POR
QUE SUA EMPRESA DEVE IMPLEMENTAR UMA CULTURA DE DADOS?
Um estudo realizado identificou que 93% das empresas
brasileiras reconhecem a importância de usar dados para melhorar a execução dos
processos e as tomadas de decisão. Entretanto, um levantamento, em parceria com
a H2R Pesquisas Avançadas, mostrou que apenas 5% das empresas acreditam fazer
bom uso da inteligência de dados em seus negócios.
O
porquê desse último índice ser tão pequeno pode estar relacionado aos seguintes
fatores:
· Falta
de mentalidade voltada para uma cultura data center;
· Ausência
de tecnologias intuitivas que ajudam na coleta, interpretação, análise e
segurança de dados;
· Pouco
ou quase nenhum conhecimento técnico sobre o uso das informações.
A sua empresa pretende sobreviver ao mercado e
competir de igual para igual com outras grandes marcas? Se a resposta for
“sim”, saiba que está mais que na hora de conhecer e implementar uma cultura de
dados!
O
que é a cultura data driven?
Adotar uma cultura data driven é colocar os dados no
centro de todas as projeções e estratégias da empresa. É abrir mão de análises
e tomadas de decisões baseadas em “feeling”, para usar números, indicadores e
outros fatores relevantes para garantir inteligência de negócio.
Segundo um estudo realizado pelo Capgemini Research
Institute, 50% das empresas já estavam colocando os dados no centro das tomadas
de decisões em 2020. Entretanto, em um de seus levantamentos, o Gartner grupo
que oferece insights objetivos e relevantes para os executivos e suas equipes —
apontou que a maioria das empresas ainda possui baixa maturidade em business
intelligence e análise de dados.
Em uma visão macro, as estatísticas mostram um
problema crítico no âmbito financeiro e empresarial. Afinal, por mais que as
empresas queiram usar os dados, muitos investimentos e recursos aplicados nessa
estratégia podem estar sendo desperdiçados involuntariamente.
Qual
a importância da cultura de dados para as empresas?
O mundo não é mais o mesmo e para acompanhar a
evolução de mercado, as empresas precisam modernizar os seus modelos de
negócio. Aquelas que não fizerem isso correm o sério risco de ficar para trás,
perder competitividade e ser ultrapassadas pelos concorrentes.
Tendências, preferência de produtos, necessidades de
melhoria, atendimento personalizado, redução de custos de operação. A empresa
só vai saber o que precisa ser feito e como aproveitar as oportunidades quando
tiver acesso a dados que comprovam e fundamentam as suas estratégias.
Grandes marcas já implementaram uma cultura de dados e
estão colhendo resultados mais que satisfatórios: Amazon, Disney, Facebook,
Google, Netflix e Spotify. Essas empresas têm utilizado a inteligência de
negócio para otimizar e acelerar seus processos, inclusive aprimorar a
experiência do consumidor.
Se as grandes marcas já implementaram uma cultura
voltada para coleta, interpretação e análise de dados — e estão sendo beneficiadas
por essa estratégia, por que a sua empresa deveria cogitar ficar para
trás?
Vantagens
de implementar uma cultura baseada em dados
A grande vantagem de implementar uma cultura baseada
em dados é que a empresa passa a agir de modo muito mais inteligente. Ela
consegue, através da base histórica de acessos, cliques, pedidos e preços, por
exemplo, entender o que está (ou não) dando certo nas suas estratégias de
vendas. Também, o que precisa ser reformulado em seus processos internos, como
fazer e quando fazer.
A cultura data driven também favorece a empresa de
forma mais isolada, garantindo benefícios, como:
Redução
de custos e desperdícios
Ao invés de perder tempo e recursos testando novas
estratégias, os líderes passam a direcionar as suas ações de maneira muito mais
consciente, focando apenas no que traz resultados.
Essa atitude contribui para redução de custos e
desperdícios, e o orçamento passa a ter mais folga para que possam investir em
novas oportunidades de negócio ou outros setores.
Maior
taxa de atração, conversão e fidelização
Com o apoio de dados, a empresa passa a entender
melhor o seu público-alvo e comportamentos.
Essa compreensão faz com que elabore estratégias que
realmente atendam às necessidades do consumidor potencial, garantindo a sua
total satisfação e contribuindo para uma maior taxa de atração, conversão e
fidelização.
Personalização
no atendimento
A empresa não pode esperar que o cliente opte pela sua
marca se entregar um atendimento exatamente igual ao do concorrente. Se quer se
tornar a única escolha do consumidor, precisa proporcionar uma experiência que
seja exclusiva, memorável e personalizada. E veja bem, para isso deve conhecer
suas preferências e particularidades.
Os dados garantem esse conhecimento. Os líderes podem
usar ferramentas e analisar indicadores (KPI’s) que mostram a quantidade de
acessos, cliques, históricos de pedidos, entre muitos outros pontos
importantes.
Identificação
de novas oportunidades
Além de coletar, analisar e interpretar dados sobre o
cliente, a empresa também pode utilizar as informações de concorrentes para
identificar novas oportunidades de negócio.
Em pesquisas de satisfação, fóruns ou até mesmo
avaliações de produtos, é possível identificar o que o consumidor gostou ou
não, quais suas preferências, até necessidades que ainda não foram
atendidas.
Quais
áreas da empresa se beneficiam da cultura de dados?
A cultura de dados pode beneficiar diversas áreas da
empresa, a começar pelo setor de marketing, que passa a criar campanhas mais
eficientes baseadas em insights sobre o comportamento do consumidor.
A equipe de vendas também tem a ganhar, uma vez que
pode usar os dados para identificar os leads mais qualificados e segmentar melhor
o público-alvo.
Já o setor de recursos humanos pode usar a cultura
data driven para identificar as áreas da empresa que precisam de melhoria
quanto à aquisição, treinamento e desenvolvimento de talentos.
Enquanto a equipe financeira, usar os números ao seu
favor para prever tendências de fluxo de caixa, identificar oportunidades de
negócio e tomar decisões quanto aos investimentos.
Da mesma forma que o setor de marketing, vendas, RH e
financeiro, a área de tecnologia da informação também se beneficia da cultura.
O uso de dados pode ajudar a equipe a identificar problemas internos sobre a
infraestrutura atual de TI e, com isso, sugerir novas tecnologias.
Por último, temos também o setor de atendimento. A
cultura data driven também permite que a equipe entenda melhor quais são as
necessidades dos clientes e, assim, aplique melhorias para personalizar o
suporte. Ou seja, toda a empresa ganha com a cultura de dados.
O
que uma empresa deve fazer para desenvolver uma cultura de dados?
A primeira coisa que a empresa precisa fazer para
desenvolver uma cultura de dados é mudar a sua mentalidade. Os líderes e demais
integrantes precisam entender que os números são de fato seus aliados, e que a
aplicabilidade vem para facilitar a elaboração e o direcionamento das
estratégias.
Coletar, analisar e interpretar os dados exige mais
trabalho do que criar ações baseadas em “achismos”, por isso pode ocorrer certa
resistência. Ainda assim, é preciso insistir, alimentar e dar valor a cultura
data driven.
É através dos dados que a empresa vai se tornar mais
inteligente e garantir retornos reais e realmente interessantes no curto, médio
e longo prazo. Todos serão beneficiados por isso de alguma forma.
6
dicas para colocar a cultura de dados em prática
Implementar uma cultura de dados não é necessariamente
difícil. No entanto, a empresa precisa estar 100% comprometida a mudar a sua
mentalidade e cumprir com as seguintes práticas:
1-
Defina objetivos
Por que a empresa quer aplicar a cultura de dados?
Como os setores se beneficiarão com a coleta, análise e interpretação? É
preciso definir os objetivos centrais para saber como a cultura data driven
realmente vai contribuir para o aprimoramento e melhoria da empresa.
2-
Implemente um plano de ação
Depois que tiver definido os objetivos, deve-se criar
um plano de ação. Esse planejamento precisa ser elaborado com bastante cuidado,
pois será usado pelos líderes para direcionar as práticas e estratégias que
realmente ajudarão no atingimento das metas.
3-
Identifique as fontes de dados
A empresa também precisará identificar e organizar
todas as fontes de dados disponíveis. Quais serão os locais usados para coletar
as informações: setor de vendas, finanças, atendimento ao cliente, redes
sociais? Como pretende manter os dados armazenados e, principalmente, quais
informações serão verdadeiramente úteis?
4-
Invista em tecnologia
A tecnologia desempenha um papel muito importante na
coleta, no armazenamento e na análise. Sem os recursos certos, pode ser que a
empresa não seja capaz de lidar com grandes volumes de informações, e esse
obstáculo pode acabar prejudicando a aplicabilidade correta dos dados.
5-
Capacite a equipe
Também será preciso que a empresa capacite os seus
líderes e colaboradores em habilidades técnicas, como, por exemplo, análise de
dados, programação e até mesmo estatísticas.
6-
Monitore os resultados
Acompanhar os resultados obtidos — através de KPI’s
(indicadores de desempenho) — é importante para a empresa avaliar se o uso de
dados e as estratégias estão realmente surtindo efeito. Também, se será preciso
aplicar algum tipo de melhoria interna nos processos de coleta, analise e
interpretação.
Os
líderes podem acessar:
· Verificar
todas as informações que ficam registradas de forma segura e digital. Isso
permite que atuam rapidamente sobre os problemas e não conformidades com planos
de ação gerados automaticamente;
· Gerar
relatórios em tempo real conforme novos dados são adicionados. Todas as
informações coletadas ficam armazenadas na nuvem, em um ambiente que garante a
segurança de dados e é de fácil acesso. É possível verificar as informações de
forma instantânea;
· Personalizar
questionários ilimitados, adaptáveis às demandas de cada operação. Descobrir
preferências, comportamentos e necessidades dos clientes pode ser simples, e a
empresa pode elaborar os questionários de modo que acompanhem a proposta da
marca.
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