Segurança do Trabalho
O que é Segurança do Trabalho?
Segurança
do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são
adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças
ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho
do trabalhador. No post de hoje, vamos entender alguns conceitos e como
as empresas tem lidado com este assunto.
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis.
No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de normas regulamentadoras,
leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções
Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas
pelo Brasil.
O quadro de Segurança do Trabalho
de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por
Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho,
Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o
que chamamos de SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de
Segurança e Medicina do Trabalho.
Também os empregados da empresa constituem a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Como sei como a equipe do SESMT deve ser composta? E qual o tamanho da CIPA?
O dimensionamento do SESMT e da CIPA
é feito através da Norma Regulamentadora nº 04 e nº 05 respectivamente.
Este cálculo é baseado no grau de risco da atividade da empresa e do
número total de funcionários.
A empresa deve adotar as medidas
exigidas por lei não somente porque é obrigatório mas sim porque a
Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a
produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas
no trabalho.
ISO 45001 – Levando a sério a segurança do trabalho
Algumas
empresas a fim de aprimorar este assunto na organização, optam pela
implementação de um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional
(SSO).
Atualmente, o sistema de SSO mais conhecido é a ISO 45001.
Este
sistema ajuda às organizações no momento de fornecer locais de trabalho
seguros e saudáveis, com foca na prevenção de lesões e doenças oriundas
do trabalho.
Com a ISO 45001 é possível prover uma estrutura adequada no gerenciamento dos riscos e oportunidades de saúde e segurança do trabalho, além de gerar valor para organização.
Os
requisitos da norma tem por objetivo melhora significativamente o
desempenho de SSO de uma organização, como a diminuição dos índices de
acidente e entre outros indicadores.
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