COMO
MELHORAR A ENTREGA DO EPI PELO ALMOXARIFADO
Diversas vezes ouvimos
comentar que a entrega do Equipamento de Proteção Individual (EPI) é um dos
principais desafios para a Segurança e Saúde do Trabalho. O preenchimento
manual da ficha de controle é relacionado com o tempo, a frequência e a
logística que demanda a entrega do EPI. O almoxarifado é comumente utilizado
para essa atividade e, neste caso, é necessário pensar sobre como melhorar a
entrega do EPI pelo almoxarifado.
Caso
de Sucesso: Como automatizar a entrega do EPI em diferentes frentes de serviços
ou locais de trabalho
A entrega do EPI pelo
almoxarifado pode se tornar um ponto crítico a medida que se torna lento e
oneroso para a indústria. Uma fila de colaboradores representa uma perda de
tempo, falta de organização, falta de agilidade e redução da produtividade. Em muitas
situações esses problemas levam a deixar de entregar o EPI para o colaborador,
aumentando a probabilidade de acidente de trabalho e receber penalidades
financeiras ou jurídicas.
No
Brasil, entre os 15 requisitos (Ementas) mais fiscalizados das Normas
Regulamentadoras dois são relacionadas com o Processo de Controle e Entrega de
EPI’s que totalizam mais de 15 mil irregularidades identificadas no período de
5 anos. As irregularidades são:
· Deixar
de fornecer aos empregados gratuitamente equipamento de proteção individual
adequado ao risco em perfeito estado de conservação e funcionamento, que
representa 63% da ocorrência.
· Deixar
de exigir o uso dos equipamentos de proteção individual, representando 37% do
total de irregularidades.
Nos locais de trabalho ou frentes de serviços esse
índice pode ser maior se associamos que a identificação de irregularidades de
SST está diretamente relacionada com a quantidade de fiscalizações que são
realizadas pelos órgãos públicos relacionados e responsáveis pela inspeção do
trabalho no Brasil, que nos últimos meses reduziu drasticamente, conforme pode
ser observado nos dados projetados pela Secretaria de Inspeção do Trabalho
(SIT).
Quantidade
de Fiscalizações e Irregularidades de SST no Brasil – CNAE NR 06. Fonte: SIT
(2021).
A falta de entrega do EPI para o colaborador pode
estar associada ao almoxarifado. É um setor que deve possuir colaboradores
treinados e preparados para fornecer o EPI com agilidade e assertividade,
reduzindo os erros ou falhas das informações que devem ser registradas e
relacionadas com o colaborador que está exposto aos riscos ocupacionais.
Pensando nesses desafios preparamos um blog que
discute e apresenta pontos que devemos monitorar e melhorar ao entregar o EPI pelo
almoxarifado, evitando com isso retrabalho e justificativas relacionadas com a
falta de uso de EPI’s. Veja a seguir!
Desafios
do Processo de Entrega do EPI
A NR 06 – Equipamento de Proteção Individual define
que um Equipamento de Proteção Individual – EPI é “todo dispositivo ou produto,
de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos
suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. ” Neste caso, o uso
correto do EPI é um procedimento que protege as partes do corpo do trabalhador
e garante um ambiente de trabalho com mais segurança e saúde.
Observa-se, em diferentes ambientes industriais, que
apesar de compreender a importância do uso do EPI para reduzir os níveis de
exposição aos riscos ocupacionais, os trabalhadores deixam de usar, removem o
EPI durante ou antes de concluir as atividades ou tarefas executadas ou tem
dificuldade de receber ou trocar o EPI.
Deixar de usar o EPI é associado com a falta ou
indisponibilidade do EPI no local de trabalho ou no almoxarifado, desconforto
do EPI, alteração da aparência ao usar o EPI, falta de controle de uso do EPI
ou mesmo o EPI gera desconfortos como, por exemplo, o embaçamento dos óculos,
umidade nas luvas e botas, dificuldades respiratórias, entre outros.
Caso
de Sucesso: Impactos da tecnologia no processo de controle de entrega de EPI’s
A maioria das situações ou dificuldades relatadas
pelos trabalhadores podem ser resolvidas com um treinamento adequado do uso do
EPI e com o monitoramento frequente do trabalhador para exigir e conscientizar
o uso do EPI. Além disso, é necessário que o empregador garanta a entrega do
EPI no momento, com a qualidade e quantidade adequada.
O monitoramento do uso dos EPI’s manualmente é
inviabilizado à medida que cresce o número de trabalhadores que executam
atividades industriais no local de trabalho. É um volume de informações e
atividades de controle que elevam os custos de controle da SST e que
dificilmente o almoxarifado com processos manuais de registro terá
flexibilidade e agilidade para garantir a entrega do EPI.
Os desafios do processo de entrega do EPI no
almoxarifado são relacionados com o tempo demandado para o processamento e
registro de informações. Uma demanda elevada de EPI’s contribuirá para formar
filas no almoxarifado, postergar a coleta de assinaturas, dificulta a reposição
do estoque correto de EPI’s e o controle das informações e custos de EPI’s.
O processo de entrega do EPI pelo almoxarifado também
é inviabilizado quando existem diversas frentes de trabalho, uma frequência
elevada de trabalhadores que demandam a entrega e devolução dos EPI’s e
dificuldades para coletar as assinaturas dos colaboradores. Todos esses pontos
são desafios que podem ser resolvidos no almoxarifado com o uso de tecnologias
especializadas nos processos de SST.
Entrega
do EPI pelo Almoxarifado
No processo de entrega do EPI pelo almoxarifado é
esperado uma entrega ágil e assertiva nos locais de trabalho ou nas frentes de
serviços para cada colaborador. É fundamental que seja reduzido o tempo de
fila, a falta do EPI no almoxarifado e mantenha uma reposição adequada do
estoque do EPI para que nunca falte nos locais de trabalho.
O almoxarifado tem que usar uma tecnologia que permita
a entrega e o registro do EPI para o colaborador de uma forma online e
off-line. O almoxarifado deve usar aplicativos que agilizam e registram para
cada colaborador o tipo de EPI, o motivo da entrega ou troca, a devolução,
situação do EPI, o número do Certificado de Aprovação (CA), tamanho, cor e
coletam a assinatura eletrônica na data e horário correto.
A entrega do EPI pelo aplicativo também permite que
almoxarifado colete todas as informações da ficha do EPI de uma forma
automatizada, economize tempo dos colaboradores e reduz a falta de informações
na ficha do EPI. A tecnologia voltada para o controle da segurança e saúde do
trabalho reduz também a necessidade de correr atrás de assinaturas e extraviar
fichas dos colaboradores.
Caso
de Sucesso – Benefícios do Uso da Tecnologia no Controle de EPI’s
Uma outra recomendação é estabelecer um procedimento
padrão de entrega do EPI para os almoxarifados. A padronização da entrega do
EPI deve seguir os requisitos das Normas Regulamentadoras, em especial, a NR 06
– Equipamento de Proteção Individual.
A tecnologia mobile especializada em SST é uma aliada
para ganhar tempo, eliminar erros, registrar a entrega com assinatura
eletrônica e reduzir custos do controle de documentos e atender os requisitos
da NR 06 – Equipamento de Proteção Individual.
Usar a biometria do colaborador para agilizar o
controle de entrega, troca ou devoluções do EPI’s é uma alternativa tecnológica
que o almoxarifado pode implantar para ganhar mais tempo ainda e inclusive
aumentar a mobilidade para qualquer frente de serviço. É uma tecnologia
extremamente confiável que permite a autenticação e identificação correta do colaborador.
Usar processos mais ágeis e assertivos no almoxarifado
promovem o controle e a gestão de estoques de EPI’s. O controle dos estoques de
EPI’s garante uma maior disponibilidade para os colaboradores e,
consequentemente, reduz a falta de EPI’s.
Um controle de estoque correto elimina desperdícios e
reduz custos relacionados com o estoque de EPI’s, aumentando a eficiência da
SST nos locais de trabalho. Fique atento nos processos do almoxarifado, porque
a entrega correta do EPI impacta na produtividade da sua indústria e previne
acidentes de trabalho.
A tecnologia para apoiar o processo de controle e
entrega de EPI’s gera resultados para a logística de entrega e gestão do
almoxarifado. Ainda, elimina o papel, retrabalho e garante o registro da entrega,
devolução e trocas periódicas nas frentes de serviços.
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