INSALUBRIDADE: QUAIS
ATIVIDADES SÃO CONSIDERADAS INSALUBRES?
Para você
que me acompanha, já deve saber que a saúde e segurança no trabalho deve ser um
assunto priorizado e que, independentemente do tipo de atividade, devemos estar
alerta para possíveis riscos.
Como o
próprio significado da palavra, insalubre é algo que não faz bem à saúde, por
algum motivo. Nesse contexto, existem algumas profissões que possuem tarefas,
as quais merecem atenção, devido ao grau de agentes nocivos à saúde do
trabalhador.
Você sabe
quais são essas atividades? Neste texto, vou te mostrar o que são atividades
insalubres e quais são os tipos de trabalhos que estão dentro dessa categoria.
Acompanhe os tópicos que separei:
· O que são atividades insalubres?
· Fatores para atividades insalubres
· Insalubridade X Periculosidade
· Como amenizar fatores insalubres
O que são atividades insalubres?
As atividades
insalubres estão estabelecidas pela NR-15, a qual considera que esse tipo
de trabalho deve gerar direito adicional de insalubridade aos trabalhadores.
Tal norma é
composta por uma parte geral com 13 anexos, que define os Limites de Tolerância
para agentes físicos, químicos e biológicos, quando for possível quantificar a
contaminação do ambiente. Também, é possível listar ou mencionar situações em
que o trabalho é considerado qualitativamente insalubre.
Mas como
trabalho insalubre, entende-se toda atividade que exponha os empregados, a
médio ou longo prazo, a agentes nocivos à saúde, acima dos limites legais
permitidos. No ambiente jurídico, uma atividade insalubre somente é reconhecida
quando passa a ser incluída em relação baixada pelo Ministério do Trabalho.
A atenção a
essas condições se dá devido aos danos que esses ambientes podem causar no
trabalhador, como doenças e debilidade, o que impede uma vida saudável. Sobre
as profissões, o INSS disponibiliza uma lista com as atividades
reconhecidas como insalubres.
Fatores para atividades insalubres
Como mencionei acima, a NR-15 possui
anexos, os quais indicam os agentes que podem caracterizar a insalubridade.
Listei alguns principais fatores que tornam o ambiente de trabalho insalubre:
– Ruídos de impacto;
– Radiações ionizantes ou não;
– Vibrações;
– Frio;
– Humidade;
– Exposição ao calor;
– Benzeno;
– Arsênico;
– Fósforo;
– Cromo;
– Mercúrio;
– Substâncias cancerígenas;
– Contato com paciente com doenças infectocontagiosas;
– Esgotos em galerias ou tanques;
– Locais como laboratórios, gabinetes de autópsias,
estábulos, entre outros ambientes e situações.
A
constatação da insalubridade e do grau é feita por perícia, realizada por um
médico ou engenheiro do trabalho, registrados no MTE. De acordo com o grau, o
trabalhador terá assegurado o adicional incidente sobre o salário de 10%, 20%
ou 40%.
Insalubridade X Periculosidade
Algumas
pessoas confundem insalubridade e periculosidade. Embora as duas situações
exponham o trabalhador a riscos, devo deixar clara a distinção desses dois
conceitos.
A diferença
aqui está na iminência e nas consequências dos riscos. Assim, enquanto o a
insalubridade se caracteriza pelas condições de trabalho, a médio e longo
prazo, podendo comprometer a saúde, a periculosidade está ligada aos riscos
imediatos.
Ou seja,
durante o trabalho há riscos de acidentes por conta de contato permanente com
materiais ou exposições a situações de risco.
Exemplo
disso são trabalhos com explosivos, eletricidade, materiais inflamáveis, materiais
ionizantes etc.
Sendo
observado os dois tipos de riscos, na mesma atividade, a lei permite o
recebimento de apenas um adicional, de acordo com a escolha do trabalhador.
Como amenizar fatores insalubres
Conforme o artigo 191 das CLT, a
diminuição ou neutralização da insalubridade pode ocorrer em duas situações:
– Quando a empresa adota medidas que conservem o ambiente de
trabalho, seguindo os Limites de Tolerância, estabelecidos pelo MTE;
– Quando os trabalhadores utilizam equipamentos de
proteção individual - EPI, a fim de diminuir ou neutralizar a intensidade dos
agentes agressivos, deixando abaixo do limite de tolerância.
Portanto, é
fundamental investir em EPIs, além de orientar os colaboradores sobre a correta
utilização desses equipamentos.
Você também
deve entender as atividades executadas em sua empresa, observando os riscos que
podem ser minimizados.
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