarefa de
encontrar a melhor prestadora de serviços bastante complexa.
Para evitar aborrecimentos, transtornos, retrabalhos e
até mesmo penalidades por falta de experiência ou negligência, é preciso
considerar alguns aspectos antes de tomar a decisão final. Veja quais são:
Credibilidade
no mercado
Contratar uma empresa com credibilidade em seu mercado
de atuação é o melhor caminho para garantir serviços de qualidade e segurança
no ambiente laboral.
Para isso, entre em contato com pelo menos três
empresas de contabilidade diferentes que já tenham trabalhado com a prestadora
de serviços, já que essas empresas conhecem profundamente as implicações dos
serviços prestados de forma incompleta ou inadequada.
Além disso, solicite orçamentos com várias prestadoras
para fazer uma comparação mais completa e ficar informado sobre o mercado.
Mas não foque somente no valor! Apesar de
ser um item importante, é a relação de serviços oferecidos que vai demonstrar o
nível de qualidade e expertise da empresa.
Profissional
responsável
Procure saber quem é o médico responsável pela empresa
e seu respectivo número de registro no conselho regional.
Descubra também se ele participa de maneira ativa no
processo de implementação, montagem e revisão dos programas e laudos, ou
se apenas assina pela responsabilidade.
Documentação
Cheque se a documentação da empresa está em dia,
solicitando uma cópia do CNPJ, contrato social e consultando seu histórico em órgãos
de proteção ao crédito como o SPC e SERASA e sites como o Tribunal de Justiça.
A documentação técnica é de suma importância, por isto deve ser verificado se a
empresa tem cadastros em dia no CREMESP (para medicina do trabalho) e CREA
(para segurança do trabalho)
Vale lembrar, ainda, que é seu direito como
contratante solicitar certidões de negativação junto à Receita Federal,
Estadual e Municipal e ao Ministério do Trabalho. Afinal, essa empresa
ficará responsável pelo maior bem do seu negócio: a saúde e segurança dos
colaboradores.
Idoneidade não é um diferencial, mas um requisito
obrigatório.
Disponibilidade
A prestadora deve contar com uma rede de médicos
especializados em todas as clínicas e laboratórios parceiros para que os
colaboradores possam ser encaminhados, caso haja necessidade de avaliação.
Esse aspecto pode reduzir o índice de ausências no
mês, já que a dependência do sistema público de saúde está diretamente ligada
ao aumento de faltas ao trabalho decorrentes de motivos de saúde.
Infraestrutura
Por fim, é muito importante verificar a infraestrutura
da empresa que fará a prestação de serviços de medicina do trabalho.
Para
isso, cheque se:
· A
companhia dispõe de uma clínica própria para oferecer atendimentos médicos e
exames clínicos (periódicos, admissionais, demissionais, entre outros);
· A
prestadora tem especialização para realizar exames complementares
(espirometria, eletrocardiograma, audiometria, eletroencefalograma, acuidade
visual, dinamômetro, entre outros).
O encaminhamento para realizar exames em locais
diferentes pode resultar no atraso em uma contratação, resultando até na
desistência do candidato, gerar custos desnecessários e afetar a
produtividade da empresa.
Como você pôde conferir neste conteúdo, implementar um
programa de medicina do trabalho em sua organização é fundamental para
assegurar a integridade física e a saúde de seus colaboradores, reduzir gastos
e promover um ambiente laboral mais seguro.
Por isso, é muito importante contar com uma prestadora
de serviços com expertise e credibilidade no mercado, que esteja realmente
comprometida com seus resultados e tenha infraestrutura o suficiente para
oferecer todo o suporte necessário.
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