segunda-feira, 24 de outubro de 2022

 




 

APRENDA A MONTAR LINHAS DE VIDA DEBREÁVEIS

 

 

 

Linha de vida debreáveis são técnicas de montagem de linhas de vida provisórias usadas de maneira inteligente em caso de acidente. Com elas é possível fazer o resgate de maneira facilitada, sem que haja necessidade do resgate homem – homem, ou seja, ir até a vítima.  

Abaixo apresentamos o passo-a-passo de como realizar a montagem de um sistema debreável, mas vale lembrar que é necessário ser montado por um profissional qualificado e também ser realizado a APR – Analise Preliminar de Riscos, para garantir que o sistema seja eficaz de acordo com a realidade do local.

8 Passos Para Montar Linhas De Vida Debreáveis

1º Passo: Inspecione seus equipamentos antes de se equipar, é importante verificar se seu cinto, talabarte, trava quedas de corda, DESCENSOR, mosquetões e cordas estão em boas condições de uso. O controle de inspeção é obrigatório antes do uso, sendo que cada empresa deve ter um documento especifico contendo as informações: data de compra, condições físicas dos equipamentos, controle de armazenamento, etc.

 

2º Passo: Verifique se o cinto de segurança está bem preso ao corpo, e também se o talabarte está conectado no lugar correto (ancoragem do cinto), com mosquetão fechado.

 

3º Passo: Conecte-se o talabarte no primeiro ponto de ancoragem próximo ao seu acesso (escada tipo marinheiro ou plataforma elevatória).

 

4º Passo: Realize a montagem do DESCENSOR na corda e conecte o mesmo diretamente no ponto de ancoragem.

 

5º Passo: Conecte sua trava quedas de cordas no seu cinto e na corda e locomova-se até o próximo ponto de ancoragem.

 



 

 



 

5º Passo: Conecte sua trava quedas de cordas no seu cinto e na corda e locomova-se até o próximo ponto de ancoragem.

 

6º Passo: Ao locomover-se para o próximo ponto apenas passe a corda por dentro do olhal e continue a locomover-se até o ponto de ancoragem suficiente para a realização da sua atividade.

 



7º Passo: Ao chegar no último ponto de ancoragem realize outro nó tipo 8 e conecte o mosquetão no olhal e no nó, sua linha estará provisória estará montada e você pode utilizar o talabarte Y conectado diretamente na corda esticada (linha provisória). Caso a corda não esteja muito bem esticada, é possível realizar o tensionamento através do DESCENSOR.

 

8º Passo: Em caso de queda com o Sistema DEBREÁVEL é possível o resgate diretamente pelo DESCENSOR, realizando a descida do colaborador até o chão conforme imagem abaixo:

 



 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


Nenhum comentário:

    REGISTRO DE NÃO CONFORMIDADE - O QUE É E COMO FAZER NO SEU NEGÓCIO?   O registro de não conformidade é uma oportunidade única de m...