DESVIO
NA SEGURANÇA DO TRABALHO:
O
QUE É E COMO PREVENIR?
Para gerenciar a rotina de trabalho de uma empresa é
necessário organização e supervisão dos processos.
Toda atividade laboral tem seu grau de risco e, por
mais bem planejadas que as tarefas estejam, existe sempre a possibilidade de
desvios.
Seja qual for a origem do desvio, é importante que
seja tratado rapidamente a fim de evitar acidentes e, também, para manter
as boas práticas de segurança do trabalho.
O
que é um desvio de comportamento no trabalho?
Um desvio nada mais é que a ocorrência de uma situação
fora dos padrões estabelecidos e pode causar algum tipo de dano aos
funcionários, ao meio ambiente e até mesmo prejuízos financeiros para a
organização.
Esses padrões podem ser aqueles estabelecidos pela
própria organização ou ainda aqueles necessários para o cumprimento de leis que
existem para garantir a saúde e o bem-estar dos funcionários. Todos devem ser
observados.
O desvio na segurança do trabalho é um
comportamento que põe em risco a saúde do trabalhador e o funcionamento do
sistema de produção. Existem dois tipos de desvios, de acordo com a gravidade e
a periodicidade que ocorrem. São eles:
Desvio
crítico
É o tipo de desvio com probabilidade de causar
incidentes ou até mesmo acidentes graves. Exemplo: A falta de EPIs
adequados para a realização de atividades que envolvem o manuseio de material
biológico ou produtos químicos tóxicos.
Desvio
sistêmico
É um conjunto de desvios que possuem similaridade de
circunstâncias e ocorrem de forma frequente e repetitiva. Exemplo: Falta
de manutenção das máquinas em produção ou obstrução de saídas de ar.
Vale ressaltar que alguns desvios são ocasionais, não
fazem parte da rotina de trabalho e, podem ser tratados de forma pontual. Veja
mais sobre os tipos de desvio na segurança do trabalho:
Exemplos
de desvios e comportamentos de risco
O comportamento de risco ocorre quando os funcionários
de uma empresa, seja por falta de hábito ou pela falta de regras e orientações
mais claras, realizam suas atividades de trabalho sem as devidas medidas de
prevenção e segurança.
Veja
os 7 desvios de segurança que acontecem com mais frequência no dia a
dia de trabalho nas organizações:
1.
Falta de ventilação e limpeza adequadas
A ventilação e limpeza precárias no ambiente de
trabalho são os desvios de segurança que ocorrem com maior frequência.
O local de trabalho deve ser limpo e ter a ventilação
necessária de acordo com as atividades a serem realizadas. Locais inadequados
ou abafados podem causar doenças ocupacionais.
2.
Falta de manutenção das máquinas e equipamentos
A manutenção periódica do maquinário é fundamental
para garantir a segurança do trabalhador, assim como o fornecimento de
equipamentos adequados às atividades a serem realizadas.
Deve-se evitar as gambiarras e improvisos de
ferramentas, adquirindo máquinas novas quando necessário.
3.
Utilização de EPI´s inadequados ou até mesmo a falta deles
Os equipamentos de proteção individual são
de extrema importância para a realização de atividades que ofereçam riscos
de segurança ao trabalhador.
A ausência de EPI’s durante as atividades de trabalho,
assim como o uso inadequado ou em quantidade insuficiente, podem gerar
acidentes graves.
4.
Carga horária inadequada
A carga horária excessiva, acima do recomendado, gera
cansaço e falta de atenção.
Essa combinação é bastante perigosa e pode ser motivo
de acidentes de trabalho, além de descumprir as leis trabalhistas, podendo
gerar multas e outros prejuízos.
5.
Falta de equipamentos de segurança na estrutura
Os equipamentos obrigatórios de segurança como
extintores, luzes de emergência, porta corta fogo, entre outros, devem ser
providenciados não só para cumprir a lei, mas por serem imprescindíveis para a
prevenção de acidentes.
Além disso, o treinamento para a hipótese de incêndio
deve ser periódico e efetivo.
6.
Operação de maquinário por funcionários sem capacitação
O treinamento e a capacitação da equipe de trabalho
são fundamentais em qualquer organização.
Porém, especialmente para os trabalhadores que atuam
em funções que exigem um alto grau de atenção e técnica para manusear
equipamentos que oferecem qualquer tipo de risco.
Vale ressaltar que designar funcionários sem
capacitação em situação de substituição temporária de efetivos configura desvio
de função e pode causar acidentes de trabalho.
7.
Acúmulo de funções
Acumular funções, especialmente as que exigem um
cuidado maior como, por exemplo, o manuseio de máquinas que têm algum risco de
acidentes ou operações mais minuciosas, é um desvio na segurança do trabalho
muito comum.
Deve-se evitar o acúmulo e admitir funcionários sempre
que for necessário.
Desvios
na indústria da construção civil
Um dos setores com mais particularidades de desvio na
segurança do trabalho é a indústria de construção civil.
Segundo um estudo sobre segurança e saúde do trabalho
nesta área (PEINADO, 2019), alguns dos principais desvios são ocasionados por:
Ø Falta
de projetos de segurança;
Ø Alta
rotatividade de funcionários;
Ø Baixa
capacitação de mão de obra;
Ø Métodos
arcaicos de trabalho que não visam à segurança do trabalhador;
Ø Constantes
mudanças na natureza do serviço de acordo com a etapa da obra.
No Brasil, segundo dados de 2017 da Associação de
Médicos do Trabalho da América Latina (ANAMT), cerca de mil trabalhadores da
área não puderam retornar às suas atividades ou retornaram com limitações
devido à incapacidade adquirida durante o trabalho.
Ainda segundo a ANAMT, a taxa de mortalidade por
acidentes de trabalho neste setor é de 11,76 mortes a cada 100 trabalhadores.
Esse número é superior à taxa geral do país, levantada
para todos os setores, sendo de 5,21 mortes a cada 100 trabalhadores.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da
Economia, foram autorizados 193 mil auxílios destinados a acidentes de trabalho
(em todos os setores) em 2019, entre acidentes efetivos e doenças desenvolvidas
no exercício das atividades laborais.
Os funcionários são o maior patrimônio de uma empresa,
a prevenção e o tratamento de desvios na segurança do trabalho são
imprescindíveis para qualquer organização que se preocupa com os seus
colaboradores e cumpre os padrões exigidos por lei.
Como
identificar e prevenir situações de risco no trabalho?
Quando o assunto é prevenção e tratamento de desvios
comportamentais no trabalho, o primeiro passo é um bom planejamento
envolvendo: supervisão, treinamento e a detecção dos desvios que
permite a antecipação de situações de risco.
Vejamos
agora os 3 passos fundamentais para identificar e prevenir situações de risco:
1.
Desenvolva um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)
O objetivo do programa de gerenciamento de riscos é
permitir a identificação dos desvios e entender quais são os riscos envolvidos.
Assim, é possível traçar um plano de ação para
prevenir e tratar esses desvios, atendendo às normas de segurança e cumprindo
requisitos exigidos por lei.
A elaboração de um programa de gerenciamento é um
passo fundamental para implementar boas práticas de segurança adequadas às
particularidades de cada empresa.
2.
Treinamentos para funcionários
A capacitação da equipe de trabalho é um dos pontos chave
para o sucesso da gestão de riscos em qualquer organização.
É importante que todos sejam envolvidos, já que os
melhores supervisores do dia a dia de trabalho são os próprios colaboradores.
Os profissionais devem ser bem treinados, a
comunicação deve ser transparente e efetiva para que os colaboradores sejam
também disseminadores de uma cultura voltada para a segurança e prevenção
de acidentes no trabalho.
3.
Registre desvios e ocorrências
O registro de desvios, não conformidades e
até mesmo incidentes já ocorridos precisa ser realizado com regularidade e
atendendo a padrões pré-estabelecidos de informação.
É necessário recolher o máximo de informações importantes
sobre as ocorrências para depois avaliar e classificar os desvios.
Para tal, pode ser útil a criação de um formulário
para recolhimento dos dados e posterior elaboração de relatórios mais
detalhados.
Ferramentas
e metodologias na prevenção de acidentes
A prevenção e o tratamento de desvio na segurança do
trabalho exigem um nível de organização e detalhamento de informações que pode
ser facilitado por ferramentas e métodos que auxiliam o gestor em todo o
processo.
Confira a seguir algumas das mais utilizadas para
aplicar na gestão da segurança do trabalho em sua empresa:
Auditoria
Comportamental
É um método que envolve a observação e a interação com
os colaboradores visando ter uma percepção apurada de comportamentos e
atitudes com relação à segurança do trabalho, sejam eles benéficos ou nocivos.
O importante é se aproximar da rotina de trabalho, tal
qual ela se apresenta de fato. A forma como os funcionários lidam e enxergam a
segurança, possui impacto significativo na efetividade das medidas para redução
dos desvios.
Diálogo
Diário de Segurança - DDS
O Diálogo
Diário de Segurança - DDS é também uma metodologia de contato com os
funcionários.
Trata-se de estabelecer uma conversa diária, com
duração curta e pré-determinada, para debater assuntos relacionados a desvios
de comportamento no trabalho.
Um dos objetivos desse diálogo é abrir espaço para que
os colaboradores relatem os desvios e descrevam as condições de trabalho
oferecidas pela empresa, facilitando a detecção dos obstáculos ao atender as
normas de segurança.
O DDS
visa também a troca de conhecimento e orientações de segurança no
trabalho, prevenção de acidentes e cuidados com a saúde e até mesmo levantar
fatores motivacionais que podem influenciar no dia a dia do ambiente de
trabalho.
Estabelecer boas práticas de segurança com foco
na mudança de cultura e com o envolvimento de toda a força de trabalho é
fundamental para redução de acidentes.
Relatório
de ocorrências
Conforme já vimos, o registro de desvio na segurança
do trabalho é um dos passos fundamentais para identificar e prevenir situações
de risco.
É a partir desses registros que será possível a
elaboração de relatórios eficientes que podem auxiliar os gestores na
tomada de decisões.
Esse mapeamento dos desvios é fundamental para medir a
quantidade e a frequência de não conformidades nos processos de trabalho e,
assim, adotar medidas necessárias para a correção dos desvios detectados.
O relatório de ocorrências auxilia também a
identificar quais ações podem ser tomadas de forma imediata (desvios pontuais,
ocasionais) e quais ações são corretivas, voltadas ao tratamento de desvios que
ocorrem com frequência.
Para garantir o correto preenchimento do relatório é
fundamental que a equipe esteja bem treinada. A comunicação com a equipe, a
definição dos objetivos e das etapas devem estar bem alinhadas de acordo com o
programa de gerenciamento de riscos.
Checklists
Uma das formas mais eficientes de identificar desvio
na segurança do trabalho é por meio da auditoria de campo ou inspeção
de segurança, verificando como as atividades estão sendo realizadas e quais são
os comportamentos de risco.
Para que essas verificações sejam eficientes é
necessário que o gestor tenha claro quais são os pontos a serem verificados.
Isso pode ser feito através de uma checagem
padronizada – o checklist – a partir de perguntas-chave que servem como guia
para a inspeção.
Os checklists eletrônicos funcionam como
roteiros e são extremamente úteis, pois automatizam a rotina de controle dos
processos e otimizam a realização das auditorias e inspeções possibilitando a
detecção mais rápida de desvios ou não conformidades.
Os checklists eletrônicos permitem, também, a criação
de planos de ação que ajudam na resolução de problemas com maior agilidade.
Dessa forma, evita-se que desvios fiquem sem receber o
tratamento necessário e acabem aumentar os riscos para o trabalhador
Como é possível, ainda, cruzar o resultado do
checklist para desvios de segurança com o seu indicador de acidentes de trabalho.
Assim, conseguimos obter um indicador real para
mensurar a efetividade das medidas adotadas na prevenção de acidentes,
baixas de funcionários, assim como quedas na produção.
Conclusão
A detecção e o tratamento de desvio na segurança do
trabalho são imprescindíveis para o cuidado com a saúde ocupacional dos
funcionários e o cumprimento de normas de segurança estabelecidas por lei ou
pela própria empresa.
Toda atividade laboral tem um determinado risco
associado. Por isso, é essencial dar atenção aos fatores de risco e
supervisionar a rotina de trabalho em busca de possíveis desvios para
serem tratado quanto antes.
As organizações que se dedicam a este tema, além de
preservar a vida de seus colaboradores, se posicionam de maneira mais
competitiva no mercado em função da confiabilidade que sua imagem traz aos
clientes, parceiros e fornecedores.
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