QVT
– QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Se você tem o costume de acompanhar o nosso blog, vai
perceber o quanto estamos sempre falando sobre a qualidade de vida no trabalho.
Mesmo que não seja explicitamente desta forma. Isso porque é preciso entender
que o mundo está mudando. Os profissionais de hoje já não são como os de dez ou
vinte anos atrás. Tanto como funcionário quanto como empreendedor ou gestor, é
necessário estar sempre atento.
O QVT – Qualidade
de Vida no Trabalho é, basicamente, o nível de satisfação de um funcionário
em seu ambiente corporativo. Trata-se do prazer que uma pessoa sente ao ir ou
estar em seu local de trabalho. A primeira vez que esse termo apareceu foi em
meados da década de 1950. Ali próximo ao surgimento da abordagem sócio técnica.
Mas foi só pelos idos de 1960 que adquiriu mais força.
Acontecendo quando cientistas sociais, empresários e
sindicatos perceberam que a qualidade de vida corporativa de seus funcionários
influenciava diretamente em seu rendimento, saúde, bem-estar e
eficácia. A partir daí é que foram capazes de começar a entender que um
funcionário que trabalha em ambiente agradável, é feliz e motivado no trabalho
e acaba produzindo mais e melhor.
Ainda seguindo a linha histórica, foi pelos anos 70,
principalmente nos Estados Unidos, que o termo deixou de ser apenas uma
expressão e começou a ser colocado em prática nas empresas.
Convido você a me acompanhar nesta leitura, para
entender um pouco mais sobre a QVT e como desenvolvê-la no ambiente corporativo
do qual você faz parte.
Mas
o que é a Qualidade de Vida no Trabalho?
É muito comum que as pessoas passem a maior parte dos
seus dias no ambiente de trabalho. Como consequência, se torna natural que
grande parte do que acontece por lá influencie o comportamento do profissional,
além de seu rendimento e, principalmente, sua saúde – física e mental. Dessa
forma, um ambiente corporativo de qualidade proporciona segurança, motivação,
além de desenvolvimento pessoal e profissional para o colaborador.
Sabendo disso fica mais fácil entender porque a
Qualidade de Vida no Trabalho – QVT é o nível de satisfação que o funcionário
tem com o seu ambiente corporativo, em conjunto com as suas atividades
exercidas. Se um colaborador está satisfeito com a empresa na qual trabalha,
ele acaba se tornando mais motivado, produtivo, criativo, saudável e inovador.
Ajudando a promover mais lucros e benefícios para a empresa, partindo da ideia
de que se tornará mais energético e produtivo.
A Qualidade de Vida no Trabalho envolve todo um
conjunto de ações que, quando implantadas, tornam o ambiente corporativo
agradável e promove inovações e melhorias na empresa, que beneficiam, não só
toda a equipe, mas também a empresa como um todo, visto que esta passa a
alcançar cada vez mais resultados extraordinários no mercado em que atua.
Pense bem: a estimativa é de que boa parte do tempo
que uma pessoa passa em seu ambiente de trabalho tende a ser improdutivo,
deixando apenas 39% do expediente realmente aproveitado. A área de Recursos
Humanos – RH tem vital importância nesse ponto.
Digo isso, pois eles são os responsáveis por escolher
pessoas adequadas para cada função, acompanhar a evolução de seus funcionários,
garantir que seus salários e benefícios sejam justos e suficientes para as
funções exercidas, recompensá-los pelos resultados alcançados e principalmente
por estar atenta às necessidades básicas de seus colaboradores. Além disso, é
importante que o RH tome medidas para garantir que sua equipe esteja sempre
motivada.
Como
investir em QVT na sua empresa?
Conforme você pôde acompanhar até aqui, proporcionar
qualidade de vida no trabalho para os colaboradores é uma forma extraordinária
de garantir que resultados de excelência sejam alcançados em todas as esferas
que envolvem a organização.
Sendo assim, compartilho aqui algumas dicas que podem
ser colocadas em prática de imediato no ambiente corporativo. Confira quais são
elas, a seguir:
Invista
no colaborador
Cursos e treinamentos irão ajudar os colaboradores a
terem mais conhecimento. Com isso, eles conseguirão concluir suas tarefas de
uma maneira eficaz e sentirão que a empresa investe em seu aprendizado. Além
disso, mostre reconhecimento pelos seus esforços através de bonificações e
premiações. Isso os motivará a se empenharem ainda mais em suas funções,
entregando um trabalho cada vez mais de excelência.
Dê
Feedback
É importante que o colaborador saiba como o seu
trabalho é visto e se está no caminho certo. Deixar claro qual o plano de
carreira que a empresa tem para ele o deixa mais motivado a alcançar seus
objetivos corporativos, além de passar segurança e confiança.
Disponibilize
horários flexíveis
Cada pessoa tem sua necessidade e um horário em que
produz melhor. Se possível, permita que os funcionários tenham um horário
flexível, pois permitir que eles trabalharem durante um período que os tornem
mais atentos e produtivos fará com que suas atividades sejam realizadas com
sucesso e eficácia.
Garantir que os colaboradores tenham qualidade de vida
no trabalho é vantajoso tanto para os funcionários, que estarão mais felizes e
motivados, e para a empresa que terá uma equipe produtiva, eficaz e que fará a
empresa crescer continuamente.
Implemente
melhorias no clima organizacional
O clima organizacional representa a atmosfera
psicológica da empresa. Ou seja, como os profissionais percebem o ambiente de
trabalho e como são impactados por ele. Um clima pesado infere e gera muitos
malefícios, tanto para empresa quanto para funcionários. Como, por exemplo, a
falta de comunicação interpessoal e o pouco comprometimento com o trabalho.
Então, a qualidade de vida na organização permite que
os funcionários se sintam bem, mais leves e, até, se divirtam com o papel que
estão desempenhando. A ideia de trabalho como “um mal necessário” deve ser
esquecida, eliminada, fazendo prevalecer um ambiente agradável e saudável.
Dê-lhes
autonomia
Tudo o que cada um de nós quer é liberdade e uma
oportunidade para demonstrarmos do que somos capazes, não é mesmo?! No ambiente
de trabalho não é diferente. Assim, algo que é verdadeiramente eficiente e que
garante ainda mais qualidade de vida aos colaboradores que fazem parte de sua
empresa é dar-lhe autonomia para desempenharem suas funções com maestria.
Fazendo isso, você mostra que tem confiança em suas
capacidades, habilidades e em seus talentos, deixando-os ainda mais satisfeitos
com o trabalho e também motivados, já que se sentirão verdadeiramente
responsáveis pelas suas demandas e, automaticamente, parte de algo maior dentro
dos negócios.
Cuide
da infraestrutura de sua empresa
Outro ponto que muitas vezes negligenciamos, pelo
simples fato de passar despercebido aos nossos olhos, é o cuidado com a
infraestrutura da empresa. A qualidade de vida no trabalho também leva este
fator em consideração, isso porque através de um ambiente limpo, organizado e
saudável, o profissional sente-se muito mais motivado a desempenhar suas
atividades com maestria.
Além disso, é fundamental oferecer-lhes equipamentos,
bem como os recursos que cada um deles precisa para trabalhar com excelência,
já que, se algo neste sentido falta, eles sentem-se irritados, estressados e
ansiosos, pois são obrigados a encontrarem outras maneiras de executar suas
atividades, uma vez que a empresa não lhes oferece o mínimo necessário para
isso.
O
que os funcionários podem fazer para garantirem a qualidade de vida no ambiente
corporativo?
Apesar de a empresa ser a responsável por grande parte
dos fatores que irão resultar na satisfação dos funcionários, existem certas
medidas que podem partir dos colaboradores, para que assim, tenha-se a
oportunidade de criar um ambiente propício à qualidade de vida. Confira alguns
deles, a seguir:
Evite
fofocas
É importante que todos no ambiente de trabalho
entendam que não se pode confundir o local de trabalho com a escola. Todos são
profissionais e devem tratarem-se como tal. Fofocas tornam o clima pesado e
podem acabar criando rivalidade entre as equipes, dividindo assim a empresa.
Sendo assim, enquanto colaborador e profissional que
você é, sempre que alguém se aproximar de você, com a intenção de fofocar,
peça-lhe licença e, educadamente, diga-lhe que precisa realizar uma tarefa, ou
qualquer outro tipo de atividade. Assim você evitar ouvir, participar e até
mesmo cair na tentação de passar a fofoca adiante.
Seja
pontual e cumpra seus prazos
Cumprir sua jornada diária dentro dos horários
estabelecidos e cumprir seus prazos evitarão que suas atividades se acumulem e
que você acabe sendo visto como irresponsável pelos seus superiores. Ao
demonstrar responsabilidade e compromisso, maiores serão as chances de você ser
reconhecido e, consequentemente, se sentir motivado.
Além disso, ao estar em dia com as suas atividades,
você garante a sua própria qualidade de vida no trabalho, pois, assim, evita
ficar estressado e ansioso em decorrência das demandas atrasadas que precisa
entregar.
Preze
pelo trabalho em equipe
Contar com o apoio dos seus colegas durante a
realização das atividades torna o trabalho ainda mais produtivo, isso sem
contar que é benéfico para o clima corporativo, pois você criará laços e
confiança entre os membros da equipe da qual você faz parte.
Invista
em sua automotivação
É papel de todo e qualquer tipo de organização
desenvolver mecanismos que ofereçam a seus colaboradores a motivação de que
precisam para realizarem um trabalho de excelência. Entretanto, de nada adianta
a empresa fazer todo um esforço neste sentido, se o próprio colaborador não
investe em sua automotivação.
Sendo assim, para garantir um ambiente corporativo com
qualidade de vida para ele mesmo trabalhar, é fundamental que o indivíduo
desenvolva o seu processo de autoconhecimento, no sentido de compreender o que
lhe motiva profissionalmente. Fazendo esta análise, ele tem maiores
possibilidades e se sentir feliz e satisfeito em seu trabalho, pois além da
empresa investir em sua motivação, ele também se empenha para se automotivar, o
que, com o passar do tempo, só tende a gerar resultados positivos para ele e
também para os negócios da organização.
Coaching
e Qualidade de Vida no Trabalho
Além das formas que citei até aqui, como mecanismos
para investir em qualidade de vida no trabalho para os colaboradores de uma
empresa, existe também uma com a qual organização e profissionais podem se
beneficiar. Estou falando do Coaching, que é a metodologia de desenvolvimento
pessoal, profissional e empresarial que mais tem ajudado empresas e indivíduos
a crescerem em todos os aspectos.
Através de soluções oferecidas, voltada para atender
os mais diversos tipos de necessidades das empresas, estas conseguem torna-se
ainda mais efetivas em sua atuação no mercado, pois passam a contar com
conhecimentos, técnicas e ferramentas, comprovadamente eficazes, capazes de
deixá-las cada vez mais próximas de seus objetivos e dos resultados
extraordinários que almejam alcançar.
Por meio de um diagnóstico preciso, são implementados
novos processos, bem como melhorias significativas no ambiente organizacional,
que oferecem aos colaboradores maior bem-estar, oportunidades de crescimento e
desenvolvimento, autonomia para realizarem suas atividades com confiança,
liberdade e responsabilidade, além de feedbacks assertivos, para que assim
estes sintam cada vez mais valorizados, motivados e satisfeitos de uma forma
geral.
Às empresas oferecerem a seus colaboradores ainda mais
qualidade de vida no trabalho e, com isso, de ganharem no quesito alcance de
resultados extraordinários.
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