segunda-feira, 11 de abril de 2022

 




 

SUA GESTÃO EM SST ESTÁ DANDO CONTA? O QUE PODERIA ESTAR SENDO IGNORADO?

 


Este Post é uma tradução de artigo publicado na OHS on line através da Total Trainning Solution, empresa especializada no desenvolvimento de Programas de Treinamento em SST, inclusive sistemas de treinamento on line. Há uma ênfase na conformidade com as normas de segurança para o estabelecimento de uma cultura de segurança na empresa, envolvendo aspectos de saúde física e mental.

 

Segurança deve ser uma prioridade em qualquer negócio. O objetivo de qualquer programa de segurança em qualquer ambiente de trabalho deve ser nenhuma lesão. Essa é uma atitude de bom senso e mantem seu pessoal longe de sofrer qualquer lesão.

 

O que é mais importante?

 



Ainda assim, feridos e mortes continuam a atormentar as empresas, no valor de US $ 170 bilhões por ano, segundo o Ministério do Trabalho dos Estados Unidos. A agência de segurança observa que essas são "despesas que vêm diretamente dos lucros da empresa" e que essa pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso.

 

O outro lado desses números é o sofrimento humano e até a morte. O Bureau of Labor Statistics informa que as fatalidades no local de trabalho têm aumentado constantemente desde 2008, um aumento de 13% até 2016.

 

Essas são estatísticas pesadas. Mas a verdade é que a maioria das empresas sofre com os custos das lesões, mesmo com um plano de segurança adequado e boa conformidade. Então, o que está faltando? Talvez o seu plano não considere todos os fatores que contribuem para estabelecer a segurança total.




O VERDADEIRO CUSTO DAS LESÕES 

 

Antes de avaliar os elementos a incluir no seu plano de segurança, vamos primeiro ver por que o seu objetivo deve ser zero lesões. As lesões representam custos: diretos e indiretos, humanos e financeiros. Para começar, as lesões machucam! Eles também podem causar danos permanentes.

 

Lesões são caras. Mesmo os menores ferimentos, que muitos empregadores e empregados assumem como comuns, são mais prejudiciais do que poderiam parecer óbvios à primeira vista.

 

Considere que uma laceração, dependendo da gravidade e de horas paradas do trabalhador, pode custar a uma empresa em média mais de 50 mil reais. Esse valor poderia ter sido aplicado em horas trabalhadas para criar um programa de segurança excepcional. Poderia pagar, por exemplo, muitos incentivos ou melhorias.

 

Todos os acidentes interrompem o fluxo de trabalho, reduzem a produtividade e diminuem o moral. Eles podem levar a folgas remuneradas, compensação para os trabalhadores e períodos de fisioterapia. Se um funcionário ficar de fora por dias ou semanas, acrescente o custo do treinamento de um trabalhador temporário ou de um novo funcionário e a ineficiência que acompanha tal mudança. Além disso, o pior é que pode haver equipamentos danificados ou arruinados.

 

Por isso os acidentes devem ser eliminados porque eles representam tudo de ruim para tudo mundo. 

 

COMECE COM O BÁSICO

 

Qualquer plano de segurança deve começar com o básico: SIGA AS NORMAS! (NR’s). Construa a partir daí. Em outras palavras, atenda aos regulamentos como ponto de partida e vá além deles. Seja específico. Quais são os perigos em seu ambiente particular? Identifique os problemas e encontre as soluções.

 



É natural e comum criar um protocolo de segurança em reação a um acidente. Isso é bom, mas é melhor encontrar problemas em potencial e removê-los ou reduzi-los antes que o acidente aconteça. Isso requer andar com frequência e prestar muita atenção em como os trabalhadores concluem as tarefas.

 

Também é importante manter seu plano de segurança ágil, pois novos riscos surgirão. Um exemplo fácil é a mudança do clima: existem os protocolos para lidar com frio no inverno, enquanto os protocolos que tratam do superaquecimento serão aplicados no verão.

 

Torne a prioridade de segurança como número um desde o início e repita com frequência.

 

Cada nova contratação precisa entender desde o início que a segurança é a principal prioridade da empresa e que existe uma política de não tolerância em relação à não conformidade. Isso deve ser feito com um programa abrangente de treinamento de segurança que cada funcionário deve concluir antes de iniciar o trabalho.

 

Depois disso, acompanhe reuniões de segurança e mensagens regulares, e mantenha-a variada. As pessoas aprendem de maneiras diferentes, então espalhe seus lembretes de segurança de maneiras diferentes. Use vídeos, cartazes, textos ou e-mails, anúncios de alto-falante, treinamento prático e dramatização. Adicione humor para captar a atenção da equipe.

 

O objetivo é manter a segurança na linha de frente dos pensamentos de todos.

 



OBTER ENVOLVIMENTO DOS TRABALHADORES

 

Para desenvolver e implementar o melhor plano de segurança possível, você deve envolver sua força de trabalho. Bônus: Eles facilitarão seu trabalho! Você não pode estar em todo lugar o tempo todo; deixe-os ser seu “procurador”. Eles são aqueles que são especialistas sobre o ambiente de trabalho e o equipamento. Isso os coloca na melhor posição para identificar problemas antes que aconteçam.

 

Atribuir embaixadores ou equipes de segurança. Além de ajudar a criar protocolos de segurança, capacite-os com a condição de garantir que esses procedimentos sejam aplicados. Incentive-os a ajudar os outros, quando for o caso, e a corrigir qualquer situação em que um cooperador não considere seguro.

 

Em geral, as pessoas não gostam de ser ditadas. Dar voz aos funcionários no plano de segurança tornará muito mais provável que eles participem plenamente de uma cultura de segurança saudável. Isso também significa permitir que eles tenham uma escolha em, digamos, EPI. Se houver uma disputa sobre certos elementos do seu plano, avise aos funcionários o motivo pelo qual está sendo implementado - que não é apenas uma situação "porque eu digo".

 


ABORDAR SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL

 

Uma chave importante para se manter seguro é a saúde mental e emocional - esse é um aspecto que é frequentemente negligenciado. No entanto, os trabalhadores sob estresse emocional são menos produtivos. Eles também são mais propensos a serem distraídos, cansados ​​e estressados. E o estresse é uma das causas mais comuns por trás dos acidentes.

 

Empregados emocionalmente e mentalmente sobrecarregados também podem ser mais propensos a comportamentos inadequados, como uso de drogas ou álcool no local de trabalho, ou agredir verbalmente ou fisicamente os outros funcionários. A violência entre funcionários é uma das principais causas de lesões.

 

Certifique-se de incluir a educação sobre a importância do bem-estar emocional em suas palestras de segurança e treinamento. Dissipe qualquer desconforto possível que os trabalhadores possam ter sobre esse assunto tratando-o como um aspecto normal de seu programa de segurança.

 

Forneça recursos sobre onde procurar aconselhamento para diferentes tipos de problemas. Ofereça o pagamento total ou parcial dos tratamentos como forma de incentivar esse comportamento proativo. Se os funcionários estiverem tendo problemas no local de trabalho, sejam problemas com colegas de trabalho ou gerência ou apenas uma necessidade de ajuda, informe-os a quem podem ir na empresa. Deixe claro que expressar sua vulnerabilidade dessa maneira não é apenas aceitável, mas encorajado. Quando as pessoas sabem que podem pedir ajuda, elas trabalham melhor em equipe. E segurança é sempre um esforço de equipe.

 



CUIDAR DA SAÚDE FÍSICA

 

Os funcionários fisicamente saudáveis ​​são funcionários mais seguros. Pessoas fisicamente doentes são mais propensas a não ter clareza mental e estarem cansadas. E a fadiga é outra causa primária de lesões no local de trabalho.

 

Pessoas insalubres também são mais propensas a ficar doentes, o que resulta em dias de folga, potencialmente infectando o resto de sua equipe, ou ambos.

 

O exercício é um aspecto crítico da saúde. Considere pagar por academias ou oferecer aulas de treino no local. Incentive os intervalos e sugira que os funcionários se levantem, se movam e se estiquem regularmente. Isso também ajudará a reduzir outra causa primária de lesões no local de trabalho: esforço repetitivo.

 

No que diz respeito à nutrição, embora você não possa controlar tudo o que sua força de trabalho consome, você pode controlar o que oferece no local e nas reuniões e eventos do trabalho. Substitua o refrigerante por opções mais saudáveis ​​em máquinas de venda automática. Armazene a cafeteria com opções ricas em nutrientes; eliminar alimentos processados. 

 

Tal como acontece com todos os outros aspectos do seu programa de segurança, inclua também educação sobre exercício e nutrição no seu treinamento de segurança.

 

Trabalhadores Seguros São Melhores Trabalhadores.

 

Os trabalhadores que se sentem seguros e cuidados são mais produtivos, fazem um trabalho de melhor qualidade, perdem menos trabalho, voltam a trabalhar mais rapidamente depois de uma doença ou lesão e ficam mais satisfeitos - o que significa que ficam por mais tempo.

 

Enquanto acidentes são todos ruins, ficar seguro é tudo de bom.

 

 

 

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