COMO
CALCULAR E DIMINUIR O ABSENTEÍSMO NA SUA EMPRESA
O absenteísmo é a ausência dos colaboradores no
ambiente de trabalho, independente do fator determinante para sua falta ou
atraso, como no caso de enfermidade ou vontade própria. No entanto, a taxa alta
do índice de absenteísmo pode comprometer a produtividade da organização e,
logo, os resultados da empresa.
Por isso, a medicina do trabalho deve conter ações
voltadas para a garantia da qualidade de vida e segurança dos colaboradores,
buscando minimizar o absenteísmo e otimizar os resultados organizacionais, bem
como transformar o ambiente corporativo de forma positiva.
Confira a relação entre a medicina no trabalho e o
absenteísmo, considerando os malefícios ao ignorar este importante indicador e
os benefícios de focar na sua redução.
Os
impactos negativos do absenteísmo
A empresa que apresenta a taxa de absenteísmo elevada
tende a ter consequências negativas, já que tem uma relação inversamente
proporcional à capacidade produtiva máxima da equipe. Quanto maior o
absenteísmo, menor é a quantidade (e até mesmo qualidade) de
serviços ofertados ao longo da jornada.
Quando um colaborador falta, dependendo do modelo de
trabalho, outro terá que o substituir na sua função. Com o preenchimento dessa
lacuna, o colaborador substituto pode se sentir sobrecarregado, além de ter a
possibilidade de gerar horas extras. Assim, além da insatisfação, os
profissionais podem se sentir desmotivados, gerando ainda mais ausências e
custos desnecessários.
Com
isso, os impactos dessa ausência são diversos, sendo eles:
· Acúmulo
de tarefas;
· Sobrecarga
de funcionários;
· Possibilidade
de ambiente hostil;
· Processos
mais lentos;
· Cultura
e valores da empresa questionados;
· Colaboradores
desconfortáveis;
· Baixa
na produção;
· Queda
nos lucros;
· Baixa
integração da equipe;
· Elevada
rotatividade (turnover);
· Finanças
da empresa comprometidas.
Desse modo, é importante identificar o tipo de
absenteísmo que ocorre na empresa e, assim, buscar medidas para controle de
tais consequências, além de promoção da cultura da empresa.
Quais
são os tipos de absenteísmo?
A
seguir, é possível identificar os diferentes tipos de absenteísmo e como se
apresentam nas organizações. São eles:
· Absenteísmo Justificado: como
o nome já diz, o absenteísmo justificado ocorre quando o colaborador justifica
sua falta, informando a empresa o motivo da ausência. De modo geral, nesse
tipo de falta, a empresa é informada previamente e é possível se preparar para
a ausência daquele funcionário. Esse tipo de absenteísmo é comum e ocorre em
casos de licenças ou consultas médicas pré-agendadas.
· Absenteísmo Injustificado: assim
como no anterior, o nome já explica, ocorrendo o absenteísmo injustificado
quando o funcionário não informa o motivo que o fez se ausentar no trabalho.
Isso pode acontecer devido a imprevistos, insatisfação com o ambiente e falta
de motivação.
· Presenteísmo: é
a presença parcial do funcionário no ambiente de trabalho. O profissional está
presente, mas seu desempenho é muito abaixo do esperado por possíveis problemas
pessoais ou de saúde. No caso, há uma grande queda de produtividade do
colaborador, que não consegue desempenhar suas funções de forma satisfatória.
O
que causa o absenteísmo no trabalho?
A causa do absenteísmo no trabalho é relativa, uma vez
que, pode concernir à empresa quanto ao funcionário. Ou seja, as causas podem
ser exclusivas do trabalhador ou ter relação com a empresa.
Em certos casos, o absenteísmo pode estar diretamente
relacionado a problemas provocados pela organização, como por exemplo, cultura
e clima organizacional inadequado, afetando diretamente a saúde do colaborador.
Entre
as principais causas do absenteísmo, podemos destacar:
· Doenças,
lesões e outros problemas de saúde;
· Cansaço
físico ou mental;
· Estresse
e insatisfação com o ambiente de trabalho;
· Liderança
abusiva ou demasiadamente exigente;
· Acúmulo
de tarefas;
· Excesso
de cobrança;
· Mal
relacionamento com colegas de trabalho;
· Insatisfação
com salário ou benefícios;
· Falta
de crescimento, perspectiva ou plano de carreira.
Enquanto alguns desses fatores geram desmotivação por
parte do funcionário, outros incapacitam-no de exercer suas funções.
Como
calcular e medir o absenteísmo
Para calcular o absenteísmo em um mês de trabalho,
por exemplo, imagine uma empresa com 20 colaboradores, com jornada de seis
horas cada um. Cada funcionário trabalhará seis horas por dia e vinte dias no
mês. Então: 20 (colaboradores) x 6 (horas de trabalho por dia) x 20 (dias no
mês) = 2.400 horas/mês.
Se durante o mês, 10 funcionários faltaram um dia cada
um, então os dias perdidos em horas são: 10 x 6 = 60 horas perdidas de
trabalho.
Já com relação aos atrasos, faltas e saídas
antecipadas, suponha que 12 colaboradores tenham se atrasado 20 minutos cada
um. Temos que multiplicar o número de minutos de atraso pelo total de pessoas
que se atrasaram: 20 x 12 = 240 minutos. Transformando esse valor em horas
(240/60 = 4), a empresa perdeu 4 horas de trabalho com esses atrasos.
Depois, some as horas decorrentes de faltas com as
resultantes de atrasos: 60 horas faltadas + 4 horas atrasadas =
64 horas de absenteísmo.
Por fim, a fórmula mais simples para medir o
absenteísmo em porcentagem é: (horas perdidas ÷ horas de trabalho) x
100. No exemplo, ficaria da seguinte forma: 64/2.400 x 100 = 2,6.
Hipoteticamente, o nível de absenteísmo dessa empresa foi de 2,6% em
um mês.
No entanto, vale destacar que as horas incluídas no
cálculo devem ser diferenciadas de acordo com o tipo de ausência do colaborador.
É possível, por exemplo, retirar as férias, licenças e faltas justificadas do
cálculo.
Qual
o índice de absenteísmo aceitável?
De acordo com um estudo divulgado pela
publicação Melhores e Maiores, de EXAME, e realizado pela Levee, startup
que usa inteligência artificial para aumentar produtividade nas
empresas, 5% dos funcionários faltam por dia, em média, no setor de serviços no
Brasil, número que pode chegar entre 7% a 10% em segmentos como o varejo. Cerca
de 100 mil pessoas foram analisadas pela pesquisa, pertencentes às 500 maiores
empresas do país.
Com isso, ainda não há um consenso em relação a um
número ideal e esse índice pode variar de acordo com o segmento e tamanho da
empresa. Mas, de modo geral, um índice de até 4% de absenteísmo é
considerado aceitável.
Qual
a diferença entre turnover e absenteísmo?
Absenteísmo e turnover referem-se a indicadores
diferentes, mas que podem estar totalmente relacionados.
O absenteísmo é utilizado para medir a ausência dos
funcionários no trabalho. Já o turnover diz respeito aos desligamentos da
empresa, tendo um cálculo feito a partir da relação entre a quantidade de
entradas e saídas de funcionários, durante um determinado período.
Normalmente, esses indicadores estão diretamente
ligados, uma vez que quando há uma elevada taxa de absenteísmo, há grandes
chances do turnover também estar alto (e vice-versa).
Como
diminuir o absenteísmo?
O primeiro passo para reduzir o absenteísmo no
ambiente de trabalho é entender suas causas. Com as causas evidentes, veja a
seguir boas práticas e medidas que podem ser adotadas para reduzir, de fato, as
faltas e atrasos no ambiente de trabalho.
Defina
metas de melhoria
Definir metas de melhoria dentro de uma empresa é uma
via de mão dupla. De um lado, o funcionário precisa ser informado sobre o
desempenho insatisfatório e ter orientações para melhorar. De outro, a
organização deve reconhecer e focar nos pontos fracos do ambiente de
trabalho.
Dessa forma, após uma análise minuciosa do atual
cenário da empresa, é possível criar um planejamento com metas alcançáveis, que
contenha soluções para preencher lacunas que não estão sendo atendidas em um
nível satisfatório de ambas as partes.
Valorize
a cultura organizacional
A cultura organizacional se refere a um conjunto
complexo de valores, crenças e ações que definem o direcionamento que uma
organização tem com relação a forma de conduzir seu negócio.
A cultura organizacional tem como objetivo guiar
atitudes, comportamentos e direcionamentos nas atividades do dia a dia dos
colaboradores, além de interferir diretamente na tomada de decisões,
desempenhando um papel fundamental na criação de um ambiente de trabalho
agradável.
Por isso, valorize a cultura organizacional para que
as relações de trabalho não serem prejudicadas, principalmente, o senso de
pertencimento, que é extremamente importante para o bem-estar da equipe.
Invista
na saúde e na segurança
As doenças e acidentes ocupacionais, na maioria das
vezes, são responsáveis por fazer com que alguns colaboradores deixem de
exercer seu papel corretamente nas empresas. Por isso investir em práticas,
campanhas e ações de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) resulta na proteção e
promoção do bem-estar dos colaboradores.
E já sabemos que um profissional saudável, tanto
físico como mentalmente, tende a valorizar mais a empresa, se tornam mais
motivados, dando o seu melhor no ambiente de trabalho e consequentemente oferece
melhor desempenho e produtividade.
Valorize
os funcionários
Um dos principais fatores que colaboram para o aumento
de faltas no ambiente de trabalho é o sentimento de desvalorização no trabalho,
que promove um desengajamento com a empresa.
Um dos recursos básicos para a valorização do
funcionário é um plano de carreira, pois há uma perspectiva de crescimento
a longo prazo e sensação de valor. O plano de carreira não só ajuda a dar um
panorama das possibilidades dentro de sua carreira, como também motiva o
funcionário a buscar aperfeiçoamento e treinamentos constantes.
Feedbacks
contínuos
Além do plano de carreira, é de suma importância
realizar feedbacks. O feedback melhora a comunicação entre líder e liderado,
além de evidenciar os pontos de melhorias que alguns colaboradores não percebem
por conta própria.
Os feedbacks também podem ser feitos entre
colaboradores de diferentes áreas e equipes, ajudando a trazer novas
perspectivas e pontos de vista para aperfeiçoamento profissional dos
funcionários.
No entanto, após identificar os colaboradores, equipes
e setores que mais afetam o índice de absenteísmo, inclua nas avaliações de
desempenho questões sobre pontualidade e/ou registros de ponto da empresa
para levantar informações.
Faça
pesquisa de clima organizacional
Colete dados dando voz aos colaboradores sobre como é
trabalhar na empresa.
A pesquisa
de clima organizacional é complexa e ampla, mas é essencial para se ter
uma percepção completa do ambiente de trabalho, abordando itens como:
· Saúde
e bem-estar;
· Employee
experience;
· Satisfação
com benefícios;
· Relação
com líderes e colegas;
Perspectiva
de crescimento.
Com os resultados da pesquisa, é possível identificar
pontos de melhoria, além de correlacionar os dados e os resultados da
avaliação de desempenho, citada anteriormente. Dessa forma, é possível
verificar se os departamentos com maior nível de absenteísmo, são também os de
pessoas mais insatisfeitas com as práticas da empresa.
Invista
em treinamentos
Treinamentos e capacitações auxiliam a manter o
engajamento e presença dos colaboradores, além de aumentarem a motivação no dia
a dia. Os eventos também são capazes de direcionar a carreira do trabalhador,
aumentando o comprometimento e vínculo com do mesmo com a organização.
Vale ressaltar que os programas não precisam ser
apenas voltados para produtividade, disciplina e organização, mas sim, que
sejam relevantes e adequados ao cenário vivido pelas equipes diariamente.
Por fim, é importante avaliar a formação dos
líderes, já que muitas vezes, a empresa conta com profissionais que dominam a
parte técnica, mas dependem exclusivamente do poder hierárquico para
comandar as equipes.
É importante que os líderes estejam em estágios mais
avançados, com maior confiança e autonomia, para influenciar os funcionários e
ajudar no crescimento profissional deles.
Fiscalize
a ergonomia
A ergonomia é definida como “conjunto de
disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações
entre seres humanos e máquinas. O papel da ergonomia é avaliar e orientar
corretamente à saúde do colaborador, evitando acidentes, doenças e lesões
ocupacionais.
Como a ergonomia melhora a qualidade de vida, os
níveis de satisfação e colaboração dos funcionários também aumentam, o que traz
um bom rendimento dos profissionais e, consequentemente, resultados positivos e
redução de custos para a empresa.
Ao implementar as mudanças, a tendência é a redução do
número de afastamentos temporários e definitivos, além da diminuição de atrasos
e faltas, já que os colaboradores não se sentem sobrecarregados e exaustos com
suas funções. Além disso, é possível evitar processos judiciais, aposentadorias
por invalidez e número de demissões, o que reflete de forma positiva na
valorização da marca dentro do mercado de trabalho.
Construa
um excelente lugar para trabalhar
É
importante oferecer um ambiente de trabalho que você gostaria de trabalhar!
Para isso, a consultoria GPTW, afirma que existem nove práticas culturais
responsáveis em criar ambientes de trabalho excelentes para se trabalhar, sendo
elas:
· Inspirar:
envolvimento das pessoas pela missão, visão, valores e metas das empresas,
dando significado às suas tarefas;
· Falar:
compartilhamento de informações com clareza, linguagem adequada e
transparência;
· Escutar:
colaboradores ouvidos e com sugestões realmente consideradas;
· Agradecer:
reconhecimento do trabalho de forma justa e imparcial;
· Desenvolver:
contribuição para o crescimento do profissional;
· Cuidar:
foco no bem-estar físico e mental, bem como nas necessidades dos colaboradores;
· Contratar e receber:
identificação de talentos adequados aos valores da empresa e integração deles
aos times;
· Celebrar:
valorização das conquistas com toda a equipe, inclusive, com rituais internos;
· Compartilhar:
parceria entre colaborador e empresa, trocando ideias, esforços e informações
sobre desempenho.
NR17
e absenteísmo
A NR-17 é uma norma regulamentadora do
Ministério do Trabalho, que “visa estabelecer as diretrizes e os requisitos que
permitam a adaptação das condições de trabalho às características
psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto,
segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho”.
De modo geral, ela ajuda a manter as condições de
trabalho adequadas para os trabalhadores e melhorar sua qualidade de vida,
consequentemente, acaba contribuindo para a redução do absenteísmo.
No caso, o documento estabelece regras que vão desde
as condições dos equipamentos até programas de saúde ocupacional e
treinamentos. Por isso, é importante se atentar à norma e estabelecer, através
dela, diretrizes básicas para as condições de trabalho dos profissionais da sua
empresa.
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