O
QUE É BIOSSEGURANÇA E
POR
QUE É TÃO IMPORTANTE
Basicamente todos os
ambientes de trabalho fornecem riscos aos seus trabalhadores, sendo um destes
riscos, os biológicos, que além de serem nocivos à saúde de trabalhadores,
também podem afetar o ambiente e terceiros e um dos meios de prevenção deste
risco é a biossegurança.
Principalmente quando se
trata da manutenção da cultura de SST em ambientes, principalmente,
hospitalares, laboratoriais e farmacêuticos, a biossegurança é um fator de
prevenção fundamental para a segurança dos profissionais da saúde, entre
outros trabalhadores que circulam ou permanecem no ambiente de trabalho.
O Observatório de
Segurança e Saúde do Trabalho (SmartLab) demonstra que as Atividades de atendimento
hospitalar e Atividades de atenção ambulatorial executadas por médicos e
odontólogos fazem parte do ranking das 10 atividades mais críticas que
registram acidentes de trabalho por agente biológico no Brasil, no período de
2015 a 2018.
Ranking
das 10 Atividades Econômicas com Mais Notificações de Acidentes de Trabalho
No acervo de entrevistas
disponíveis no portal da Universidade Aberta da Saúde do Brasil (UNA-SUS) é
destacado que a biossegurança “… são ações voltadas para prevenção, proteção do
trabalhador e a minimização de riscos, visando a saúde do ser humano, animais,
preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados.
São diversas as medidas
de segurança que devem ser tomadas para garantir a integridade do profissional,
para isso faz-se necessário o hábito das boas práticas e a fiscalização dos
responsáveis por preservar a segurança.”.
Desse modo, esta é uma
das principais medidas de segurança a serem adotadas nos ambientes de trabalho,
e para esclarecer melhor o assunto, trouxemos esse artigo para explicar o que é
biossegurança.
O que é Biossegurança?
A biossegurança é um
conjunto de normas e medidas empregadas para prevenir os trabalhadores de
riscos biológicos e evitar acidentes de trabalho envolvendo os agentes
biológicos, agindo diretamente na contenção e eliminação dos riscos de
exposição.
As medidas de prevenção
são mais comumente aplicadas em hospitais e instalações laboratoriais, no
controle dos agentes biológicos aos quais os profissionais ficam expostos.
Os riscos biológicos
podem ser considerados como microorganismos tais como, bactérias, fungos,
protozoários, vírus, parasitas etc., agentes biológicos que ao invadir o
organismo humano por via cutânea, digestiva e/ou respiratória causam algum tipo
de patologia como, por exemplo, tuberculose, AIDS, hepatites, tétano, micoses
etc.
As medidas de
biossegurança abrangem uma gama de atitudes envolvendo os agentes biológicos,
indo desde o uso adequado de EPI’s ao transporte e descarte de lixo
hospitalar e equipamentos, tendo sempre como objetivo evitar a contaminação de
pessoas e do meio ambiente ao redor.
Biossegurança na
Legislação Brasileira
As normas de
biossegurança estão presentes na legislação brasileira com o intuito de
preservar a vida e promover mais segurança em qualquer atividade que envolva
agentes biológicos, dispostas na Lei de Biossegurança 11.105 de 24 de
Março de 2015.
Além da segurança em
diversos ambientes de trabalho que possam ser expostos a riscos biológicos,
como hospitais, laboratórios farmacêuticos, clínicos, hemocentros, centros de
pesquisa e universidades, nesta lei, constam ainda a lista dos riscos relativos
às técnicas de manipulação de organismos, alimentos transgênicos, etc.
A Biossegurança na SST
A relação da
biossegurança com a Segurança e Saúde do Trabalho é pertinente para prevenir
acidentes de trabalho, visto que se trata de um conjunto de medidas para
eliminar ou amenizar um risco ocupacional e são os trabalhadores da área da
saúde que ficam diretamente expostos à este risco.
Do ponto de vista da
saúde ocupacional, os acidentes mais comuns nesta área são cortes ou
perfurações e caso o ferimento entre em contato com um agente biológico uma
contaminação pode acontecer com o profissional da saúde. Acidentes de trabalho
que podem ser evitados com a implantação de práticas relacionadas com a
Segurança e Saúde do Trabalho.
Como qualquer outra
medida de segurança, a Biossegurança evita acidentes dos mais diversos tipos,
desde o simples uso dos EPI’s evitando a contaminação ao descarte correto de
resíduos evitando contaminação de terceiros e do ambiente em torno do hospital,
por exemplo.
Reduzir os riscos aos
quais os trabalhadores estão expostos é essencial nestes casos, ainda mais se
levarmos em conta os tipos de materiais e de reagentes que eles utilizam em
suas rotinas e ambientes de trabalho.
A Segurança do Trabalho
destes ambientes depende da adoção e do cumprimento das normas de
Biossegurança, e são os técnicos e engenheiros de segurança que, com base na
identificação prévia dos riscos, recomendam e aplicam essas normas.
Para amenizar os riscos
de um ambiente hospitalar, há desde as medidas de segurança mais simples, como
os procedimentos relacionados com as Boas Práticas de Limpeza ou Higiene (BPL)
e/ou a adoção de EPI’s até mais amplas, como redesenhos do layout e/ou os
sistemas de esterilização do ar, exemplos de medidas de proteção coletiva.
Além disso, é necessário planejar um conjunto de treinamentos periódico de
todos os trabalhadores sobre os procedimentos de biossegurança.
As principais medidas de
biossegurança do Trabalho voltadas para reduzir os níveis de exposição aos
riscos biológicos são:
EPI – Equipamento de
Proteção Individual
- Luvas: Para enfermeiros, médicos, agentes de laboratório, etc. Sendo descartáveis.
- Jalecos e aventais de manga longa: Devem estar sempre fechados, serem lavados e descontaminados após o uso e nunca devem ser usados fora do ambiente de trabalho;
- Máscaras: Para evitar a inalação dos agentes nocivos;
- Óculos de proteção, protetor facial: Para evitar contaminação pelas vias aéreas;
- Sapatos fechados: Também devem sempre ser lavados e esterilizados após o uso e jamais serem usados fora do ambiente hospitalar.
EPC – Equipamento de
Proteção Coletiva
- Cabines de segurança: Equipamentos que contém os agentes infecciosos;
- Lava olhos: Muito comum em laboratórios, instrumento utilizado para limpeza rápida dos olhos;
- Autoclave: Esteriliza instrumentos por calor.
O processo de avaliação
dos riscos no ambiente de trabalho e a implantação do Programa de Gerenciamento
de Riscos (PGR) também são medidas técnicas críticas que garantem a
biossegurança dos trabalhadores.
São procedimentos da
Segurança e Saúde do Trabalho que também devem ser apoiadas com medidas
educacionais (treinamentos, Dialogo Diário de Segurança (DDS), palestras etc.)
e medidas médicas definidas no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
(PCMSO), entre outros programas elaborados para a biossegurança.
Uma outra prática que
auxilia é a Inspeção da Segurança e Saúde do Trabalho a partir dos requisitos
das Normas Regulamentadoras (NR’s) consideradas. É uma prática que pode ser
conduzida com o uso da tecnologia e agiliza as inspeções de segurança por
meio de um aplicativo e gera relatórios automaticamente para os responsáveis
pela biossegurança.
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