sexta-feira, 30 de agosto de 2024

 




 

EMPRESÁRIOS DE SST TRABALHAM COM INTELIGÊNCIA, NÃO COM MAIS HORAS

 



Uma dor muito comum entre os empresários de segurança do trabalho é a sensação de que o dia não é produtivo o suficiente devido à quantidade de tarefas a serem realizadas, levando à impressão de que seria necessário um dia com mais de 24 horas para atender a todas as demandas. Ser dono de uma empresa, especialmente no setor de SST, exige paixão pelo trabalho, coragem e resiliência. Contudo, essa dedicação não precisa se traduzir em jornadas de trabalho exaustivas de 12, 13 ou mais horas diárias.  

 

Mas eu preciso trabalhar mais que 12 horas 

Muitos empresários acreditam que, sem jornadas extenuantes, suas empresas não prosperariam. Essa percepção é comum, especialmente nos estágios iniciais, quando a empresa, muitas vezes opera com uma equipe mínima e o empresário enfrenta um acúmulo de funções. À medida que a empresa cresce, aumentando para cinco a 15 colaboradores em seus primeiros anos, a carga de trabalho parece triplicar, apesar do aumento no número de clientes e funcionários. Isso geralmente se deve à falta de organização e à dificuldade em delegar tarefas. 

  

Quando a consultoria se estabiliza, com mais de 10-20 colaboradores e uma presença consolidada no mercado, o foco deveria se voltar para a formação de lideranças e a delegação efetiva. Entretanto, a ausência dessa “passagem de bastão” resulta em jornadas de trabalho de até 14 horas diárias, divididas entre operações, vendas e atendimento ao cliente. Isso leva à exaustão e à sensação de que, apesar de todo o esforço, o empresário trabalha mais do que sua equipe, comprometendo finais de semana, férias e até mesmo a saúde e bem-estar. 

 

Como trabalhar menos do que 12 horas? 

A solução para reduzir as horas de trabalho está na organização.

 

Veja como aplicá-la efetivamente: 

Agenda: Utilize ferramentas como o Google Calendar para dividir seu dia em blocos específicos para atividades comerciais, de atendimento e operacionais. Estabeleça horários definidos para cada tarefa, incluindo um intervalo para o almoço. Esse descanso é vital para renovar suas energias.  

Contratações: À medida que sua base de clientes cresce, sua equipe também deve expandir. Priorize contratações que resolvam os principais gargalos da empresa, considerando parcerias, terceirização ou o uso de freelancers para funções específicas. O maior erro é contratar pessoas sem as habilidades necessárias para substituir o empresário ao invés de sobrecarregar ainda mais.  

Organize as demandas de atendimento: Delegue o atendimento ao cliente a membros da equipe após um período de acompanhamento conjunto. Isso libera seu tempo enquanto mantém a qualidade do serviço.  

Reuniões Chaves: Realize apenas reuniões essenciais. Opte por encontros diários breves para revisar atividades e planejar o dia seguinte; reuniões semanais para avaliar a semana e planejar a próxima; e reuniões de alinhamento de desempenho para que a equipe apresente resultados concretos. 

 

Em conclusão, trabalhar menos horas e com mais inteligência não é apenas o ideal, mas uma prática possível para empresários de SST. Implementando uma gestão eficaz da agenda, fazendo contratações estratégicas e delegando responsabilidades, é possível otimizar a produtividade e alcançar um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Lembre-se: o sucesso de sua empresa não se mede pelas horas trabalhadas, mas pela qualidade e eficiência com que essas horas são utilizadas. 





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