sexta-feira, 29 de setembro de 2023

 






 

COMO INSTALAR E CONFIGURAR “O DELÍRIO DE TRABALHO” ou “WOKRAVE” PROGRAMA PARA PREVENIR LER DORT

 



Conheça e veja como instalar

 

“O DELÍRIO DE TRABALHO” ou “WOKRAVE” é um software gratuito e de código aberto projetado para ajudar as pessoas a se manterem saudáveis e produtivas enquanto trabalham em seus computadores por longos períodos de tempo. Nesta postagem vamos ver como instalar e configurar o “O DELÍRIO DE TRABALHO” ou “WOKRAVE”. Com suas ferramentas de monitoramento e lembretes regulares, o Workrave ajuda a prevenir LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO - LER e outras dores relacionadas ao uso excessivo do computador.

O programa é fácil de instalar e configurar, e pode ser personalizado de acordo com as necessidades individuais de cada usuário. Ele permite que os usuários definam intervalos regulares de pausa para descansar os olhos, alongar os músculos, caminhar ou simplesmente se afastar do computador por alguns minutos.

Além disso, “O DELÍRIO DE TRABALHO” ou “WOKRAVE” oferece ferramentas úteis para monitorar o tempo de uso do teclado e mouse, alertando o usuário quando é hora de fazer uma pausa ou mudar de posição. Ele também inclui exercícios de alongamento para o pescoço, braços e mãos, projetados para ajudar a reduzir a tensão e a fadiga muscular.

Outra característica útil do “O DELÍRIO DE TRABALHO” ou “WOKRAVE” é sua capacidade de registrar o tempo de trabalho e oferecer relatórios e estatísticas sobre o uso do computador ao longo do tempo. Isso pode ajudar os usuários a entender melhor seus hábitos de trabalho e fazer ajustes para melhorar sua saúde e produtividade.

O “O DELÍRIO DE TRABALHO” ou “WOKRAVE” é uma excelente opção para qualquer pessoa que passe longas horas trabalhando em um computador, especialmente aqueles que trabalham em escritórios ou em casa. O programa pode ajudar a prevenir lesões e dores relacionadas ao uso excessivo do computador, bem como melhorar a saúde geral e a produtividade.

Em resumo, o “O DELÍRIO DE TRABALHO” ou “WOKRAVE” é um programa gratuito e de código aberto que ajuda os usuários a manter sua saúde e produtividade enquanto trabalham em um computador por longos períodos de tempo. Com suas ferramentas de monitoramento e lembretes regulares, o “O DELÍRIO DE TRABALHO” ou “WOKRAVE” pode ajudar a prevenir lesões por esforço repetitivo e outras dores relacionadas ao uso excessivo do computador. Se você passa muitas horas trabalhando em um computador, o “O DELÍRIO DE TRABALHO” ou “WOKRAVE” pode ser uma excelente opção para ajudar a melhorar sua saúde e produtividade. Por isso vamos lhe ajudar como instalar e configurar o “O DELÍRIO DE TRABALHO” ou “WOKRAVE”.

 

COMO INSTALAR

Acesse o site oficial do Workrave em https://workrave.org/ e clique no botão “Download” na página inicial.

Na página de downloads, selecione a versão do sistema operacional que você está usando (Windows, Linux ou macOS) e clique no botão de download correspondente.

Quando o download estiver concluído, localize o arquivo de instalação e execute-o.

Se você estiver usando o Windows, uma janela de instalação aparecerá. Siga as instruções na tela para instalar o programa. Se você estiver usando o Linux, abra o terminal e navegue até o diretório onde o arquivo de instalação foi baixado. Use o seguinte comando para extrair os arquivos: tar xvfz workrave-x.y.z.tar.gz (substitua x.y.z pela versão do arquivo de instalação). Em seguida, navegue até o diretório criado e execute o arquivo “configure” usando o comando: ./configure. Por fim, execute o comando make e, em seguida, sudo make install. Se você estiver usando o macOS, basta abrir o arquivo .dmg e arrastar o ícone do “O DELÍRIO DE TRABALHO” ou “WOKRAVE” para a pasta “Aplicativos”. Quando a instalação estiver concluída, abra o “O DELÍRIO DE TRABALHO” ou “WOKRAVE”. O programa deve começar a funcionar imediatamente, mas você pode personalizar as configurações de acordo com suas preferências.

 

Fonte: https://temseguranca.com/com-instalar-e-configurar-o-workrave-programa-para-prevenir-ler-dort/

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

.


 





 

NÃO ESTÁ SATISFEITO COM A SUA SITUAÇÃO PROFISSIONAL? NÃO SE SENTE EM PAZ E REALIZADO EM SUA VIDA?

 



Não está satisfeito com a sua situação profissional? Não se sente em paz e realizado em sua vida? Tem o perigoso vício de ficar reclamando de tudo isso? Cuidado. Isso pode adiar ainda mais seus projetos e emperrar sua vida! O fato de você não estar ainda onde deseja, tem quer ser sua maior MOTIVAÇÃO e não sua maior RECLAMAÇÃO. É algo que deve te mover, te motivar à ação, te fazer buscar, se reinventar, se superar e não te paralisar em um estado tóxico de vitimíssimos e preguiça mental.

 

Quer uma dica supersimples e acessível para tornar seus dias melhores?

Faça uma lista de coisas que você ama fazer e então, honre essa lista com a prática e veja seu grau de alegria e satisfação com a vida aumentar:

Que tal incluir na sua agenda momentos para se cuidar, passear sozinho ou com a família, tomar um cafezinho fazendo uma leitura de um livro edificante, se exercitar… ou seja, fazer o que você ama?

Isso não é algo só delicioso e ótimo para o seu amor próprio não viu? É ótimo também para sua saúde. Isso mesmo, para saúde: fazer o que ama, hábitos saudáveis, ter um hobby tem a capacidade de diminuir o excesso de cortisol do sangue.

 

O que é cortisol? O hormônio do estresse.

Viu só que maravilha? Fazer o que ama desestressa e te deixa muito mais leve e feliz! Ah sua agenda lotada te impede de reservar momentos para se cuidar, descansar e se divertir? Cuidado, porque depois, é a doença ou algum mal-estar emocional que vai te impedir de ter uma agenda lotada!

Cuide-se bem!

 





Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.


quinta-feira, 28 de setembro de 2023

 





 

CHEGOU A HORA DE RESSIGNIFICAR O CONCEITO DE TRABALHO.

 



Você sabia que Etimologicamente o termo TRABALHO vem de tripalium, do latim, o qual significa “instrumento romano de tortura”, uma espécie de tripé formado por três estacas cravadas no chão em que eram suplicados os escravos?

 

Nada bom enxergar trabalho assim.

Se parar para pensar, você chegará facilmente à conclusão que se seu Trabalho significar tortura ou dor; sua vida estará fadada ao sofrimento. Afinal, muitas vezes as pessoas passam mais tempo no trabalho do que em casa, ficam mais tempo com as pessoas com as quais trabalham do que com as pessoas da própria família ou com amigos. Assim sendo, é uma questão de SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL, cuidar do seu ambiente profissional, escolher seu trabalho com cautela, visando prosperidade no sentido mais amplo da palavra, visando principalmente, colocar à serviço da humanidade nossos dons recebidos. Isso gera satisfação genuína e a maravilhosa sensação de ser útil para nós mesmos e para o mundo em que vivemos.

 

Qual a minha paixão?

O que amo fazer e como isso pode significar um produto ou serviço para ser oferecido aos outros? Como o meu TALENTO pode ser útil às pessoas e a mim mesmo (a), gerando ganho financeiro e emocional? Que tipo de profissão eu escolheria se O MEDO DO FRACASSO NÃO EXISTISSE? E a pergunta final, cuja resposta sincera pode MUDAR SUA VIDA: E SE O DINHEIRO NÃO EXISTISSE NO MUNDO, que tipo de trabalho eu realizaria com prazer?

 



 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 





 


 

PREVENÇÃO DE LER/DORT PARA USUÁRIOS DE COMPUTADOR

 



Esse artigo é dirigido aos profissionais da área de informática e outros que permaneçam muitas horas em frente do computador, sem, no entanto, preocupar-se com a repetitividade e a postura corporal. Fazer exercícios, alongar e relaxar com frequência, são procedimentos ainda mais raros. Talvez seja esse o motivo das crescentes reclamações de desconfortos, dores e formigamentos.

Sem se dar conta eles fornecem todos os motivos para o surgimento do LER - LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO e/ou DORT - DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO. Desconfortos nos punhos, dor no ombro, pressão na cervical, dores de cabeça, lombalgias, ciatalgia, sem citar inúmeras outras lesões relacionadas ao trabalho, começam a fazer parte da rotina desses profissionais.

As LER/DORT acometem músculos, tendões e articulações. O uso do computador como ferramenta de trabalho pode sobrecarregar os membros superiores (mãos, punhos, braços e ombros) e a coluna (principalmente cervical e lombar), devido às atividades repetitivas e má postura corporal. Como resultado, surgem os desconfortos, a fadiga, a dor, podendo inclusive levar à incapacidade de trabalhar.

Ao contrário do que se pensa, essas doenças não são recentes. Mesmo assim, segundas estatísticas referentes à população trabalhadora segurada, a ocorrência das LER/DORT tem sido mais comum dentre as doenças ocupacionais registradas pelo INSS. O mais preocupante é que, além do caráter epidêmico, referido por alguns autores, há ainda problemas crônicos causados por falta de tratamento adequado ou do retorno precoce às atividades. Com isso, sem perceber, ao retornar à atividade responsável pela lesão, retomando os mesmos movimentos repetitivos e/ou a má postura, o trabalhador pode ficar incapacitado para o resto da vida até mesmo para a execução das atividades de vida diária, como escovar o cabelo, os dentes, etc.

O trabalho por longos períodos usando o notebook pode ser extremamente lesivo, tendo em vista que ele exige a adoção de posturas inadequadas. Nesse caso, o ideal é a adoção de suporte para o notebook associado ao uso de mouse e teclado separados. Assim, pode-se regular a altura da tela, evitando a flexão da cervical. Mas lembre-se: essa dica vale quando o notebook é usado na mesa. Seu uso no colo, na cama e afins deve ser evitado.

 



Para evitar a ocorrência de tais problemas, primeiramente devemos nos preocupar com a Ergonomia – ou seja, proporcionar uma boa interação do ambiente e posto de trabalho com o seu usuário, com a finalidade de torná-lo confortável, seguro e eficiente. Evitar um ritmo intenso de trabalho, pressão para que se mantenha tal rotina, estabelecer metas absurdas, ultrapassando os próprios limites e ignorando a necessidade de pausas. Deve-se evitar também a manutenção de uma postura fixa por tempo prolongado.

 



Outra dica interessante é evitar o sedentarismo. Principalmente quando sua empresa promover a ginástica laboral, pratique, deixe a preguiça e o comodismo de lado. Se este não for o caso, a cada hora levante para beber água ou ir ao banheiro, aproveitando para alongar e movimentar-se. Procure praticar algum esporte ou atividade física de seu interesse com regularidade.

Caso perceba algum sintoma como desconforto ou dor, procure a ajuda de um profissional da saúde, seguindo as suas orientações e respeitando o tempo de recuperação. Cuide-se no trabalho e tenha mais qualidade de vida para as atividades de lazer e o convívio social.

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.


quarta-feira, 27 de setembro de 2023

 





CURSO DE TRABALHO EM ALTURA A DISTÂNCIA É VALIDO?

 

 


 

Tenho visto muita gente oferecendo curso de trabalho em altura, espaço confinado e outros, a distância, online, enfim…, mas, a pergunta é: tem validade tais cursos? Atende a legislação?

Primeiramente quero deixar claro que não sou contra os cursos a distância, mas também não sou fã. Sei que muita gente estuda assim, mas também sei que o aproveitamento é muito baixo. Sei também que tem “escolas” fornecendo Certificado de Trabalho em Altura – NR35, sem que o aluno nunca tenha participado se quer de uma aula (a distância). Ou seja, estão vendendo certificados!!! Como o mundo está cheio de oportunistas e ainda mais de pessoas ingênuas, tem gente ganhando dinheiro fácil com tais cursos online ou a distância.

 

Voltando para a validade ou não do curso a distância para trabalho em altura, vamos ver o que diz a legislação:

35.3. Capacitação e Treinamento

35.3.1 O empregador deve promover programa para capacitação dos trabalhadores à realização de trabalho em altura.

35.3.2 Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, teórico e PRÁTICO, com carga horária mínima de oito horas, cujo conteúdo programático deve, no mínimo, incluir:
a) normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura;
b) análise de Risco e condições impeditivas;
c) riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle;
d) sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva;
e) equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso;
f) acidentes típicos em trabalhos em altura;
g) condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.

Como podemos ver, só pode ser considerado apto aquele que participou da parte teórica e prática. Dessa forma, fica claro que não é possível fazer tais treinamentos a distância, a não ser que seja dividido em duas partes – teoria a distância e prática presencial (?).

Fico indignado com as pessoas inescrupulosas que andam por aí enganando gente ingênua e, pior ainda – pessoas que querem ser enganadas e compram os “serviços” de tais enganadores apenas para “garantir” perante a lei que seus funcionários foram treinados, esquecendo-se completamente da segurança dos trabalhadores.

Sei de casos em que o trabalhador chegou para iniciar sua atividade de trabalho em altura e não sabia se quer colocar o cinto; outro que tinha fobia de altura!

Por isso, se a sua empresa trabalha com terceiros, fique de olho pois os certificados de trabalho em altura apresentados podem ter sido comprados. É interessante investigar as empresas que assinam os certificados para ter certeza de que tudo está sendo feito conforme a legislação. Outra forma de identificar tais irregularidades é fazer auditoria nas frentes de serviço e tomar depoimento dos empregados. É claro que eles podem estar sendo pressionados para não falar nada. Mas, pode ser que alguém resolva falar.

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


 




 

ACIDENTE EM ATIVIDADE COM USO DE NITROGÊNIO

 



Você pode não acreditar, mas apesar de convivermos com 78% de nitrogênio em nossa atmosfera, esse é um gás que pode matar de forma rápida e silenciosa.

O nitrogênio muitas vezes pode ser utilizado para purga em espaço confinado, tornando o ambiente dentro e ao redor asfixiante pela baixa concentração de oxigênio.

 



Diferente do que se pensa, o nitrogênio é um gás perigoso, podendo causar sérios problemas e levar pessoas a óbito.

 

Normalmente, esse gás é considerado inofensivo, uma vez que na atmosfera da Terra encontram-se:

·       nitrogênio - 78,08%,

·       oxigênio - 20,94%,

·       argônio - 0,93%,

·       gás carbônico - 0,04%.

 

Existem ainda outros gases que complementam os 100% daquilo que respiramos no dia a dia das atividades humanas, no entanto, se o percentual de oxigênio estiver abaixo do apresentado, entramos em colapso em função da asfixia.

Essa situação pode ocorrer quando grande quantidade dessa substância é liberada, tomando o espaço onde antes havia oxigênio. A consequência pode levar as pessoas daquele ambiente a perda de consciência e a sérios problemas.

Neste post, apresentaremos os perigos de trabalhar com nitrogênio e o que fazer para prevenir acidentes. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

 

O que é nitrogênio?

 



O nitrogênio é um elemento químico comum no Universo, possuindo uma temperatura de ebulição de -195,79 °C. 

Isso significa que esse elemento quando em estado líquido inicia um processo de evaporação imediata quando deixado em temperatura ambiente.

 

Essa substância é bastante utilizada nos seguintes processos:

·       indústria alimentícia,

·       indústria de lâmpadas,

·       sistemas de supressão de incêndios,

·       fabricação de aço inoxidável,

·       sistemas de enchimento de pneus,

·       combustível para aeronaves,

·       indústria química,

·       análises químicas,

·       barris de cerveja pressurizada.

 

Na área industrial, dois terços do nitrogênio é vendido como gás e o restante é comercializado no estado líquido.

 

Quais são os perigos dessa substância? 

Como já mencionado, o nitrogênio no estado gasoso pode deslocar o oxigênio de um determinado ambiente, causando asfixia nas pessoas que estiverem no local.

 Pelo fato do nitrogênio ser um gás inerte, ou seja, não reagem com o combustível e deslocam o oxigênio do ar, é muito utilizando em processos de inertização.

 No processo de inertização, o nitrogênio, ao remover o oxigênio do ambiente, impede a formação de uma mistura potencialmente explosiva.

 Portanto, em processos de inertização, também é de grande importância o monitoramento do oxigênio, garantindo que após a operação de inertização, há oxigênio suficiente para o bem-estar dos trabalhadores.

 No estado líquido, ele é o responsável por queimaduras via congelamento quando em contato direto com a pele e pode causar a liquefação do oxigênio atmosférico.

 

Como prevenir acidentes com nitrogênio?

 



O primeiro passo para evitar acidentes com o nitrogênio está no correto manuseio dessa substância, portanto, o uso de EPI’s é obrigatório.

 Além disso, quando transportado, é fundamental todos os cuidados para a proteção dos seus recipientes, movimentando-os sempre através de equipamentos próprios para isso, portanto, jamais se deve rolar, deslizar ou arrastar as garrafas que acomodam essa substância.

 

Outro ponto fundamental é manter esse elemento sempre distante de:

·       superfícies quentes,

·       chamas abertas,

·       faíscas,

·       calor.

 

É fundamental manter o recipiente do produto sempre hermeticamente fechado, aterrar o vaso contentor e receptor durante uma transferência e utilizar apenas ferramentas anti-faiscante.

Para finalizar, é indispensável o uso de detectores de gás que possam identificar vazamentos da substância, através da instalação de detectores fixos de oxigênio que possam medir e informar aos usuários a quantidade de ar respirável nos ambientes.

Esses equipamentos evitam sérios acidentes, pois, através de alarmes, informam possíveis problemas nos locais onde existam operações relacionadas com o nitrogênio.

Como se observa, os perigos existem, porém, podem ser evitados e corrigidos na medida em que são identificados.

 

 



 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


terça-feira, 26 de setembro de 2023

 





 

POR QUE A FERMENTAÇÃO RUMINAL DE VACAS PODE SER UM PERIGO DE EXPLOSÃO?

 



A FERMENTAÇÃO RUMINAL é um processo natural que faz parte das vidas das vacas e outros animais ruminantes.

Esses animais possuem o estômago dividido em quatro partes e o processo de ruminar, ou seja, ficar mastigando por um longo tempo os seus alimentos, faz com que os nutrientes dos vegetais sejam aproveitados com qualidade.

No entanto, o PROCESSO DIGESTIVO DOS RUMINANTES é mais complexo do que dos animais carnívoros, o que ocasiona emissão de gases nocivos à atmosfera, colaborando com o efeito estufa do planeta.

Esses gases também são passíveis de provocar explosões e sérios problemas, pois, contém metano, que é 23 vezes mais poderoso do que o dióxido de carbono.

Nesse post apresentamos os problemas que a FERMENTAÇÃO RUMINAL pode causar e como reduzir esses riscos. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

 

Como a FERMENTAÇÃO RUMINAL de vacas aumenta o risco de explosão?

Segundo dados do INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE, em nosso país existem 214,7 milhões de cabeças de gado, responsáveis por uma alta quantidade de metano emitido na atmosfera.

Para se ter ideia, uma vaca emite anualmente através das flatulências o gás metano que correspondente a um automóvel queimando 21.400 litros de gasolina. 

Essa quantidade de gás é muito perigosa, especialmente quando em ambientes fechados. Inclusive, acidentes podem acontecer, como foi o caso registrado na Alemanha.

Na cidade de Rasdorf, região central daquele país, uma carga de eletricidade estática em contato com o gás metano provocou a explosão em um galpão onde 90 vacas eram mantidas, ferindo uma delas e emitindo um jato de fogo que quase ocasionou um incêndio no ambiente.

 

A influência das raças

 



Segundo um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a raça mestiça Jersolando emite entre 9% e 13% menos gases metano do que a Holandesa.

 

O Jersolando é originário do cruzamento entre as raças Holandesa e Jersey.

No entanto, não são apenas as vacas as causadoras da emissão desses gases na atmosfera, portanto é necessária atenção para as criações de:

·       carneiros,

·       búfalos,

·       cabras.

 

Esses animais, quando em ambientes confinados, podem causar acidentes como o registrado na Alemanha e intoxicar animais e pessoas que venham a respirar o gás metano.

 

Os perigos do metano

O metano é um gás inflamável perigoso que, além de colaborar para o efeito estufa, é explosivo, como já visto anteriormente.

 

Esse gás possui um limite inferior de explosividade, conhecido como %LEL.

Quando a concentração de gás está abaixo ou acima do %LEL não existem riscos de explosão e incêndio, o que torna o ambiente seguro.

Conhecer e monitorar esses valores exige que o ambiente esteja sendo constantemente acompanhado por equipamentos que façam a medição, acionando alarmes nos casos que apresentem perigo.

 

Como reduzir os riscos?

A redução desses riscos se dá a partir de algumas ações, como:

Ventilação natural

 



Voltando aos ambientes confinados, é fundamental que exista uma ventilação natural nesses locais, evitando a concentração de gases que possibilitem acidentes envolvendo explosões e intoxicações.

 

Detector de gás

A instalação de detectores de gás é a maneira mais segura para avaliar a PRESENÇA DO METANO em ambientes como galpões e espaços fechados que tenham a geração de metano a partir da FERMENTAÇÃO RUMINAL.

Controlar e monitorar o metano nos ambientes rurais pode fazer toda a diferença na saúde humana e dos próprios animais, portanto, vale a atenção para esse assunto, além do que é a forma mais efetiva e fácil de saber qual a condição do ar de determinado local.

Uma maneira utilizada para estudar as emissões de animais ruminantes é através de detectores de gases por mira a laser. 

 Os equipamentos de detecção a laser fornecem uma alta precisão e medição a baixos níveis (ppm*m), permitindo que o usuário do equipamento esteja a uma distância segura. 

A performance desse tipo de equipamento é tão alta que pode detectar níveis de metano concentrações de até 0,5 ppm a uma distância de 500 metros.

O detector de metano por Mira a Laser, como o LaserMethane, pode estar calibrado apenas para o gás metano, evitando assim interferência de outros gases que possam estar presentes na atmosfera.

 

 

 


 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 

 

 


 





 

OPERAÇÕES EM TANQUES: 

QUAIS SÃO OS PERIGOS E COMO EVITÁ-LOS?

 



A operação em tanques é uma questão que traz muita preocupação para todas as indústrias e fábricas que contam com esse equipamento.

Para regular e diminuir esses riscos, devem ser seguidas as orientações da NBR 14973, que prevê diferentes procedimentos para controlar os perigos.

  

Quais são os perigos de operações em tanques?

Um compartimento cheio de óleo ou gás é um risco óbvio de incêndio nas circunstâncias propícias.

Para ocorrer uma explosão em tanques, é preciso haver a presença de três elementos: o combustível, o oxigênio e uma fonte de ignição.

Vale ressaltar que a atmosfera tem cerca de 20,9% de O₂, por isso, uma prática comum para controlar o risco de combustão é fazer a remoção do máximo de ar existente dentro desse reservatório.

 

Para isso, utiliza-se um gás inerte, como o dióxido de carbono ou nitrogênio.

Além dessa medida, a NBR 14973 também prevê a retirada do lastro de combustível, uma vez que o tanque deve conter o mínimo de produto possível no início dessa operação.

Dessa forma, o lastro tem que ser retirado por equipamento específico, que precisa ser compatível com a classificação de risco da área, além de estar conectado ao sistema de ligação equipotencial e aterrado.

Durante todo esse procedimento, deve-se manter o monitoramento constante da atmosfera para prevenir acidentes.

 

O que é a inertização?

Trata-se do processo descrito acima, de remoção do ar do reservatório para evitar a explosão em tanques.

Para fazer a inertização com nitrogênio, deve-se ter um cilindro cheio desse gás, com 9 m³ para cada 5 m³ do tanque. Também é importante que todas as conexões estejam vedadas, exceto a do respiro e da própria injeção.

Após ajustar a saída do regulador para 0,5 kgf/cm², é preciso abrir a válvula lentamente e aguardar a sua descarga. 

O mesmo processo pode ser feito com carbono sólido, por meio do gelo seco. Nesses casos, a NBR 14973 recomenda o uso de 9 kg para cada 5 m³ do tanque.

O gelo seco deve ser raspado ou triturado e inserido nos bocais do reservatório, com todas as outras conexões fechadas, exceto a de respiro.

No final do processo, independentemente do escolhido, é essencial garantir que não haja concentração de oxigênio do tanque.

 

O que é desgaseificação?

 



A desgaseificação é outro processo previsto pela NBR 14973 para diminuir o risco de explosão em tanques e pode substituir a inertização.

Ela pode ser feita por ventilação ou com a utilização de água para modificar a atmosfera no interior do reservatório para valores iguais ou inferiores a 10% do LIE.

 

Devem ser realizadas medições de explosividade nos seguintes pontos:

·       fundo,

·       meio,

·       parte superior,

·       na descarga,

·       na boca de visita.

 

Remoção do tanque e dos outros componentes do SISTEMA DE ARMAZENAMENTO SUBTERRÂNEO DE COMBUSTÍVEIS - SASC

Outra medida prevista pela NBR 14973 é a remoção do tanque e dos outros componentes do SASC, que deve ocorrer após a desgaseificação ou inertização.

Nela, os responsáveis devem se certificar que durante o trabalho da retirada do reservatório da cava a sua explosividade seja igual ou inferior a 10% do LIE após a desgaseificação.

 

No caso da inertização, o nível de oxigênio deve estar em 0%.

O acesso ao seu interior deve ser feito na abertura da primeira calota, o que permite a remoção dos resíduos de forma eficiente.

 

Deve-se, ainda, sempre seguir os critérios de segurança para entrar:

·       Utilizar EPI’s, como luva, capacete, óculos, roupa de algodão e bota,

·       Não pode haver vapores de combustíveis no tanque,

·       Limite mínimo da concentração do oxigênio entre 19,5% e 23,5%.

 

Como escolher a melhor tecnologia para evitar explosões em tanques?

 



Tão importante quanto realizar os procedimentos de desgaseificação ou inertização, é monitorar os elementos que podem causar uma explosão em tanques através do monitoramento do oxigênio e dos gases inflamáveis com a tecnologia correta de detecção de gás.

 

Os mais indicados são: 

Sensor infravermelho

O sensor infravermelho de duplo range é essencial para essa aplicação pelas suas características únicas, como:

·       Detecta o gás em alta %vol, bem como %LEL, o que os sensores IR individuais não podem,

·       As faixas automáticas alternam entre medição de %vol e %LEL, portanto, sempre operam com o parâmetro correto,

·       Não é inibido por altas concentrações de hidrocarbonetos,

·       Não necessita de oxigênio para operar confiavelmente,

·       Não é contaminado com a presença de H2S, silicones e outros compostos que danificam sensores catalíticos tradicionais.

 

Sensor de oxigênio

O sensor de oxigênio é indispensável para essa operação, monitorando quando:

·       os níveis de oxigênio estão baixos o suficiente para ser seguro para carregar o combustível,

·       a concentração de oxigênio é alta o suficiente para a equipe entrar com segurança.

 

Uma ótima opção para fazer o monitoramento de gases e se prevenir de explosões em tanques é o Gas-Pro TK, detector com sensor com range duplo IR e bomba incorporada com capacidade de 30m de amostragem. Entre em contato conosco para saber mais e adquirir o seu!

 

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...