Normas
Regulamentadoras nº 19 e 30 são aprovadas na CTPP
NR’s 19 (Explosivos) e 30 (Aquaviários) aprovadas
em sua grande maioria por consenso. Este foi o resultado da última reunião da
CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanente) que ocorreu nos dias 10 e 11 de
agosto último.
“Em relação à NR 19, é uma norma bastante ampla, foi
feito todo um trabalho de harmonização com a regulamentação do Exército.
Tivemos o corpo da norma aprovada totalmente por consenso e no Anexo 1,
referente a fogos de artifício, tivemos três pontos que ficaram sem consenso”,
diz o representante da bancada de Governo, Mauro Müller. Os itens em desacordo
na NR 19, segundo ele, são o 15.1, sobre o prazo para a CAT (Comunicação de
Acidente de Trabalho), o 10.1 que é a respeito do uso do EPI, além do item 3.2
sobre acordos ou convenções coletivas de trabalho. Ele destaca as divergências
no item 3.2.
“HÁ UM POSICIONAMENTO BEM DEFINIDO DAS DUAS BANCADAS.
OS EMPREGADORES QUE NÃO QUEREM QUE ENTRE ESTE TIPO DE TEMA DENTRO DAS NORMAS
REGULAMENTADORAS, QUE JÁ ESTÁ PREVISTO NA CLT, E OS TRABALHADORES POR
ENTENDEREM QUE É IMPORTANTE ESTA QUESTÃO DOS ACORDOS OU CONVENÇÕES COLETIVAS DE
TRABALHO. É UM TEMA BEM PONTUAL ONDE HÁ UMA DIVERGÊNCIA DE POSIÇÕES ENTRE AS
BANCADAS”, RELATA.
NR
30
O representante do Governo ressalta que quanto à NR
30, também houve consenso na quase integralidade do texto, mas também ficaram
alguns pontos pendentes. “São nove itens sem consenso. Mas, na verdade, destes,
seis são apenas detalhes, não havia discordância significativa a respeito do
conteúdo do item, mas sim a respeito de qual a melhor expressão a ser
utilizada.
Por
exemplo, citar meio ambiente do trabalho ou ambiente do
trabalho ou usar outra expressão sinônima”, exemplifica. De acordo com Müller,
os outros três itens com discordâncias maiores dizem respeito ao mesmo tema que
são o item (30.7.6.6.1) e seus dois subitens (30.7.6.6.1.1 e 30.7.6.6.1.2).
“Este item diz que uma vez por ano um representante do SESMT deve participar de
uma reunião do GSSTB (Grupo de Saúde e Segurança do Trabalho a Bordo). Este
item estabelece que na impossibilidade deste representante ir a bordo, ele pode
participar por videoconferência, mas isto em um máximo de 20% da frota nesta
modalidade. A divergência por parte da bancada dos trabalhadores é sobre este
item que estabelece isto e os dois subitens”.
Além destes pontos em que houve discordâncias, ele diz
que em quatro itens da NR 30 a bancada dos trabalhadores pediu para dar um
posicionamento final até meados de agosto. São os itens 30.1.1, sobre objetivo
da norma, letra “f” do item 30.7.5, sobre os exercícios regulamentares de
segurança, letra “f” do item 30.7.6.1.1, sobre as reuniões do GSSTB, e
30.15.3.1.2.1.1, sobre a aplicação da inspeção periódica aos navios de bandeira
estrangeira.
“FOI FEITA TODA A DISCUSSÃO NA CTPP, MAS ELES PEDIRAM
ESTE PRAZO. CERTAMENTE PARA FAZER ALGUMA DISCUSSÃO INTERNA PARA PODER DAR O POSICIONAMENTO
FINAL”, EXPLICA.
Segundo Mauro, apesar dos dissensos, o próximo passo é
as normas seguirem os trâmites internos do governo, até chegar à publicação, o
que tem levado, em média, dois meses. No caso da NR 30 este processo se dá após
este prazo final pedido pela bancada dos trabalhadores.
NR’s
5 e 17
Em relação às NR’s 5 (CIPA) e 17 (Ergonomia) que foram
aprovadas na CTPP há um pouco mais de um mês, Müller destaca que elas também
estão em processo de trâmite interno que deverá levar ainda cerca de mais um
mês para publicação. Assim como os Anexos 1 (Checkout) e 2 (Teleatendimento) da
NR 17, Anexos 1 (Vibração), 2 (Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos
Revendedores de Combustíveis) e 3 (Calor) da NR 9 (Avaliação e Controle das
Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos), Anexo 3
(Meios de Acesso) da NR 12 (Máquinas e Equipamentos) e a migração do Anexo 2 da
NR 9 para a NR 20 (Inflamáveis e Combustíveis) que também foram aprovados.
“Talvez possa ocorrer algum atraso em virtude desta mudança na estrutura, mas
vai depender dos trâmites internos”, avalia o representante do Governo.
A próxima reunião da CTPP está prevista para dias 19 e
20 de outubro e, segundo Müller, tem previsão que entre no debate a NR 29
(Saúde e Segurança do Trabalho Portuário). De acordo com ele, as prioridades no
calendário de revisões do segundo semestre continuam focadas nas NR’s 22
(Mineração), 34 (Construção, Reparação e Desmonte Naval), 36 (Frigoríficos) e
37 (Plataformas de Petróleo).
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