PERMISSÃO
DE TRABALHO EM ALTURA NR35 - O QUE É E MODELO PRONTO
A permissão de trabalho em altura é um documento
fundamental na garantia da segurança dos trabalhadores. Ela faz parte
da gestão de risco das empresas e oferece um panorama geral dos
perigos encontrados durante a execução das atividades, além de formas de
prevenção.
Entenda como elaborar o documento, quais informações
ele deve conter e tenha acesso a um modelo pronto que você pode usar e
personalizar dentro do sistema.
Modelo
pronto: Checklist de segurança do trabalho digital para
controle do cumprimento de medidas de segurança
O
que é uma permissão de trabalho em altura (PT)?
A permissão de trabalho em altura (PT) é um documento
que autoriza a execução de serviços com riscos de quedas e executados
acima dos 2 metros de altura.
Apesar de existir uma permissão de trabalho própria
para serviços realizados em altura, ainda existem PT’s
para atividades que estão expostas a outros riscos e também são
consideradas perigosas.
São exemplos os serviços executados em temperaturas muito
altas ou baixas, aqueles que tratam diretamente com eletricidade ou
que acontecem em espaços confinados.
Independentemente do tipo de permissão de trabalho, a
estrutura do documento é a mesma.
Ele
deve apresentar informações sobre:
· Riscos
relacionadas à atividade executada;
· Medidas
de segurança para contenção dos riscos indicados;
· Equipamentos
de proteção Individual (EPI’s) obrigatórios;
· Ferramentas especiais;
· Treinamentos
necessários para a realização do serviço;
Como
agir em casos de emergência e necessidade de resgate dos trabalhadores.
Em resumo, a permissão de trabalho em altura faz parte
das ações adotadas pelo setor de segurança do trabalho das empresas,
para prevenir que acidentes de trabalho aconteçam, principalmente os
motivados por falta de conhecimento e treinamento dos trabalhadores.
Exemplo
de permissão de trabalho em altura
A permissão de trabalho em altura pode ser elaborada
de diferentes formas, mas para que você possa se inspirar, criamos um modelo no
sistema que pode ser totalmente personalizado, dá só uma olhada:
Use
o modelo de permissão de trabalho em altura personalizando do seu jeito!
Ao acessar o modelo, você pode alterar os tipos de
questões, os campos de resposta e as logos e cores do relatório, deixando ele
com a cara sua empresa e bem profissional.
Monte
formulários utilizando mais de 13 opções de campo de resposta:
seleção única ou múltipla, textos, números, checklist de conformidade,
assinatura digital e muito mais!
Para
que serve a permissão de trabalho em altura?
Garantir a segurança dos trabalhadores, reduzindo
a incidência de acidentes ocupacionais é um dos principais objetivos da
permissão de trabalho em altura. Através dela fica claro quais profissionais
estão aptos a realizarem o serviço e o que eles precisam saber para executar
suas atividades em segurança.
A permissão de trabalho em altura também ajuda na
conscientização dos trabalhadores sobre as etapas de realização do serviço, os
riscos potenciais aos quais estão expostos e formas de minimizá-los, além da
elucidação de dúvidas.
É claro que o sucesso da permissão de trabalho depende
da aplicação de outras estratégias de segurança do trabalho que devem ser
adotadas pelas empresas, como a realização da Análise Preliminar de Risco - APR,
a aplicação de treinamentos e o cumprimento das rotinas de Diálogo Diário
de Segurança - DDS, por exemplo.
Qual
a importância da permissão de trabalho em altura?
A importância da permissão de trabalho em altura vai
muito além do controle de acesso dos profissionais em áreas de risco. Entenda
mais sobre a função do documento:
Evita
acidentes
Ao descrever os serviços realizados e as
medidas preventivas que devem ser aplicadas, a permissão de trabalho em altura
evita que acidentes aconteçam por falta de informação ou esquecimentos.
Ao mesmo tempo, por limitar o acesso de profissionais
às áreas de risco, a permissão de trabalho também protege outros trabalhadores
de acidentes que possam acontecer ao redor do ambiente de trabalho, garantindo
que apenas profissionais autorizados sejam liberados para acessarem o
local.
Orienta
a realização do serviço
A permissão de trabalho em altura deixa claro o fluxo
de atividades que os trabalhadores devem executar, indicando os cuidados
necessários para que não existam erros de execução. É exatamente essa atenção
na descrição dos detalhes que evita os acidentes.
Instrui
ações em casos de emergência
As instruções sobre o que deve ser feito em casos de
acidentes e demais situações de emergência, estão todas contidas na permissão
de trabalho em altura. É ela que garante que os trabalhadores saibam exatamente
como proceder em casos assim.
Experimente: Checklist
de segurança do trabalho feito em sistema!
Qual
a diferença entre permissão de trabalho em altura e APR?
Tanto a Análise Preliminar de Risco - APR quanto
a permissão de trabalho em altura são documentos de segurança do trabalho, mas
as semelhanças acabam por aí.
A APR é um documento que registra todos os riscos
encontrados no ambiente de trabalho e que foram descobertos mediante uma
avaliação. Seu objetivo é entender quais são os perigos aos quais os
trabalhadores estão expostos, para então definir medidas de prevenção e
controle.
Já a permissão de trabalho em altura, faz parte da
APR, sendo uma das ações de prevenção que devem ser criadas a partir da
avaliação.
Ou seja, a APR faz um estudo dos riscos no
ambiente de trabalho que é aproveitado para a elaboração da PT, que por
sua vez, deve servir para conscientizar os trabalhadores e controlar
o trabalho exercido nas áreas de risco.
O
que a NR 35 diz sobre a permissão de trabalho em altura?
A NR 35 é a norma regulamentadora responsável
por estabelecer as diretrizes para serviços com riscos de quedas e realizados a
mais de 2 metros de altura.
A norma orienta sobre como deve ser o planejamento, a
preparação e a execução de trabalhos realizados em altura, indicando padrões e
procedimentos de segurança.
Um dos itens tratados por ela é a emissão da permissão
de trabalho em altura, que segundo a norma tem obrigatoriedade apenas para
atividades não rotineiras de trabalho, enquanto a emissão para atividades
rotineiras fica sob determinação da empresa.
Entenda
melhor sobre os pontos definidos pela norma:
· Obrigações
do empregador
A NR 35 destaca que tanto empregadores, como
empregados têm seus deveres e responsabilidades quanto à garantia da segurança
em serviços realizados em altura.
Para
os empregadores a norma estipula que os seguintes pontos devem ser
cumpridos:
· Realização
da análise de risco;
· Emissão
da permissão de trabalho em altura, quando aplicável;
· Fornecimento
de condições adequadas para a operação;
· Estudo, planejamento e
implementação de ações de segurança no local de trabalho;
· Fiscalização
das medidas de segurança apontadas pela NR 35;
· Conscientização
dos trabalhadores sobre riscos ocupacionais aos quais estão expostos e medidas
de controle;
· Inspeção acerca
do cumprimento das normas de segurança estipuladas;
· Suspensão
das atividades em altura em casos de riscos que não foram previstos e que não
podem ser neutralizados imediatamente.
Obrigações
do empregado
Já
aos empregados cabe:
· Cumprir
os procedimentos implementados pela empresa;
· Cumprir
as diretrizes estipuladas pela NR 35;
· Auxiliar
na implementação de medidas de segurança da empresa;
· Responsabilizar-se
sobre ações que afetam a sua própria saúde e a de seus colegas.
Quem
precisa da permissão de trabalho em altura?
A permissão de trabalho em altura deve ser emitida
para todos os trabalhadores que realizam serviços acima dos 2 metros de altura,
desde que os profissionais sejam comprovadamente capacitados e treinados.
Entram
na lista trabalhos como:
· Manutenção
de instalações elétricas e prediais;
· Montagem
e desmontagem de estruturas metálicas;
· Construção
civil;
· Reparo
e inspeção de equipamentos;
· Telecomunicações;
· Manutenção
de caldeiras e fornos;
· Instalação
e manutenção de torres de distribuição de energia;
· Trabalhos
em poços e escavações;
· Serviços
realizados com auxílio de plataformas e andaimes;
· Limpeza
predial;
· Entre
outros.
Quando
é necessário emitir a permissão de trabalho em altura?
A permissão de trabalho em altura deve ser realizada
antes do início de qualquer trabalho que tenha risco de queda e que seja
executado acima dos 2 metros de altura.
Como mencionamos anteriormente, a permissão de
trabalho também pode ser emitida para outros tipos de atividades que não
necessariamente acontecem nas alturas. Veja alguns exemplos:
Serviços realizados em espaços
confinados: Compreende serviços realizados em locais fechados, com acesso
limitado e com riscos de asfixia, intoxicação e incêndio.
Serviços elétricos: São atividades que apresentam
riscos de choques elétricos, queimaduras e incêndios, como instalação, manutenção e
reparo de sistemas elétricos.
Serviços relacionados com produtos químicos: São
serviços que têm riscos como explosão, incêndio e vazamentos. Um exemplo é o
manuseio, armazenamento e transporte de produtos químicos perigosos.
Serviços em áreas de risco de
explosão: Atividades realizadas em locais como fábricas de produtos
químicos, petrolíferas e refinarias.
Quanto
tempo vale a permissão de trabalho em altura?
A validade da permissão de trabalho em altura é
determinada pela duração da atividade, conforme orientação da NR 35. Ou seja,
ela é válida pelo tempo em que a atividade é executada.
Caso aconteçam alterações nas condições estabelecidas
pela PT ou mudanças na equipe de trabalho, uma nova permissão de trabalho deve
ser criada.
Quem
pode emitir a permissão de trabalho em altura?
O recomendado é que a permissão de trabalho seja
emitida por profissionais da área, capacitados, como técnicos e engenheiros de
segurança do SESMT ou bombeiros da empresa.
A esses profissionais cabe a avaliação dos riscos
potenciais das atividades, a definição dos EPIs e verificação das condições de
trabalho antes, durante e depois da realização das atividades.
Vale lembrar que a PT deve ser emitida em três vias:
uma para ficar com o setor de segurança do trabalho da empresa, outra para ser
entregue ao supervisor e a última para ser entregue no local de trabalho.
Como
deve ser o armazenamento da permissão de trabalho em altura?
A permissão deve ser arquivada pelas empresas por um
período de cinco anos. O armazenamento deve ser feito em local seguro e de
fácil acesso para o caso de auditorias, inspeções de segurança e
fiscalizações.
O recomendado é que os documentos estejam organizados
respeitando uma ordem cronológica e que seja possível consultá-los de maneira
rápida, utilizando filtros de data, local ou responsáveis técnicos.
Como
fazer uma permissão de trabalho em altura?
A elaboração da permissão de trabalho em altura deve
seguir uma ordem e atender a alguns princípios básicos. Entenda o que precisa
ser feito passo a passo:
1. Avalie
riscos e condições de trabalho
A permissão de trabalho em altura começa com a análise
preliminar de risco. Para realizá-la é importante que seja desenvolvida uma
avaliação sobre os principais perigos existentes no meio de trabalho.
A partir dessa análise e da listagem dos
principais riscos mapeados, será possível descrever as etapas de cada
atividade, os perigos e formas de prevenção. Todas essas informações são
importantes e necessárias na permissão de trabalho em altura.
Existem
algumas perguntas que podem direcionar melhor a análise de risco,
confira:
· Quais
tarefas são executadas na sua empresa?
· Quais
são os riscos apresentados por elas? (Descreva riscos físicos, químicos,
biológicos, ergonômicos e de acidentes);
· Qual
a probabilidade desses riscos acontecerem de fato?
· Caso
eles aconteçam, qual a gravidade da situação desencadeada por eles?
· Quais
medidas de controle podem reduzir a probabilidade desses riscos acontecerem ou
diminuírem a gravidade dos acidentes?
Não para por aí, depois de ter todas essas perguntas
em mente, para elaborar a permissão de trabalho em altura e garantir que ela
está sendo cumprida, será preciso implementar algumas ações antes, durante e
depois da realização dos serviços. Confira:
Antes
de iniciar o trabalho
Antes
que o serviço seja iniciado, o responsável pela elaboração da PT deve visitar o
local de trabalho prestando atenção nos seguintes pontos:
· Onde
será realizado o trabalho?
· Quais
são os riscos relacionados à atividade em questão?
· Quais
são os recursos necessários para a realização de um serviço mais seguro?
· Os
trabalhadores receberam treinamento?
· O
espaço já conta com isolamento e sinalização?
· Quais
são os pontos de ancoragem? Onde estão localizados?
· As
previsões meteorológicas foram consultadas?
· A
empresa oferece EPC’s e EPI’s necessários para o serviço?
· Qual
a probabilidade de ocorrerem quedas de ferramentas e de materiais?
· A
atividade pode ter condições impeditivas?
· Como
a supervisão do serviço será realizada?
· Existe
algum sistema de comunicação com a equipe?
· Quais
são as possíveis emergências que podem decorrer desse serviço?
Quais
são as orientações para os primeiros socorros?
Depois de chegar nas respostas para todos esses
questionamentos, a permissão de trabalho em altura já pode ser criada.
O ideal é que isso seja feito no local de realização
da atividade e que conte com o apoio dos responsáveis, que vão auxiliar na
descrição das etapas de trabalho, definição dos riscos e das medidas de
proteção a serem utilizadas.
Por fim, os responsáveis pela segurança do trabalho
devem apresentar as informações presentes na permissão de trabalho em altura
para os trabalhadores. Aproveite para indicar os locais perigosos, formas
adequadas de trabalho e uso correto dos dispositivos de segurança.
No final, não se esqueça de coletar as assinaturas
necessárias e de distribuir as vias para cada responsável.
Durante
a execução do trabalho
A execução do serviço é o momento de colocar em
prática todos os pontos abordados na permissão de trabalho em altura. Por isso, certifique-se de instruir os
trabalhadores a adotarem algumas ações em seu dia a dia:
· Assegurar
que o ambiente de trabalho está isolado e sinalizado corretamente;
· Cumprir
todos os passos e instruções presentes na permissão de trabalho, informando os
responsáveis sobre qualquer mudança;
· Verificar
constantemente se as medidas de segurança estão sendo aplicadas e se os
recursos necessários estão disponíveis;
· Deixar
a permissão de trabalho exposta em local visível;
· Interromper
as atividades a qualquer sinal de que algo deu errado, comunicando a equipe
para que medidas preventivas possam ser adotadas, evitando reincidência;
· Usar
os EPI’s de forma adequada e mantê-los em bom estado de conservação;
· Comparecer
aos diálogos diários de segurança antes de iniciar os serviços.
· Lembre-se
também que os trabalhos só podem ser iniciados após a emissão, leitura e
assinatura da permissão de trabalho em altura.
Depois
da finalização do trabalho
Quando o trabalho for finalizado e a permissão de
trabalho em altura também estiver encerrada, os gestores ou responsáveis ainda
devem ter alguns cuidados e ações, são elas:
Criação de um formulário contendo dados importantes
sobre a realização do serviço como tempo de conclusão, trabalhos realizados,
resultados obtidos e problemas relacionados à segurança que possam ter
acontecido;
Realização de uma inspeção completa, para retirar
itens que tenham permanecido no local (resíduos, peças e estruturas soltas,
materiais inflamáveis e ferramentas);
Verificação a respeito das medidas de segurança,
garantindo que foram implementadas durante a execução do serviço;
Avaliação da permissão de trabalho, entendendo o que
pode ser melhorado ou ajustado para as próximas;
Realização de limpeza e manutenção nos equipamentos ou
ferramentas utilizados nos serviços;
Encerramento da permissão de trabalho, assegurando que
todas as vias foram entregues e que as vias da empresa estão arquivadas junto
de outros documentos de segurança do trabalho.
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serviços em campo
2. Elabore
um formulário em formato de checklist
Agora que você já conhece o processo e o que é
esperado em cada etapa do serviço, é preciso entender como montar a permissão
de trabalho em altura.
O formato mais recomendado é através de um formulário,
com questões abertas, de seleção única ou múltipla e checklists para
verificação de não conformidades.
É importante que o formulário seja padronizado,
pensado especificamente para cada tarefa e atividade, de acordo com seus
riscos.
A ordem e distribuição das questões depende das preferências
da empresa, mas veja um modelo pronto feito no sistema do Produttivo e que pode
ser testado gratuitamente:
3. Selecione
as informações necessárias
Como vimos, a permissão de trabalho em altura pode ser
adaptada e personalizada por cada empresa, mas existem algumas informações que
obrigatoriamente devem aparecer na PT, como:
· Descrição
do serviço, incluindo data e local;
· Riscos
relacionados às atividades;
· Medidas
de segurança necessárias;
· EPI’s
necessários;
· Descrição
das etapas da atividade e de procedimentos necessários;
· Recursos
importantes para a realização da atividade como ferramentas, equipamentos e
materiais;
· Responsáveis
pela execução do serviço e pela supervisão;
· Tempo
de vigência da permissão de trabalho em altura;
· Assinaturas
dos responsáveis.
Ao elaborar a permissão de trabalho em altura, não se
esqueça de ser claro e objetivo nas informações apresentadas, garantindo que
todos os trabalhadores consigam entender as instruções contidas nela.
4. Realize
o preenchimento
Por fim, o preenchimento pode ser realizado em campo,
no local de execução da atividade. Nesse momento, além de responder o
formulário, os responsáveis devem explicar e instruir os trabalhadores sobre os
riscos e medidas preventivas e então coletar suas assinaturas.
Quais
são as consequências para as empresas sobre a não emissão da permissão de
trabalho em altura?
As empresas que não cumprirem com as disposições da NR
35 quanto a permissão do trabalho em altura pode ser penalizada através de
sanções administrativas, multas e processos judiciais, em casos de acidentes de
trabalho.
Além disso, sem a permissão de trabalho em altura os
trabalhadores ficam muito mais vulneráveis aos acidentes de trabalho que ao
ocorrerem, além das penalidades já listadas, podem causar sérios danos à imagem
e confiabilidade das empresas.
Modelo
de permissão de trabalho em altura PDF
Em busca de um modelo de permissão de trabalho em
altura? Os relatórios são preenchidos em campo, direto do aplicativo,
mesmo sem acesso à internet, e assim que são finalizados já saem prontos e
configurados em PDF.
Os modelos digitais acabam com uma série de problemas
ocasionados pelos registros em papel, como esquecimentos, rasuras, perdas de
documentos e até dificuldades de arquivamento.
Além disso, o modelo de permissão de trabalho de altura
conta com uma série de diferenciais:
Informações da empresa e das clientes são preenchidas
de forma automática com base nos cadastros feitos no sistema;
Os campos textuais podem ser preenchidos com o recurso
de comando por voz;
As assinaturas são coletadas na tela do celular ou do
tablet;
São mais de 13 opções de campos de resposta para usar
nos seus formulários (seleção única ou múltipla, números, fotos, assinatura,
checklist de conformidade e muito mais!);
Os relatórios podem ser personalizados com cores e
logos da empresa e dos clientes.
Veja
só o modelo que pode ser testado gratuitamente no sistema:
Modelo
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relatórios: para comprovação de serviços, inspeções, manutenções e até
auditorias. Todos eles têm recursos que tornam o preenchimento muito mais
rápido.
Além disso, no sistema é possível agendar serviços e
acompanhar o status de sua realização, monitorar indicadores de operação,
gerenciar solicitações de serviço e chamados dos clientes, além de
controlar não conformidades que atrapalham as atividades.
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