quarta-feira, 27 de abril de 2022

 

 

 

IMPORTÂNCIA DO BLOQUEIO E ETIQUETAGEM

 



Imagine a seguinte situação: um colaborador de uma empresa precisa realizar um procedimento de manutenção em algum equipamento ou sistema, de forma rápida. Porém, é chamado para outra urgência e abandona o local às pressas, deixando o equipamento sem nenhuma sinalização quanto à manutenção.

 

Essa cena é propícia para o desencadeamento de um acidente sério, que é o temor de qualquer equipe de segurança do trabalho. Pensando justamente na segurança dos colaboradores é que muitas medidas de prevenção precisam ser consideradas, planejadas e respeitadas dentro das empresas.

 

Adotar procedimentos de bloqueio e etiquetagem faz parte desse conjunto de medidas que reforçam a segurança do ambiente laboral e atendem às normas exigidas pelo Ministério do Trabalho. Continue lendo e entenda um pouco mais a importância de aplicar esses procedimentos.

 



O que é o bloqueio e etiquetagem?

 

Dentro do contexto de segurança no ambiente de trabalho, o conceito LOTO é de grande importância para a prevenção de acidentes. Essa sigla, que significa “logout & tagout”, engloba um conjunto de procedimentos que realiza o travamento (logout) de equipamentos, dispondo de etiquetas de alerta (tagout), com a finalidade de prevenir acidentes.

 

O bloqueio nada mais é do que a aplicação de um dispositivo mecânico em um equipamento energizado, com o objetivo de evitar a transmissão dessa energia e, consequentemente, o acionamento acidental desse equipamento. Há vários exemplos de dispositivos de bloqueio que podem ser usados a depender do equipamento ou sistema, como cadeados, cabo de bloqueio geral, lacre de grupo, bloqueador para válvulas, caixa de travamento etc.

 

Já a etiqueta de bloqueio é uma ferramenta de alerta para os colaboradores que tem a intenção de informar visualmente que aquele equipamento não pode ser operado no momento. Ela precisa manter a padronização de formato do procedimento local e ser composta por material apropriado, que confira durabilidade, além de conter informações específicas, como data, hora e motivo do bloqueio.

 

Bloquear a transmissão de energia e realizar o alerta com a etiqueta adequada são ações que precisam acontecer de forma conjunta para a prevenção efetiva de acidentes em equipamentos e sistemas elétricos. É importante que os colaboradores sejam devidamente treinados e estejam cientes da razão da presença da etiqueta, além de não manusearem os equipamentos etiquetados.

 

Agora que nos aprofundamos nos conceitos de dispositivos de bloqueio e etiquetas na segurança do trabalho, siga lendo para entender um pouco mais sobre a importância de realizar esses procedimentos de maneira assertiva.

 



Qual é a importância dos procedimentos de bloqueio e etiquetagem e por que realizá-los?

 

Após entendidos os conceitos, não é difícil perceber o grande papel desses procedimentos para tornar o ambiente de trabalho mais seguro para os colaboradores. Realizar um bloqueio adequado e apresentar uma forma de alerta efetiva são ações de suma importância para prevenir acidentes, reduzindo custos para a empresa e mantendo o cumprimento das normas legislativas do Ministério do Trabalho.

 

Prevenção de acidentes

 

A prevenção de acidentes é um dos grandes objetivos de uma equipe de segurança do trabalho. Todas as ações devem ser estudadas, pensadas e organizadas de acordo com normas de segurança existentes para prover um ambiente de trabalho seguro para os colaboradores. Isso aumenta a confiabilidade da empresa, a satisfação dos funcionários e reduz custos.

 

Para isso, várias medidas de prevenção podem ser implementadas antes da realização do bloqueio e da etiquetagem. Realizar treinamentos e certificar-se de que os colaboradores que realizarão o bloqueio estão aptos a fazê-lo, utilizar os EPI e EPC corretos e confirmar se o bloqueio foi realizado no equipamento certo são algumas ações que podem ser adotadas para aumentar a segurança.

 

Um bloqueio realizado no equipamento ou sistema errado ou a etiquetagem inexistente ou indevida podem causar sérios acidentes dentro do ambiente de trabalho. Por isso, realizar esses procedimentos de forma efetiva é tão importante para garantir a segurança das atividades e dos colaboradores.

 

Cumprimento das normas de segurança exigidas

 

Em todo ambiente de trabalho há normas de segurança a serem cumpridas conforme a legislação vigente e os riscos que esse ambiente apresenta. Quando se trata de transmissão de energia, isso não é diferente. Empregar os procedimentos de bloqueio e etiquetagem é uma exigência contida em normas nacionais vigentes, como a NR 10 e a NR 12, regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

 

A NR 10 dispõe sobre as condições exigidas para garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos com instalações elétricas. Já a NR 12 aborda a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. Ambas apresentam a importância e exigência da aplicação de dispositivos de bloqueio e etiquetas de alerta para a prevenção de acidentes.

 

Redução de custos e aumento de produtividade

 

Quando falamos de prevenção de acidentes, automaticamente, isso é atrelado à redução de custos. Isso porque custear um colaborador acidentado, ainda mais envolvendo uso de energias perigosas, pode ser bastante dispendioso, considerando tratamento, afastamento do trabalho e substituição do funcionário acidentado.

 

Um levantamento da agência governamental norte-americana Occupational Safety and Health Administration (OSHA) em 2018 estimou que mais de US $ 170 bilhões de dólares eram gastos com cobertura de acidentes de trabalho, um custo bastante elevado. Além disso, a organização traz o dado de que mais de 10% dos acidentes considerados graves estão relacionados à falta de controle de energias perigosas.

 

Esses dados ilustram bem a necessidade de tornar assertiva a prevenção de acidentes dentro das empresas, principalmente quando lidam com energias perigosas. Realizar esses procedimentos de forma efetiva é parte imprescindível da operação de segurança do trabalho de uma organização.

 

Obviamente, se a premissa é evitar acidentes, consequentemente, há o aumento da produtividade de forma geral, uma vez que teremos menos colaboradores afastados/acidentados. Além disso, um ambiente de trabalho seguro aumenta a percepção positiva da marca da empresa e garante um grau maior de satisfação por parte dos funcionários, o que, por sua vez, se reflete também no aumento da produtividade.

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

Nenhum comentário:

    FICHA DE INSPEÇÃO - COMO FAZER MODELOS   Você sabe o que é ficha de inspeção? Esse documento, aliado na segurança do trabalho, tra...