SUA
GESTÃO EM SST ESTÁ DANDO CONTA? O QUE PODERIA ESTAR SENDO IGNORADO?
Este Post é uma tradução de artigo publicado na OHS on
line através da Total Trainning Solution, empresa especializada no
desenvolvimento de Programas de Treinamento em SST, inclusive sistemas de
treinamento on line. Há uma ênfase na conformidade com as normas de segurança
para o estabelecimento de uma cultura de segurança na empresa, envolvendo
aspectos de saúde física e mental.
Segurança deve ser uma prioridade em qualquer negócio.
O objetivo de qualquer programa de segurança em qualquer ambiente de trabalho
deve ser nenhuma lesão. Essa é uma atitude de bom senso e mantem seu pessoal
longe de sofrer qualquer lesão.
O
que é mais importante?
Ainda assim, feridos e mortes continuam a atormentar
as empresas, no valor de US $ 170 bilhões por ano, segundo o Ministério do
Trabalho dos Estados Unidos. A agência de segurança observa que essas são
"despesas que vêm diretamente dos lucros da empresa" e que essa pode
ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso.
O outro lado desses números é o sofrimento humano e
até a morte. O Bureau of Labor Statistics informa que as fatalidades no local
de trabalho têm aumentado constantemente desde 2008, um aumento de 13% até
2016.
Essas são estatísticas pesadas. Mas a verdade é que a
maioria das empresas sofre com os custos das lesões, mesmo com um plano de
segurança adequado e boa conformidade. Então, o que está faltando? Talvez o seu
plano não considere todos os fatores que contribuem para estabelecer a
segurança total.
O
VERDADEIRO CUSTO DAS LESÕES
Antes de avaliar os elementos a incluir no seu plano
de segurança, vamos primeiro ver por que o seu objetivo deve ser zero lesões.
As lesões representam custos: diretos e indiretos, humanos e financeiros. Para
começar, as lesões machucam! Eles também podem causar danos permanentes.
Lesões são caras. Mesmo os menores ferimentos, que
muitos empregadores e empregados assumem como comuns, são mais prejudiciais do
que poderiam parecer óbvios à primeira vista.
Considere que uma laceração, dependendo da gravidade e
de horas paradas do trabalhador, pode custar a uma empresa em média mais de 50
mil reais. Esse valor poderia ter sido aplicado em horas trabalhadas para criar
um programa de segurança excepcional. Poderia pagar, por exemplo, muitos
incentivos ou melhorias.
Todos os acidentes interrompem o fluxo de trabalho,
reduzem a produtividade e diminuem o moral. Eles podem levar a folgas
remuneradas, compensação para os trabalhadores e períodos de fisioterapia. Se
um funcionário ficar de fora por dias ou semanas, acrescente o custo do
treinamento de um trabalhador temporário ou de um novo funcionário e a
ineficiência que acompanha tal mudança. Além disso, o pior é que pode haver
equipamentos danificados ou arruinados.
Por isso os acidentes devem ser eliminados porque eles
representam tudo de ruim para tudo mundo.
COMECE
COM O BÁSICO
Qualquer plano de segurança deve começar com o básico:
SIGA AS NORMAS! (NR’s). Construa a partir daí. Em outras palavras, atenda aos
regulamentos como ponto de partida e vá além deles. Seja específico. Quais são
os perigos em seu ambiente particular? Identifique os problemas e encontre as
soluções.
É natural e comum criar um protocolo de segurança em
reação a um acidente. Isso é bom, mas é melhor encontrar problemas em potencial
e removê-los ou reduzi-los antes que o acidente aconteça. Isso requer andar com
frequência e prestar muita atenção em como os trabalhadores concluem as
tarefas.
Também é importante manter seu plano de segurança
ágil, pois novos riscos surgirão. Um exemplo fácil é a mudança do clima:
existem os protocolos para lidar com frio no inverno, enquanto os protocolos
que tratam do superaquecimento serão aplicados no verão.
Torne
a prioridade de segurança como número um desde o início e repita com
frequência.
Cada nova contratação precisa entender desde o início
que a segurança é a principal prioridade da empresa e que existe uma política
de não tolerância em relação à não conformidade. Isso deve ser feito com um
programa abrangente de treinamento de segurança que cada funcionário deve
concluir antes de iniciar o trabalho.
Depois disso, acompanhe reuniões de segurança e
mensagens regulares, e mantenha-a variada. As pessoas aprendem de maneiras
diferentes, então espalhe seus lembretes de segurança de maneiras diferentes.
Use vídeos, cartazes, textos ou e-mails, anúncios de alto-falante, treinamento
prático e dramatização. Adicione humor para captar a atenção da equipe.
O
objetivo é manter a segurança na linha de frente dos pensamentos de todos.
OBTER
ENVOLVIMENTO DOS TRABALHADORES
Para desenvolver e implementar o melhor plano de
segurança possível, você deve envolver sua força de trabalho. Bônus: Eles
facilitarão seu trabalho! Você não pode estar em todo lugar o tempo todo;
deixe-os ser seu “procurador”. Eles são aqueles que são especialistas sobre o
ambiente de trabalho e o equipamento. Isso os coloca na melhor posição para
identificar problemas antes que aconteçam.
Atribuir embaixadores ou equipes de segurança. Além de
ajudar a criar protocolos de segurança, capacite-os com a condição de garantir
que esses procedimentos sejam aplicados. Incentive-os a ajudar os outros,
quando for o caso, e a corrigir qualquer situação em que um cooperador não considere
seguro.
Em geral, as pessoas não gostam de ser ditadas. Dar
voz aos funcionários no plano de segurança tornará muito mais provável que eles
participem plenamente de uma cultura de segurança saudável. Isso também
significa permitir que eles tenham uma escolha em, digamos, EPI. Se houver uma
disputa sobre certos elementos do seu plano, avise aos funcionários o motivo
pelo qual está sendo implementado - que não é apenas uma situação "porque
eu digo".
ABORDAR
SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL
Uma chave importante para se manter seguro é a saúde
mental e emocional - esse é um aspecto que é frequentemente negligenciado. No
entanto, os trabalhadores sob estresse emocional são menos produtivos. Eles
também são mais propensos a serem distraídos, cansados e estressados. E o
estresse é uma das causas mais comuns por trás dos acidentes.
Empregados emocionalmente e mentalmente
sobrecarregados também podem ser mais propensos a comportamentos inadequados,
como uso de drogas ou álcool no local de trabalho, ou agredir verbalmente ou
fisicamente os outros funcionários. A violência entre funcionários é uma das
principais causas de lesões.
Certifique-se de incluir a educação sobre a
importância do bem-estar emocional em suas palestras de segurança e
treinamento. Dissipe qualquer desconforto possível que os trabalhadores possam
ter sobre esse assunto tratando-o como um aspecto normal de seu programa de
segurança.
Forneça recursos sobre onde procurar aconselhamento
para diferentes tipos de problemas. Ofereça o pagamento total ou parcial dos
tratamentos como forma de incentivar esse comportamento proativo. Se os
funcionários estiverem tendo problemas no local de trabalho, sejam problemas
com colegas de trabalho ou gerência ou apenas uma necessidade de ajuda,
informe-os a quem podem ir na empresa. Deixe claro que expressar sua vulnerabilidade
dessa maneira não é apenas aceitável, mas encorajado. Quando as pessoas sabem
que podem pedir ajuda, elas trabalham melhor em equipe. E segurança é sempre um
esforço de equipe.
CUIDAR
DA SAÚDE FÍSICA
Os funcionários fisicamente saudáveis são funcionários
mais seguros. Pessoas fisicamente doentes são mais propensas a não ter clareza
mental e estarem cansadas. E a fadiga é outra causa primária de lesões no local
de trabalho.
Pessoas insalubres também são mais propensas a ficar
doentes, o que resulta em dias de folga, potencialmente infectando o resto de
sua equipe, ou ambos.
O exercício é um aspecto crítico da saúde. Considere
pagar por academias ou oferecer aulas de treino no local. Incentive os
intervalos e sugira que os funcionários se levantem, se movam e se estiquem
regularmente. Isso também ajudará a reduzir outra causa primária de lesões no
local de trabalho: esforço repetitivo.
No que diz respeito à nutrição, embora você não possa
controlar tudo o que sua força de trabalho consome, você pode controlar o que
oferece no local e nas reuniões e eventos do trabalho. Substitua o refrigerante
por opções mais saudáveis em máquinas de venda automática. Armazene a
cafeteria com opções ricas em nutrientes; eliminar alimentos processados.
Tal como acontece com todos os outros aspectos do seu
programa de segurança, inclua também educação sobre exercício e nutrição no seu
treinamento de segurança.
Trabalhadores
Seguros São Melhores Trabalhadores.
Os trabalhadores que se sentem seguros e cuidados são
mais produtivos, fazem um trabalho de melhor qualidade, perdem menos trabalho,
voltam a trabalhar mais rapidamente depois de uma doença ou lesão e ficam mais
satisfeitos - o que significa que ficam por mais tempo.
Enquanto acidentes são todos ruins, ficar seguro é
tudo de bom.
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