EFEITO
ESTUFA
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PASSOS ESSENCIAIS PARA EMPRESAS DIMINUÍREM AS EMISSÕES DE GASES
Efeito
Estufa. Um assunto debatido há muitos anos. As empresas têm
um papel fundamental na redução das emissões de gases do efeito estufa. Basta
seguir alguns passos para ocorrer uma diminuição na emissão de gases.
Essa busca por novas posturas empresariais nasceu graças
às pressões da sociedade, fazendo com que a gestão de gases seja incorporada às
estratégias de negócios. Conheça 7 passos básicos, mas essenciais para diminuir
as emissões de gases do efeito estufa!
1.
Mensurar as emissões de gases do efeito estufa
O primeiro passo para uma empresa começar a reduzir
suas emissões de gases do efeito estufa é através da mensuração com um
diagnóstico detalhado. Através dele, é possível analisar a quantidade total e a
evolução das emissões, além dos principais tipos de gases que estão sendo
emitidos em operações diretas ou indiretas da empresa.
2.
Avaliar os riscos envolvidos
Para uma gestão de baixo carbono, é primordial
entender o grau de exposição aos riscos de emissões dos gases de efeito estufa
de cada empresa. Os principais riscos são: regulatórios, físicos,
reputacionais e financeiros. Os riscos regulatórios estão
relacionados aos acordos internacionais, novos regulamentos e até a própria
falta de regulamentação. Os riscos físicos são os impactos de
possíveis eventos naturais nos negócios, como alguma mudança de disponibilidade
de água ou energia nas operações de fábricas. Os riscos reputacionais, por
sua vez, têm a ver com a atenção dos consumidores perante às iniciativas de
redução de emissões das empresas. Por fim, os riscos financeiros envolvem
custos adicionais ou perdas financeiras em geral.
3.
Identificar novas oportunidades
A avaliação de riscos das emissões dos gases do efeito
estufa também permite identificar oportunidades em relação a mudanças climáticas.
Isso significa poder detectar um elevado consumo de energia, por exemplo, e
consequentemente encontrar oportunidades para melhorar a eficiência energética,
a fim de um retorno positivo dos investimentos.
4.
Desenvolver ou otimizar a gestão de carbono
Criar ou melhorar gestão estratégica de carbono é
importante para valorizar os negócios ao implementar medidas eficazes de
redução de riscos e melhor aproveitamento de novas oportunidades.
5.
Definir metas a curto e longo prazo
É preciso avaliar o potencial de redução das emissões
(além da viabilidade técnica e financeira) para que as empresas definam metas
coerentes de acordo com esse potencial. Devem ser metas realistas que possam
ser alcançadas a curto e a longo prazo.
6.
Divulgar tanto as ações quanto os resultados
O número de empresas que divulgam as emissões de
gases do efeito estufa tem crescido nos últimos anos, de acordo com o
Centro de Estudos em Sustentabilidade da EAESP-FGV. Não é à toa, já que essa
divulgação ajuda a empresa capitalizar ações, oferece transparência e reconhece
a importância de iniciativas dos gases. A divulgação pode ser feita por
diversos canais de comunicação, como a própria internet (websites) ou através
de relatórios de sustentabilidade.
7.
Alinhar os princípios com acionistas, funcionários e clientes
Por fim, engajar outros públicos, como os acionistas
da empresa, funcionários e clientes, é outro passo indispensável para que todas
as partes envolvidas na organização estejam alinhadas com os seus princípios de
gestão!
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