sexta-feira, 7 de agosto de 2020







PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO:
O QUE É E COMO PREVENIR?



A perda auditiva induzida por ruído — também chamada de PAIR — é uma doença ocupacional caracterizada pela redução progressiva da audição, devido à exposição frequente a graus elevados de ruído no ambiente de trabalho. Essa perda costuma ser lenta e não leva à surdez total, porém a diminuição da capacidade auditiva é significativa e perceptível.

As indústrias são os locais mais propícios para a ocorrência dessa enfermidade nos colaboradores, por isso, é necessário investir em ações preventivas para garantir a saúde e bem-estar de toda a equipe.




Continue lendo este conteúdo para saber um pouco mais sobre a perda de audição e como preveni-la.

Qual a definição da PAIR?

De a acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID) 10-H 83.3, a PAIR é uma enfermidade laboral que representa a redução gradual da audição. Ela é neurossensorial (problemas no ouvido interno), irreversível e pode ser não progressiva, caso a exposição ao ruído seja eliminada.

Os segmentos que apresentam ruído mais abundante são:

  • construção civil;

  • fábricas de alimentos;

  • marcenarias;

  • marmorarias;

  • metalúrgicas;

  • tecelagens.


Além disso, existem outros agentes causais, que atuam de maneira isolada ou simultânea à exposição ao ruído constante, podendo também prejudicar a percepção de escuta do colaborador:

  • químicos — arsênio, cobalto, manganês, mercúrio e solventes;

  • físicos — calor intenso, radiações e vibrações;

  • biológicos — bactérias e vírus.


Quais são os sintomas da doença?

Inicialmente, é difícil notar uma PAIR, pois é uma enfermidade silenciosa e gradual que costuma ser percebida muito tempo depois.

Porém, há alguns sintomas que podem indicar o problema.

  • Auditivos:

  • dificuldade em escutar conversas em ambientes barulhentos;

  • incapacidade de ouvir sons mais agudos;

  • sensação de pressão no ouvido;

  • presença de zumbidos, especialmente quando está em local silencioso;

  • os sons parecem distantes e abafados.

  • Não-auditivos:

  • coceira no ouvido;

  • dificuldade para falar;

  • dor de cabeça constante;

  • insônia;

  • transtornos neurológicos.


Esses sintomas podem durar horas ou dias após a exposição ao barulho. Mesmo que esses sinais cessem, algumas células do sistema auditivo podem ter sido danificadas de forma definitiva. Por isso, é necessário aplicar normas preventivas.

Como evitar a perda auditiva induzida por ruído?

Além do uso obrigatório de protetores auriculares, as medidas que devem ser tomadas em ambiente laboral para evitar a PAIR são:

  • fazer a lubrificação e manutenção das máquinas e equipamentos;

  • orientar sobre quanto tempo um funcionário pode ficar sujeito a uma determinada fonte de ruído;

  • instalar barreiras acústicas nas máquinas, paredes e teto;

  • utilizar maquinários e ferramentas mais silenciosas;

  • se possível, operar máquinas ruidosas durante os horários em que os colaboradores não estão próximos;

  • oferecer um ambiente onde a equipe fique longe de ruídos em períodos de descanso e alimentação;

  • eliminar completamente o ruído em setores que exigem atividades mentais (administração, contabilidade, gestão, enfermaria, RH etc.).


Tudo isso deve ser providenciado com o apoio do Programa de Conservação Auditiva (PCA), que reúne medidas coordenadas para prevenir a PAIR. Além disso, esse documento deve estar anexado ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

Os principais objetivos do PCA são:

  • adequar a empresa às exigências trabalhistas;

  • fazer o diagnóstico precoce de problemas na audição por meio de exames (audiometria);

  • identificar e tratar funcionários com déficit auditivo;

  • diminuir o custo de insalubridade.


E então, compreendeu o que é a perda auditiva induzida por ruído e como evitá-la na sua empresa? Se você investir em medidas preventivas para eliminar o surgimento da PAIR, certamente vai melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores, além de livrar-se de multas e processos trabalhistas.

O que achou deste conteúdo? Ainda tem dúvidas sobre o tema? Utilize o campo de comentários abaixo e envie sua pergunta para nós.



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