O
que é SST e qual a importância da Saúde e Segurança do Trabalho?
SST é a sigla para Saúde e Segurança no Trabalho e diz
respeito a uma série de normas e procedimentos exigidos legalmente aos
funcionários e empresa para reduzir acidentes ou doenças ocupacionais. O
responsável por regulamentar a SST é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE),
por meio do DSST.
A Saúde e Segurança do Trabalho, também conhecida
como SST, é um tema em alta nos dias de hoje. Por qual motivo? As empresas já
perceberam que se preocupar com a saúde e com a segurança dos colaboradores é
primordial para garantir a integridade das pessoas e possibilitar melhorias
contínuas nos resultados.
Porém, embora o assunto seja bastante comentado, há
ainda quem não conheça a fundo as normas relacionadas à SST, seus benefícios
ou, tampouco, como implementar medidas nesse sentido.
Por isso, preparamos esse conteúdo para você ficar por
dentro dos aspectos relacionadas à saúde e segurança do trabalho e minimizar os
riscos na sua empresa. Não deixe de acompanhar a leitura!
Afinal,
o que é SST?
Muito se fala sobre SST no meio empresarial, mas se
aprofunda pouco no assunto. Para começar, a sigla, que significa Segurança e
Saúde no Trabalho, diz respeito a uma série de normas e procedimentos que são
exigidos legalmente aos funcionários e a empresa.
A intenção é minimizar ou até mesmo extinguir qualquer
risco de acidente ou desenvolvimento de doenças que possam ocorrer dentro de
uma organização. Com isso, é possível não só cuidar dos colaboradores, mas
também minimizar significativamente os prejuízos financeiros e potencializar os
resultados da corporação.
O responsável por regulamentar a SST é o Ministério
do Trabalho e Emprego - MTE, por meio do Departamento de Segurança e Saúde
no Trabalho - DSST — órgão encarregado de incentivar a criação de
políticas públicas e inspecionar as condições de trabalho nos mais
diversos ambientes corporativos.
Para que esse conjunto de normas seja implementado é
preciso que a empresa cumpra todos os eixos exigidos dentro da lei, sendo os
principais deles:
· política
da empresa;
· organização;
· planejamento;
· avaliações
periódicas.
Qual
a importância da saúde e segurança para a empresa?
De acordo com o artigo 162 da Consolidação das Leis do
Trabalho (CLT), é determinado que as empresas tenham a obrigação de investir em
práticas especializadas em segurança e medicina do trabalho.
Ainda segundo a legislação, a organização deve
oferecer, em sua própria sede, uma boa infraestrutura e profissionais
capacitados para acompanhar as ações voltadas para a segurança corporativa.
Esse é o caso, por exemplo, de programas exclusivos e laudos técnicos.
Mas afinal, por que tais práticas são tão necessárias?
Explicamos: segundo um levantamento realizado em 2019 pela Previdência
Social, a cada ano o Brasil registra 700 mil casos de acidentes que ocorrem em
ambientes corporativos. Para ter uma ideia, só entre 2014 e 2018 o país
registrou um total de 1.8 milhão de afastamentos e 6.2 mil mortes relacionadas
ao trabalho.
Dito isso, é de extrema importância que os empresários
invistam em práticas voltadas à saúde e segurança do trabalhador e realizem uma
gestão eficiente. Ao seguir essa estratégia, além de cuidar dos colaboradores,
a empresa evita o desenvolvimento de doenças e acidentes ocupacionais,
processos judiciais e diminui a carga de impostos cobrados pelo governo.
Dentre
os inúmeros benefícios das empresas que investem na SST, podemos destacar:
§ maior
produtividade no dia a dia dos funcionários;
§ redução
de riscos para os trabalhadores;
§ redução
de custos para o empregador.
Também é válido ressaltar que uma empresa que se
preocupa com o bem-estar dos seus funcionários consegue transmitir uma imagem
sólida de responsabilidade social. Isso é benéfico tanto para o time de
colaboradores, como para a empresa.
Lembre-se:
uma boa conduta faz com que os clientes encarem a organização com bons olhos e,
além disso, os profissionais talentosos do mercado se sentem atraídos a
trabalhar nessas organizações. Em linhas gerais, todos saem ganhando!
Qual
a relação da SST e o e-Social?
Desde 2018, o e-Social está sendo
implementado e, apesar de algumas incertezas sobre as adaptações realizadas, ao
que tudo indica até 2020 muita coisa já terá sido implantada em todas as
organizações do país.
Com essa nova ferramenta do governo, os aspectos da
legislação relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho serão fiscalizados mais
de perto. O objetivo é ter um conhecimento maior sobre tais questões e como
elas são tratadas no ambiente corporativo.
Mesmo com a simplificação das informações que está em
andamento, como a redução do número e complexidade dos eventos de SST, serão
mantidas até o momento, as informações necessárias para a Comunicação de
Acidente de Trabalho (CAT) e o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
Para evitar erros e complicações burocráticas, a nossa
dica é que você contrate uma consultoria especializada no assunto e se organize
com antecedência. Caso contrário, seus funcionários estarão mais propensos a
sofrer acidentes e/ou desenvolver doenças do trabalho, como também a empresa
terá mais chances de pagar multas ou sofrer processos. Pense nisso!
E então, o que achou das nossas dicas sobre SST e a
sua importância na organização? Esperamos que, após a leitura, você consiga
investir nessa ideia com facilidade e se prevenir. Os seus funcionários vão
agradecer essa atitude!
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o tema.
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