eSocial
na Segurança do Trabalho: entenda o que é e qual o impacto
Provavelmente você já ouviu falar no eSocial. O
que talvez você ainda não saiba é a importância desse sistema, para que
ele foi criado e como ele ajuda a verificar a legislação que protege os
trabalhadores.
Este artigo visa esclarecer sobre as principais
características referentes ao eSocial e sua importância para o
controle da legislação da Segurança do Trabalho e da Medicina
Ocupacional.
O
que é o eSocial?
O eSocial faz parte do Sistema de
Escrituração Pública Digital (SPED), que visa
à unificação digital das informações — fiscais, previdenciárias e
trabalhistas, dentre outras — contidas nos sistemas do INSS, na Caixa
Econômica Federal e em outros órgãos públicos.
Esse sistema objetiva substituir a entrega de
declarações como a RAIS, a DIRF, a SEFIP, entre outros, com o fim de
otimizar o tempo e o trabalho dispendido na entrega desses documentos, já
que que demandam grande esforço das equipes de Recursos Humanos e da
Segurança do Trabalho.
Ele visa simplificar e reunir a entrega dessas
obrigações em um só sistema. Entre as informações presentes nessas instituições,
constam aqueles referentes à Segurança do Trabalho e da Medicina
Ocupacional dos trabalhadores.
Qual
a importância para a Medicina Ocupacional e a Segurança do Trabalho?
A Medicina e a Segurança do Trabalho são ramos
essenciais em uma empresa porque garantem a integridade física do empregado.
Essas áreas devem seguir as normas regulamentadoras apropriadas. É por meio da
obediência a essas regras que o Ministério do Trabalho controla a saúde e a
qualidade de trabalho dos empregados.
O
eSocial ajuda na fiscalização da legislação?
As informações contidas no sistema do eSocial, bem
como em outros sistemas como o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos
Ambientais e o PPP – Perfil Profissiográfico
Previdenciário poderão ser cruzadas com maior facilidade, aumentando
o nível da fiscalização em empresas.
Assim, ele visa atender à regulamentação
da legislação da Segurança do Trabalho e da Medicina Ocupacional,
funcionando como um método informativo que proporciona analisar se as
empresas estão atuando conforme o que está previsto na norma. Outra importante
conquista é que, com a unificação das informações, o Fisco pode
cruzar os dados obtidos e verificar a existência de possíveis incoerências.
É importante a unificação de dados, para que
estejam padronizados e as informações detalhadas sobre os
funcionários. Assim, por exemplo, a declaração periódica — acompanhada da
justificativa técnica — sobre um empregado que possui direito à
insalubridade ou à aposentadoria especial auxiliará na fiscalização dessa
condição especial. Tudo isso com o objetivo de fazer valer os direitos
presentes nas normas de Segurança de Trabalho.
Quais
informações devem constar no eSocial?
As informações padronizadas referentes à área de
Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho devem ser preenchidas na
declaração do eSocial l. Vamos citar algumas:
Ø Atestado de
Saúde Ocupacional (ASO): tem caráter avaliativo. Por meio dele, é avaliado o
estado de saúde do empregado;
Ø Comunicação
de Acidente de Trabalho (CAT): por meio desse arquivo, o empregador
informa acidentes de trabalho, e detalhes como a natureza da lesão e
a situação ou os agentes causadores do acidente;
Ø Afastamento
temporário: o empregador registra o afastamento temporário de colaboradores,
assim como seus dados, a duração e a razão do afastamento;
Ø Condições
ambientais do trabalho e fatores de risco: são registradas as condições de
trabalho, como o ambiente, o período, a presença de riscos, se há uso de
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e coletiva (EPC’s) etc.
É necessário enfatizar o papel do
eSocial na segurança do trabalho, pois esse sistema é essencial na
fiscalização da legislação que trata da segurança laboral e da
Medicina Ocupacional. Atua, assim, protegendo a relação trabalhista e
evitando práticas arbitrárias e abusos que possam ocorrer no ambiente de
trabalho.
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