QUANTO
COBRAR POR SEU SERVIÇO NA ÁREA DE SST?
Todo
profissional da SST já passou ou ainda vai passar por alguma das 3 situações
abaixo:
1) Você já foi contatado
para fazer um PGR, e não soube quanto cobrar.
2) Foi contatado para dar
um treinamento e ficou inseguro na hora de estabelecer o preço.
3) Foi sondado para fazer
uma auditoria em uma obra e não tinha nem ideia de quanto cobrar.
Quanto cobrar por serviços na área de SST é um
desafio. Eu sei disso porque eu mesmo passo por essa dificuldade. E também
recebo muitos pedidos de ajuda nesse sentido.
No artigo de hoje, abordaremos o lado business da
segurança no trabalho, ou seja, como os profissionais da SST ganham dinheiro.
Mais precisamente, vamos responder uma das dúvidas mais comuns, que é
justamente quanto se deve cobrar pela consultoria de SST.
Se você já foi contatado para fazer um PGR e não soube
quanto cobrar ou se você já foi solicitado para dar um treinamento e ficou
inseguro no momento de estabelecer o preço, assim como se já foi sondado para
fazer uma auditoria em uma obra e não teve nem ideia do quanto cobrar, saiba
que muitos profissionais passam por isso.
Definir o preço de um produto ou serviço, é uma das
partes mais desafiadoras de qualquer negócio, especialmente se você é iniciante
ou tem pouca experiência na área. A verdade é que não existe uma fórmula de
estabelecer o preço de um serviço. Mas há 5 critérios que podem ser aplicados
para construir a precificação:
Quanto
realmente você quer aquele cliente? – Essa pergunta
pode parecer estranha para os iniciantes, mas depois de adquirir certa
experiência no mercado, você não estará mais disposto a lidar com qualquer tipo
de cliente. Por outro lado, para quem é iniciante e precisa desesperadamente
ganhar experiência, é mais comum estar propenso a aceitar qualquer cliente.
Então, se você quer muito um cliente, pode baixar o preço. Mas se não quiser
tanto assim, pode aumentar o preço.
Uma situação muito comum, é quando um cliente abre
portas para outros. Quando é assim, pode valer a pena cobrar um pouco menos.
Análise
da Concorrência – É necessário saber quais são os
profissionais que fazem parte da sua concorrência. Existem muitas empresas que
atuam no seguimento, então, é interessante descobrir o quanto elas realmente
cobram pelos serviços. Por mais que você entenda o valor do serviço que você
presta, é bacana definir o quanto você consegue se descolar e se diferenciar da
concorrência.
Realizar uma pesquisa de mercado ajuda muito nesse
momento. Tenha em mente que preços muito altos e inclusive muito baixos, podem
afastar os clientes. O valor praticado pelo mercado sempre será uma boa
referência para te ajudar a montar o seu preço, que pode ser maior ou menor,
tudo vai depender das suas qualificações e da sua experiência. A pesquisa de
preço de mercado também pode ser usada para não entrar em determinado
seguimento que não seja verdadeiramente atrativo, financeiramente falando.
Sua
Credibilidade no Mercado – Pense em como você é
reconhecido dentro do mercado. Pense se as pessoas sabem quem você é. Pense se
você é visto como um especialista ou se tem pouca visibilidade dentro do setor.
Essas são algumas das reflexões mais importantes, pois a forma como o cliente
enxerga o seu trabalho faz toda diferença. É isso o que explica o fato de que
algumas empresas pagam fortunas em consultorias, enquanto por outro lado,
outros bons profissionais cobram muito pouco e quase não tem demanda. No
momento de apresentar o orçamento, procure mostrar os ganhos que o cliente terá
ao te contratar.
Preço
Mínimo Viável – É importante calcular a margem do
serviço. Isto é, se você vai incorrer em algum custo, é importante avaliar qual
é o custo total com transportes, impressões, CREA, equipe, aluguel e calibração
de equipamentos, por exemplo. Você precisa conhecer o seu custo para prestar o
serviço. Qualquer custo que vá incorrer para prestar aquele serviço, deve ser
considerado. Então, é necessário pegar o preço bruto que será cobrado pelo
serviço e desconta os impostos. Se você for do Simples Nacional e sua alíquota
for 10%, o seu preço liquido será o seu preço bruto menos os 10% do Simples. Em
seguida, você pega o seu preço liquido e desconta os seus custos, para então,
chegar à margem de lucro, que é o que no final, ficará com você. Uma dica
importante quando se trata de custos, é ter cuidado para não jogar todos os
custos nas costas de um cliente só. Suponha que você vá calibrar um equipamento
ou um instrumento de medição e essa calibração dure um ano. Você, obviamente,
atenderá vários clientes com a mesma calibração. Neste caso, você não pode
jogar todo esse custo em um único cliente. O correto é diluir o valor em vários
clientes.
Então, esse critério do Preço Mínimo Viável,
economicamente, serve para te ajudar a não tomar prejuízo na prestação do
serviço. É um ponto mínimo, ou seja, abaixo disso, nem vale a pena trabalhar.
Margem
Média Por Hora – Após calcular a média de lucro, é
necessário dividir pelo total de horas a serem dedicadas àquele cliente. Em
seguida, compare esse valor com quanto você ganharia realizando outros
trabalhos. Esse tipo de comparação pode indicar se o preço do seu serviço está
bom ou está baixo demais.
Esses são os 5 critérios para te ajudar no momento de
montar o preço do serviço de saúde e segurança no trabalho, e como dito no
início deste artigo, não existe uma fórmula mágica. Precificar é algo que
realmente exige conhecimento e experiência de mercado. Quem deseja crescer na
área, precisa vencer essas barreiras e aprender a cobrar bem pelos serviços.
Tabela
de preços de segurança do trabalho
Então, para ajudar nessa parte de precificação de
serviços de SST, eu fiz um vídeo onde apresento 5 critérios para você levar em
conta na hora de precificar.
Consultoria
de segurança do trabalho
Se você chegou neste artigo, provavelmente já sabe no
que consistem os serviços de consultoria de segurança e saúde no trabalho, mas,
como nossa missão é ajudar a todos e fornecer informação de qualidade em todos
os níveis, não custa nada passarmos brevemente pelo conceito, não é mesmo? A
consultoria em segurança do trabalho tem como objetivo prestar serviços que
elaboram e supervisionam as medidas que visam minimizar os acidentes de
trabalho e doenças ocupacionais. Além disso, a proteção da integridade e a
capacidade de trabalho dos funcionários também é um encargo dessa área. Bom,
agora que estamos todos na mesma página vamos direto ao assunto, apertem o
cinto de segurança e boa leitura!
Quanto
custa uma Consultoria de segurança e saúde no trabalho?
Os valores de uma consultoria de segurança e saúde no
trabalho podem variar significativamente já que dependem diretamente do número
de funcionários da empresa, bem como de acordo com o plano ou pacotes
escolhidos. Em média, esse valor pode ir de R$ 350 à R$ 1600. Para uma melhor
noção do valor do investimento necessário para sua empresa ou negócio,
preparamos as listas a seguir com os principais serviços e custos, confira só:
PPRA
(Programa de Prevenção de Riscos Ambientais):
· Até
100 funcionários - R$700.
· Entre
101 e 200 funcionários - R$850.
· Acima
de 200 funcionários - R$1200.
PCMAT
- Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção:
· Até
50 funcionários - R$700.
· Entre
51 e 100 funcionários - R$850.
· Entre
101 e 200 funcionários - R$1000.
· Acima
de 200 funcionários - R$1300.
Veja
também a tabela de preço de outros serviços:
· Além
dos programas mencionados acima, temos também outros serviços que a consultoria
pode auxiliar, confira!
· Processo
Eleitoral da CIPA completo incluindo curso de formação de cipeiros e registro
junto a SRTE - Entre R$ 50 a R$ 70 por membro da comissão;
· Processo
Eleitoral da CIPA S/curso de formação de cipeiros e registro junto a SRTE - R$
50 por membro da comissão;
· PPP
(Perfil Profissiográfico Previdenciário) - R$ 50 cada;
· PPP
(Perfil Profissiográfico Previdenciário) com urgência - R$ 100 cada;
Por
que contratar consultoria de segurança e saúde?
Não é segredo que a legislação trabalhista é extensa e
específica, logo, é normal que muitas empresas tenham dúvidas sobre lei e sobre
como colocá-las em prática. Garantir que seu negócio está totalmente dentro dos
parâmetros é uma tarefa que não somente exige muito trabalho e atenção, como
também conhecimento e expertise no assunto. Optar por contratar uma consultoria
de segurança e saúde do trabalho é a maneira mais eficiente e proveitosa de
cumprir com essa demanda sem dores de cabeça ou equívocos. Se depois de tudo
isso você ainda tem dúvidas se deve ou não contratar um consultor de saúde, ou
um consultor de segurança, o tópico a seguir é para você!
Quais
as vantagens de contratar uma consultoria?
Se você ainda está na dúvida sobre contratar um
serviço de consultoria, trouxemos as maiores vantagens para mostrar que vale
muito a pena contratar esse serviço. Confira!
Profissionais
qualificados
Ao contratar o serviço, você terá à sua disposição
profissionais especializados e com grande conhecimento de mercado. Além de
receber uma assessoria qualificada e personalizada no aperfeiçoamento de
estratégias próprias ou, inclusive, na construção de um planejamento do zero,
você e sua empresa também poderão se informar melhor sobre as exigências do
e-social em relação à SST.
Análise
de Cenário
Com uma consultoria de segurança e saúde no trabalho,
maiores são as chances de que você faça escolhas mais acertadas e tenha em mãos
as ferramentas adequadas para a resolução de problemas relacionados à SST. Ler
bem o cliente e identificar suas dores e necessidades específicas é um dos
pilares de toda boa consultoria e, nesse sentido, garantimos que se feita uma
escolha consciente da prestadora de serviços, a etapa de análise de cenário
será bem-sucedida.
Prevenção
de Acidentes
É necessário mencionar que a segurança e saúde no
trabalho não se trata apenas de tentar bloquear ocorrências indevidas. Esse trabalho
é complexo e consiste em identificar e prevenir potenciais riscos. Sabendo
disso, quem melhor para atuar na prevenção de acidentes do que um consultor de
segurança? Assim como mencionamos nos tópicos anteriores, o know-how tanto
destes profissionais quanto das empresas de consultoria é justamente na análise
de caso e prevenção, e claro, sem mencionarmos todo o acúmulo adquirido na
prática, né? Ou seja, independente dos custos, no final do dia mais caro é não
fazer uma consultoria.
e-Social
na empresa, como funciona?
Mencionamos anteriormente que muitas empresas ainda
têm dúvidas sobre o e-Social e sua relação sobre a Saúde e Segurança do
Trabalho e, se você achou que apenas iríamos fazer esta constatação e sair de
fininho: achou errado! Agora é o momento em que te ajudamos a compreender
melhor este assunto. Preparado(a)? Então vamos lá. Para resumir em poucas
palavras, o e-social é um sistema implementado pelo Governo Federal para
simplificar e facilitar o gerenciamento das informações relacionadas aos
trabalhadores. Desde 2019, o Governo Federal passou a exigir que todas as
empresas que têm faturamento superior a R$ 78 milhões precisarão registrar no
e-Social as informações acerca da Saúde e Segurança do Trabalho.
O
que deve ter no e-social?
Existem registros importantes que devem ser realizados
dentro de certos prazos estabelecidos pelo sistema, como é o caso da
Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e do Atestado de Saúde Ocupacional
(ASO). Em suma, no e-social consta todas as informações relacionadas aos
trabalhadores.
Confira
algumas documentações que são indispensáveis:
· Cadastramento
Inicial do Vínculo;
· Admissão;
· Comunicação
de Acidente de Trabalho;
· Atestado
de Saúde Ocupacional;
· Afastamento
Temporário;
· Alteração
do Motivo do Afastamento;
· Retorno
do Afastamento;
· Estabilidade
– Início;
· Estabilidade
– Término;
· Condição
Diferenciada de Trabalho – Início (Exposição Riscos);
· Condição
Diferenciada de Trabalho – Término (Exposição Riscos).
Porque
contratar uma consultoria em saúde e segurança do trabalho com foco no
e-Social?
Com o e-Social as diferentes áreas da empresa passam a
estar interligadas o que, por si só, é ótimo. No entanto, fazer essa integração
não é uma tarefa simples e contar com uma consultoria de segurança e saúde no
trabalho pode otimizar muito esse processo para a empresa, inclusive
economizando tempo e esforços de toda a equipe. Uma vez que estes consultores
conseguem compreender em detalhes todos os pontos da legislação, eles conseguem
realizar um mapeamento completo de todos os possíveis gargalos no processo de
adequação à norma, o que torna o preenchimento do e-Social mais simples e
acessível. Ficou convencido dos benefícios e não quer perder tempo a procura de
uma consultoria em saúde e segurança no trabalho?
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