O
ERRO HUMANO E A SEGURANÇA NO TRABALHO
Nesse artigo comentamos sobre o erro humano e a
segurança no trabalho. É uma visão realista do que acontece no ambiente de
trabalho.
Tentar tornar os seres humanos menos errôneos, não
funciona, não funcionará e cria frustrações para todos.
Estamos sujeitos ao erro. Me diga que nunca errou que
eu te digo quem nunca fez nada.
Ps: e dormir é bom, hein! Evita erros e nos ajuda a descansar hehehehehe
O
erro humano e a segurança no trabalho
Mês passado errei uma data de um evento em que ainda
iria palestrar, me senti um idiota! Tive que me desculpar com o organizador, e
tive um baita prejuízo financeiro com remarcação de voo. Mas vida que segue.
Quem nunca errou que me atire o primeiro tijolo…
Você prevencionista, e você que é líder, você que
critica os erros dos outros… preciso te perguntar, você não erra, não é?
Qualquer sistema de gestão que é focado em
comportamento está fadado ao fracasso. Os erros humanos normalmente são
sintomas de um problema mais complexo.
O
comportamento não ocorre no vácuo.
Scott Geller.
“Mas
Nestor, preciso punir o erro para proteger a empresa”!
Prevencionista, entenda que dependendo da gravidade de
um acidente (quanto mais grave pior), e do juiz que julgará o caso, o melhor
relatório do mundo não livrará a empresa de problemas.
Infelizmente há inúmeras empresas em que os líderes
veem o circo pegar fogo diariamente, ou seja, veem o trabalhador quebrando as
normas, regras e procedimentos e mesmo assim não fazem nada, aliás até fazem,
mas só quando ocorre um acidente. E nesse caso, quando o acidente ocorre dizem
que a causa foi o erro, a falta de atenção, o lapso de memória, a negligencia e
então, punem o trabalhador.
Enquanto o resultado produtivo é o que a empresa
deseja, desobedecer ao sistema é aceitável. Mas se o resultado é ruim
(acidente, perda financeira) encontram alguém para culpar.
Que tal olharmos para os erros comuns, e ver se
podemos mudar as influências de erro (armadilhas de erro), aquilo que causam os
erros, que causam as coisas, em vez de tentar tornar os humanos menos errôneos?
Dizer que o acidente ocorreu por causa de erro humano
é como dizer que algo cai por causa da gravidade, é verdade, mas não explica
nada.
Todd Conklin.
Erros
que podemos consertar:
Erros
em sistemas e máquinas: sistemas mal configurados ou com
configurações confusas podem aumentar a chance de erros humanos.
Durante a 2ª Guerra Mundial pilotos avião de guerra
foram encontrados acionando o trem de pouso em vez de acionar os flaps das
asas. Os relatos contam que vários desses incidentes por pouco não se
converteram em acidentes graves.
Alphonse Chapanis que é considerado um dos pais da
ergonomia ou dos fatores humanos foi o responsável por conduzir algumas
investigações para tentar buscar e encontrar a causa do ocorrido entre homem e
sistema/máquina.
O erro encontrado foi que o comando para levantar o
trem de pouso e para acionar os flaps era idêntico!
A saída para resolver o que poderia ser chamado de “erro humano”, passava unicamente por
melhorar o sistema! Melhorado o sistema, o problema foi solucionado.
Erros em processos: ocorre por causa processos de
trabalho mal configurados. Também por causa da diferença entre trabalho como é
executado x trabalho prescrito.
Infelizmente em muitas empresas é comum escrever os
processos de trabalho, regras e procedimentos no escritório. Em muitos casos
tais processos acabam não se encaixando na realidade do chão de fábrica. A
distância entre o real e o imaginado pode levar a erros e consequentemente a
acidentes.
O remédio é ouvir o trabalhador antes de mudar o
ambiente de trabalho, o processo ou as regras do trabalho dele. A opinião de
quem opera o sistema é extremamente valiosa, mas infelizmente é pouco ouvida
por quem toma decisões.
Liderança permissiva: quanto o líder toma a decisão de
não corrigir o trabalhador quando ele quebra uma regra, procedimento ou comete
uma violação, ele está enviando ao trabalhador que aquele comportamento é
aceitável. O comportamento então se transforma em um hábito e assim, pode ser
questão de sorte ou azar para ocorrer um acidente.
Não aceitar a quebra da regra, procedimento ou
violação mesmo se o resultado for a tarefa terminada mais rápido é importante
para o trabalhador e para o sistema. Evitar que comportamentos indesejáveis se
tornem um hábito é fator importante para aumentar a chance de ter uma cultura
de segurança madura.
Viés de retrospectiva: é a tendência que temos
de perceber os eventos passados como tendo sido mais previsíveis do que
realmente eram.
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