SEGURANÇA
DO TRABALHO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
A segurança e saúde do trabalho é uma área de extrema
importância. Isso porque, além de proteger a integridade dos colaboradores,
ela também contribui para que os negócios não sofram por perda de
produtividade, evitem gastos com indenizações ou, até mesmo, tenham a
sua reputação manchada. Mesmo desenvolvendo um papel fundamental, é comum
que alguns empregadores pensem que esta área deve ser priorizada apenas em
grandes corporações – o que faz com que a segurança do trabalho em
pequenas e médias empresas seja esquecida ou pouco trabalhada.
Custos altos são apenas uma das consequências
de não investir em segurança e saúde do trabalho
A lista de acidentes de trabalho mais comuns no Brasil
é apenas uma das provas de que o porte do negócio não é um fator determinante
na hora de colocar as exigências da segurança do trabalho em prática – já que a
grande maioria dos acidentes é mais comum do que se possa imaginar.
Segundo um ranking divulgado pelo Ministério da
Previdência Social, os acidentes mais comuns são as quedas, choques contra
objetos, golpes provocados por ferramentas, cortes e fraturas. Ou seja, problemas
que podem acontecer a trabalhadores tanto de grandes, quanto de pequenas e
médias empresas.
Mas
como a segurança do trabalho em pequenas e médias empresas deve ser implantada?
O comprometimento do empregador é o primeiro
passo fundamental para que a segurança do trabalho em pequenas e médias
empresas seja implantada e, mais do que isso, apresente resultados para o
negócio.
Isso acontece por vários motivos e o primeiro deles
está ligado ao investimento. Em pequenos e médios negócios, o responsável
ou dono do empreendimento acompanhará de perto todo valor investido na adoção
das medidas necessárias, seja no que diz respeito à capacitação de seus
profissionais, na aquisição de equipamentos de segurança ou na elaboração de
documentos. Devido a esse fator financeiro, se não houver um real
comprometimento do empregador, a implantação das determinações da segurança e
saúde do trabalho irá falhar logo no início.
Outro motivo que requer todo o empenho por parte dos
empregadores é o fato de que, em muitos casos, ele próprio terá que buscar pelas
melhores soluções para o seu negócio. Ou seja, ele terá que identificar as
necessidades de seus funcionários e buscar a informação para implantar
todas as medidas fundamentais para a segurança e saúde do trabalho.
É válido lembrar também, que o exemplo passado
pela liderança da pequena ou média empresa irá impactar diretamente os
seus colaboradores. Sendo assim, se nem o próprio empregador acreditar e focar
nas medidas prevencionistas, dificilmente a sua equipe de funcionários irá
priorizar esses fatores em suas rotinas de trabalho, o que nos leva ao segundo
passo fundamental para implantar a segurança do trabalho em pequenas e médias
empresas: a mudança da cultura.
Promover a mudança de atitudes é sempre um desafio.
Porém, nesse caso, é um desafio que precisa ser enfrentado e superado. Para
isso, é fundamental que haja uma mudança de cultura dentro da empresa,
que incentive diariamente o trabalhador a preservar pela sua saúde e
segurança, o que só será possível se ele tiver o exemplo positivo da liderança e
colegas de trabalho, a informação e conhecimento necessários e contar com todo
o equipamento indispensável para a realização de suas atividades.
O
QUE NÃO PODE FICAR DE FORA DA SEGURANÇA DO TRABALHO EM PEQUENAS E MÉDIAS
EMPRESAS
Ter o comprometimento do empregador e dos empregados é
fundamental para que a segurança do trabalho em pequenas e médias empresas seja
efetiva, mas não é suficiente. Há outros fatores que precisam providenciados,
que são:
CAPACITAÇÃO
Para que as atividades sejam realizadas de forma
segura, é preciso que os profissionais passem por cursos de capacitação e,
depois, de reciclagem. Só assim, será possível garantir que eles tenham toda a
informação necessária para evitar os riscos e acidentes de trabalho.
EPI’s
e EPC’s
O fornecimento de
equipamentos
de proteção é
obrigatório indispensável
Os equipamentos de proteção individual e coletiva são
indispensáveis para manter os colaboradores protegidos durante a realização de
suas atividades e é fundamental que as empresas forneçam todos os objetos
necessários para preservar a saúde e integridade física de sua equipe.
DOCUMENTAÇÃO
Os documentos ajudam a prever os riscos aos
quais os trabalhadores estão expostos e fazer o controle dos acidentes. Por
isso, é fundamental que toda empresa tenha elaborado o PCMSO e o PPRA.
SESMT
E CIPA
Dependendo do número de empregados registrados, as
empresas devem contratar técnicos em segurança do trabalho e outros
profissionais especializados em segurança do trabalho, para formatar o SESMT,
assim como deve constituir e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA),
conforme as determinações previstas nas normas regulamentadoras 4 e 5,
respectivamente.
CONTE
COM A BALLARDIN ENGENHARIA
Em empresas que ainda não atendem as exigências
determinadas por lei, falar sobre a segurança do trabalho pode assustar.
Afinal, o assunto é muito sério, pode ter impactos fatais tanto para a empresa
quanto para as vidas envolvidas na realização das atividades e requer alguns
investimentos e mudanças.
A boa notícia, no entanto, é que as pequenas e médias
empresas não precisam passar por essa fase de mudança sozinhas. Muito pelo contrário,
elas podem contar com o apoio de profissionais especializados no assunto, como
a equipe da Ballardin Engenharia, que ajuda as empresas durante todo o
processo de adaptação, apresentado as medidas exigidas, criando soluções
personalizadas e implantando as ações necessárias!
Com 15 anos de atuação, nossa empresa elabora dos
documentos exigidos pelo MTE, fornece mais de 40 cursos online, presenciais e
semipresenciais e fornece um serviço de assessoria, fundamental para empresas
que precisam implantar ou aprimorar a área de segurança do trabalho.
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