MONTAR
UM MODELO DE FICHA DE EPI DIGITAL
Para manter o controle dos equipamentos utilizados na
sua empresa, é indispensável contar com um modelo de ficha de EPI. Já conhecida
e muito presente na rotina de profissionais de segurança do trabalho, essa
ficha é o que garante o monitoramento de uso. Bem como o fornecimento de
dispositivos de qualidade para o colaborador, em prol de sua segurança e
proteção.
Apesar das tendências da indústria e a intensa
digitalização de processos como estratégia de negócio – atuando na
produtividade e redução de desperdícios – é comum encontrar empresas que ainda
fazem a ficha de EPI manualmente. Ou então em sistemas não especializados, como
é o caso de planilhas de Excel.
Esse costume obsoleto pode trazer problemas à operação
e causar verdadeiras dores de cabeça ao gestor. Por isso, preparamos esse
material específico com tudo o que você precisa saber para preencher um modelo
de ficha de EPI com o software.
O
que é modelo de ficha de EPI?
Primeiramente, precisamos definir no que consiste o
preenchimento desta ficha. EPI nada mais é a sigla de Equipamento de
Proteção Individual, ou seja, todo acessório utilizado para proteger a
integridade física dos colaboradores contra agentes nocivos à saúde. É,
portanto, um método de proteção contra acidentes de trabalho.
Assim, a ficha ou checklist de EPI é o
documento responsável por guardar registros de uso dos itens, suas respectivas
retiradas e entregas, bem como observações de qualidade. Esses registros
são obrigatórios, pois garantem o cumprimento da NR 6, a norma
regulamentadora que estabelece seu uso.
É por meio de um modelo padrão ou personalizado de
ficha de EPI, ainda, que é possível comprovar ao Ministério do Trabalho que a
sua empresa forneceu o EPI correto para o colaborador.
Sendo assim, além de preservar a saúde dos
profissionais, esse documento ainda evita multas e mantém a sua empresa de
acordo com a lei.
Como
fazer um modelo de ficha de EPI?
O primeiro dado que deve constar é o número da ficha.
Isso porque é com essa informação que se poderá rastrear quantas fichas já
foram emitidas, facilitando a organização e a localização de cada documento.
Além disso, o modelo de ficha de EPI precisa trazer os
dados do colaborador que receberá o EPI, tais como número de registro e cargo,
e outros que o gestor julgar necessário, como data de admissão e meio de
contato.
Também devem constar as descrições dos equipamentos,
quantidade, datas de retirada e previsão de devolução.
É preciso separar um espaço para que o colaborador possa
declarar que recebeu os itens necessários de acordo com a atividade exercida.
Por fim, a ficha precisa manter um ambiente dedicado às observações caso seja
necessário substituir algum modelo ou mesmo atestar perda ou falha de
equipamento.
Porém, como falamos, o preenchimento manual
dessas fichas já ficou no passado. Basta olhar para a operação e perceber
que o controle de fichas, uma a uma, é muito mais lento e suscetível a erros
que o preenchimento digital. Além dos erros que podem surgir, resultando em
acidentes e até multas.
A empresa que prevê seu crescimento não pode ficar
estagnada. Afinal, enquanto perde-se tempo com o preenchimento e organização
manuais da ficha de EPI, os concorrentes conseguem entregar mais e melhor.
Portanto, digitalizar a operação é parte de uma
estratégia para aumentar sua competitividade no mercado.
Para quem deseja otimizar tempo e garantir a
eficiência da sua gestão, o checklist é a opção.
Para
criar um modelo de ficha de EPI
Como falamos, o recurso do checklist online aplicado
aos modelos de fichas de EPI representa alguns avanços para a operação.
Afinal, os cadastros são simplificados e é possível criar checklists para
cada setor ou tipo de equipamento. Tudo por meio de um sistema em nuvem, que
pode ser acessado de onde e quando quiser.
O controle deixa de ser um problema, bem como
impressões e arquivos estocados que em nada agregam à empresa, e ainda
comprometem as boas práticas de cuidados ao meio ambiente.
Utilizando um sistema como o Checklist Fácil, é
possível personalizar a criação desses checklists, adicionando cada informação
que deve ser inspecionada, tais como entregas, limpeza e armazenamento, sem
comprometer a coerência e objetividade do documento.
Para entender como tudo isso funciona na prática,
confira um passo a passo para criar um modelo de ficha de EPI no nosso
sistema.
1.
Crie uma categoria de produto
Organização, objetividade e clareza são palavras de
ordem quando o assunto é ficha de EPI. Por isso, criar um banco de dados é o
primeiro passo para manter todas as informações em seu devido lugar.
Assim, basta elaborar esse banco com a listagem dos
produtos e suas respectivas descrições, separando cada um desses itens por
categorias. A aplicação do checklist é feita por meio do código de barras
desses produtos.
Consequentemente, é possível ter acesso à informação
do banco e validar o que deve ser adotado quando necessário! Simples, não é
mesmo?
2.
Cadastre checklists por imagem
A fim de garantir ainda mais assertividade no monitoramento de EPI’s, é possível recorrer aos recursos visuais para aprovação e controle das fichas. Assim, o segundo passo para garantir a organização é acrescentar imagens em seus checklists.
Dessa maneira, a partir delas, o gestor pode pontuar
questões que devem ser analisadas no EPI, simplificando o trabalho dos
auditores. Essas perguntas são criadas dentro do checklist, na própria imagem
do item que você deseja apontar qualquer problema ou observação.
Essa é a funcionalidade certa para auditores que
precisam fazer checklists de EPI’s e que não os conhecem o suficiente, pois a
imagem facilita a visualização e permite que dúvidas sejam esclarecidas a
tempo.
3.
Agende os checklists
Para que tudo seja cumprido de acordo com os prazos
determinados conforme cronograma, é importante compartilhar os avanços da
operação com todos os envolvidos.
Nesse sentido, fazer agendamentos para aplicações do
checklists estrutura a equipe para um fluxo de trabalho muito mais fluido e
coerente.
Você ainda pode compartilhar esses agendamentos por
e-mail. Esse agendamento irá para os eventos da agenda em questão se você
cadastrar o usuário no momento da sua criação.
4.
Faça pesquisas de satisfação interna
Como você faz para verificar se as ações estão sendo
adequadas também para os colaboradores? A melhor forma de planejar isso é por
meio de pesquisas internas.
O Checklist Fácil permite a geração de questionários,
que podem ser compartilhados para a equipe e respondidos digitalmente, através
de um link ou QR Code. Esses questionários podem ser personalizados de acordo
com a necessidade da sua operação e do seu time.
5.
Adote a escala índice
Já em termos de segurança do trabalho, uma forma
de deixar a operação ainda mais confiável é configurando e coletando índices em
relação a comportamentos. Com essa coleta, você pode gerar um relatório de ICS,
isto é, Índice de Comportamento Seguro.
Trata-se de um dos indicadores de desempenho mais
importantes para a área, que define tomadas de decisão, bem como auxiliam na
criação de um histórico comparativo, a fim de saber o quanto e em quanto tempo
seus processos evoluíram.
6.
Crie planos de ação personalizados
A criação de planos de ação é fundamental, a fim de
fazer a correta aplicação de checklists para controle de fichas de EPI. Mas nem
sempre esses planos de ação precisam obedecer ao mesmo padrão de forma
imutável, o que muitas vezes acaba até comprometendo a assertividade da gestão.
Para monitorar os detalhes, você pode criar
planos de ação personalizados no Checklist Fácil, pensando nas não
conformidades que costumam ocorrer. Assim, elas podem ser resolvidas ainda mais
rapidamente. Para isso, você pode usar o padrão 5W2H disponibilizado
na solução e personalizá-lo, por exemplo.
7.
Gerencie os dados através de relatórios
Por fim, mas não menos importante, o uso de relatórios
gerenciais auxilia o monitoramento e tomadas de decisão e, por isso, podemos
considerá-los uma estratégia para aumento da competitividade do negócio.
Na gestão de EPIs, esses relatórios também são
importantes. No Brasil, 60% das empresas já usam data&analytics para
orientar suas estratégias. Seja no desenvolvimento de produtos ou mesmo na
gestão de riscos, análise de força de trabalho e otimização de custos – que são
os 5 principais usos dessa tecnologia no mercado brasileiro, de acordo com a
pesquisa State of Enterprise Analytics 2019.
Com o Checklist Fácil, você pode criar seus próprios
painéis de indicadores, extraindo relatórios dinâmicos e diversos de acordo com
seu segmento. A importação de dados é automática, o que ajuda na elaboração dos
painéis que mais fazem sentido com sua operação, de acordo com número de
colaboradores, EPIs utilizados, periodicidade das fichas,
etc.
Qual
a importância de contar com um modelo de ficha de EPI?
Concluímos, portanto, que o modelo de ficha de EPI
serve tanto para fins administrativos como para fins legais. Isso
porque ele pode fornecer informações importantes para gestão da operação,
prevendo itens em estoque, bem como preparando melhor o setor de compras.
Afinal, é um documento que permite o levantamento de
período médio de troca de um determinado EPI, bem como monitorar a necessidade
de troca de equipamentos, além dos casos de perdas ou danos.
Já a questão legal compreende os resultados de
auditoria, em que o fiscal irá conferir se os trabalhadores realmente receberam
os EPI’s quando foi realizada cada troca, e se o preenchimento está adequado,
sem dados faltantes.
Há também os casos em que o colaborador pode recorrer
à justiça alegando insalubridade por não ter tido acesso a algum EPI,
requerendo indenização da empresa. Nesse momento, a ficha deve ser apresentada
para comprovar o recebimento e as trocas periódicas.
Para saber qual EPI é necessário para cada função,
evitando esse tipo de situação, basta conferir os sindicatos ou órgãos
nacionais voltados à segurança e saúde no trabalho. Além disso, vale investir
em treinamentos para que os colaboradores entendam a importância de utilização
e boas práticas com os EPI’s, como guarda e conservação, por exemplo.
Também é importante que o gestor comunique ao MTE
qualquer irregularidade observada ao longo de todo esse processo.
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