PREVENÇÃO DE ACIDENTES
O QUE É, IMPORTÂNCIA E COMO EVITAR
Neste artigo vamos falar sobre a prevenção de
acidentes de trabalho e as ferramentas disponíveis para a implantação de um
plano de prevenção adequado.
O
que é a prevenção de acidentes?
Prevenção de acidentes é um conjunto de medidas e
ferramentas que visa preservar a saúde e a vida, evitando imprevistos que podem
ser fatais.
O acidente de trabalho, conforme a Lei nº
8.213/91, é aquele que ocorre no exercício da função e provoca lesão corporal
ou perturbação funcional, causando morte, perda ou redução permanente ou
temporária da capacidade laboral.
Segundo informações do Tribunal Superior do Trabalho
(TST), o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais de
trabalho. Veja abaixo uma breve reportagem do Tribunal sobre o tema.
Por
que a prevenção é importante?
Prevenir é importante porque as estatísticas não
mentem. No Brasil, em média, ocorre um acidente de trabalho a cada 48 segundos!
Um número assustador que, certamente, deve ser mantido bem longe de sua
empresa.
O Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho,
em 27 de julho, é uma data que nos lembra da necessidade de minimizar riscos e
promover práticas laborais seguras, tornando-se preocupações permanentes de
gestores em qualquer área de atuação e de empresas de qualquer porte.
Qual
a importância da prevenção no ambiente de trabalho?
A prevenção de acidentes de trabalho é essencial
porque mesmo em ambientes considerados seguros e salubres –
como indústrias por exemplo -, eles podem ocorrer.
Além disso, pela legislação brasileira, doenças
ocupacionais também podem se enquadrar como acidentes de trabalho.
Fica claro, portanto, que não basta evitar acidentes
em sua empresa, é necessário investir no bem-estar do colaborador.
Como evitar acidentes de trabalho por meio de ações de
prevenção?
Contar com processos bem estruturados é a melhor forma
de conduzir ações de prevenção e manter a produtividade.
Há muitos fatores que podem ser considerados na
implementação dessas medidas preventivas, a depender da complexidade das
operações e do mercado em que se atua.
Muitas empresas passaram a utilizar sistemas de
rotinas de auditoria da área de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente,
tornando-se cases de sucesso.
Os checklists de papel foram substituídos por
checklists digitais, aumentando a produtividade e ganhando agilidade na
correção de não conformidades.
Há algumas ações que são cruciais para uma boa
estruturação de processos de prevenção, seja qual for o perfil da sua empresa.
Veja
abaixo algumas delas:
Defina
uma comissão interna de prevenção de acidentes
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA,
regulada atualmente pela NR-5 da Secretaria do Trabalho, deve ser formada por
representantes do empregador e dos empregados.
Ela tem como objetivo prevenir acidentes e doenças
decorrentes do trabalho, identificando riscos no exercício laboral.
Através da elaboração de um plano de trabalho, a
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes participa ativamente da
implementação e do controle de qualidade de medidas preventivas.
Faça
um plano de prevenção
O plano de prevenção de acidentes de trabalho será um
documento crucial para o gestor. Nele estarão explicadas todas as ações que
serão promovidas na organização, facilitando o processo de controle e
aprimoramento de riscos.
Na
elaboração do plano devem ser considerados alguns fatores importantes, tais
como:
Ø Relação
de EPIs utilizados em determinadas atividades;
Ø Mapa
de riscos laborais;
Ø Rotinas
de manutenção preventiva de máquinas e equipamentos;
Ø Estipulação
de padronização de processos;
Ø Método
de documentação de acidentes, entre outros fatores relevantes conforme a área
de atuação da empresa.
Crie
programas de prevenção de acidentes
Os Programas de Prevenção de Acidentes nas empresas
avaliam riscos no ambiente de trabalho – sejam eles químicos, biológicos ou
físicos – e estabelecem as medidas contínuas de prevenção e respostas a riscos.
Ao implementar um programa de prevenção, o gestor deve
levar em conta as Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho que
devem ser seguidas.
Isso sem deixar de lado o treinamento dos
colaboradores, promovendo uma autêntica mudança de cultura na empresa. O
Programa, portanto, pode e deve envolver campanhas internas de conscientização
com vistas ao longo prazo.
Realize
as ações de prevenção e primeiros socorros
Colocar em prática o que foi planejado é fundamental.
Por isso, as ações de prevenção devem ser implementadas, conforme o plano e o
programa de prevenção de acidentes.
No entanto, não se deve perder de vista aquilo que
precisa ser feito quando um acidente ou incidente ocorrer. Para isso, as ações
de prevenção e o treinamento de primeiros socorros devem ser
conjugados.
Primeiros socorros, tais como imobilização adequada em
fraturas, manobras para contenção de sangramento e de ressuscitação
cardiopulmonar são apenas alguns exemplos do que deve ser treinado.
Quais
são as ferramentas de prevenção de segurança do trabalho?
Há muitas ferramentas de prevenção de segurança
do trabalho que minimizam riscos. Contar com os recursos adequados para o
seu perfil de empresa é crucial para cultivar uma rotina de trabalho segura
mantendo a produtividade.
Além
das iniciativas já mencionadas, outras ferramentas podem ser inseridas na
rotina, tais como:
Ø Relação
de EPIs necessários para cada função;
Ø Listas
de exames médicos obrigatórios;
Ø Controle
de laudos técnicos para ambientes perigosos e insalubres
Ø DDS
– diálogo diário de segurança
Ø Relatório
de Ocorrências, entre outros.
Para auditorias com listas de verificação, você pode
se basear em nossas 11 dicas para criar o checklist perfeito.
Dependendo do grau de complexidade e do tamanho de sua
empresa, um checklist digital de todas as exigências rotineiras de
segurança do trabalho será primordial.
Conclusão
Prevenir acidentes nas empresas não é uma tarefa
fácil.
Exige constância, atenção aos detalhes e
comprometimento de toda a equipe.
Trata-se de um trabalho coletivo que deve ser adaptado
conforme a realidade de suas operações.
Quando as companhias organizam um sistema de checklist
eficiente em seus processos e rotinas, elas conseguem minimizar os riscos e
manter a produtividade.
Os checklists digitais vão além, garantindo a
qualidade e eficiência das rotinas operacionais.
Se ainda tem dúvidas, leia nosso artigo sobre a
importância do checklist. Você vai compreender a relevância de sistemas que
permitem a coleta de informações, o compartilhamento e a análise de
indicadores.
Evitar acidentes em sua gestão pode ser muito mais
prático com checklists digitais, que facilitam o acompanhamento de indicadores
e que permitem a criação instantânea de planos de ação.
Além dessas funcionalidades, ainda é possível cruzar
os dados coletados e exibi-los em gráficos e tabelas dinâmicas
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